A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Vanessa Raquel de Garcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20380
Resumo: Se a rádio e a cultura são sinérgicas, e se a cultura pop pode atuar como um estado intermédio entre a alta e a baixa cultura, parece-nos fundamental pensar a rádio como um fenómeno cultural popular. A primeira parte desta dissertação faz uma abordagem introdutória aos conceitos relacionados com a cultura pop e procura ilustrar o movimento interativo entre esta forma cultural e a rádio enquanto meio de comunicação. Se nas décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos da América, os géneros musicais permitiam já a formação de subculturas e afirmavam a força da cultura da juventude, em Portugal o boom do rock e a alteração massificada de comportamentos chegou mais tarde, à boleia do que acontecia no resto do mundo. Na segunda parte desta dissertação e depois de relacionarmos, à luz das ciências da comunicação, alguns rasgos de teorias relativas ao estudo da rádio, nomeadamente no que à teoria da interatividade radiofónica defendida por Bertolt Brecht diz respeito, iremos estreitar o foco desta investigação e aplicá-la a dois programas de rádio específicos. A partir de uma abordagem metodológica que tem por base a realização de entrevistas, a segunda parte deste trabalho contextualiza historicamente a rádio em Portugal e vai até dois programas de rádio em particular: o programa "Rock em Stock", realizado por Luís Filipe Barros, de 1979, e o programa "Portugália", de Henrique Amaro, surgido no ano de 2002. Os respetivos programas de rádio foram comparados à luz do seu contexto e tendo em conta o respetivo momento da história da rádio. Como conclusão, propomos a possibilidade dos programas de rádio que comparámos agirem na construção da subjetividade dos ouvintes, através das várias sinergias que concluímos existirem entre a rádio e a cultura pop. O último ponto desta dissertação é dedicado às possibilidades da rádio do futuro, assumindo como premissa a teoria da interatividade proposta por Brecht.
id RCAP_e4454ed538b22d691ed0b9c9a6e11940
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)RádioCultura popComunicaçãoCultura contemporâneaProgramas de rádioRock em StockPortugáliaNovos mediaEstudos radiofónicosEmissão radiofónicaAntena 3CulturePop cultureContemporary cultureCommunicationRadio showsNew mediaRadio studiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSe a rádio e a cultura são sinérgicas, e se a cultura pop pode atuar como um estado intermédio entre a alta e a baixa cultura, parece-nos fundamental pensar a rádio como um fenómeno cultural popular. A primeira parte desta dissertação faz uma abordagem introdutória aos conceitos relacionados com a cultura pop e procura ilustrar o movimento interativo entre esta forma cultural e a rádio enquanto meio de comunicação. Se nas décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos da América, os géneros musicais permitiam já a formação de subculturas e afirmavam a força da cultura da juventude, em Portugal o boom do rock e a alteração massificada de comportamentos chegou mais tarde, à boleia do que acontecia no resto do mundo. Na segunda parte desta dissertação e depois de relacionarmos, à luz das ciências da comunicação, alguns rasgos de teorias relativas ao estudo da rádio, nomeadamente no que à teoria da interatividade radiofónica defendida por Bertolt Brecht diz respeito, iremos estreitar o foco desta investigação e aplicá-la a dois programas de rádio específicos. A partir de uma abordagem metodológica que tem por base a realização de entrevistas, a segunda parte deste trabalho contextualiza historicamente a rádio em Portugal e vai até dois programas de rádio em particular: o programa "Rock em Stock", realizado por Luís Filipe Barros, de 1979, e o programa "Portugália", de Henrique Amaro, surgido no ano de 2002. Os respetivos programas de rádio foram comparados à luz do seu contexto e tendo em conta o respetivo momento da história da rádio. Como conclusão, propomos a possibilidade dos programas de rádio que comparámos agirem na construção da subjetividade dos ouvintes, através das várias sinergias que concluímos existirem entre a rádio e a cultura pop. O último ponto desta dissertação é dedicado às possibilidades da rádio do futuro, assumindo como premissa a teoria da interatividade proposta por Brecht.Considering radio and culture as a synergy and the liability of pop culture acting as an intermediate level between high and low culture, it seems fundamental to us to regard radio as a popular, cultural phenomenon. On the first part of this dissertation there is a preliminary approach to the concepts related to the pop culture and it attempts to picture the synergistic movement between this cultural form and the radio, as a means of communication. On the second part of this thesis and after some approaches to the theories related to the study of radio as seen by the communication sciences, namely those concerning the interaction within the radio supported by Berthold Brecht, we are going to look at the focus of this investigation and enforce it to two specific portuguese radio shows, with a methodical approach based on interviews: “Rock em Stock”, directed by Luís Filipe Barros in 1979 and “Portugália”, directed by Henrique Amaro in 2002. Their respective radio programmes were compared in terms of context and bearing in mind their respective juncture in the history of portuguese radio. Finally, this dissertation proposes the possibility of the compared radio shows act in the building of the listener’s self-development through various synergies that we concluded existing between radio and pop culture. We also write about the future radio’s possibilities, taking for granted as a premise the theory of the interaction proposed by Brecht.Rosa, Jorge MartinsRUNAugusto, Vanessa Raquel de Garcia2017-03-23T11:06:29Z2016-12-142016-10-312016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20380TID:201600226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:25Zoai:run.unl.pt:10362/20380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:10.376390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
title A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
spellingShingle A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
Augusto, Vanessa Raquel de Garcia
Rádio
Cultura pop
Comunicação
Cultura contemporânea
Programas de rádio
Rock em Stock
Portugália
Novos media
Estudos radiofónicos
Emissão radiofónica
Antena 3
Culture
Pop culture
Contemporary culture
Communication
Radio shows
New media
Radio studies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
title_full A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
title_fullStr A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
title_full_unstemmed A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
title_sort A rádio portuguesa enquanto fenómeno cultural popular: análise comparativa entre os programas "Rock em Stock" (1979) e "Portugália" (2002)
author Augusto, Vanessa Raquel de Garcia
author_facet Augusto, Vanessa Raquel de Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Jorge Martins
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Vanessa Raquel de Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Cultura pop
Comunicação
Cultura contemporânea
Programas de rádio
Rock em Stock
Portugália
Novos media
Estudos radiofónicos
Emissão radiofónica
Antena 3
Culture
Pop culture
Contemporary culture
Communication
Radio shows
New media
Radio studies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Rádio
Cultura pop
Comunicação
Cultura contemporânea
Programas de rádio
Rock em Stock
Portugália
Novos media
Estudos radiofónicos
Emissão radiofónica
Antena 3
Culture
Pop culture
Contemporary culture
Communication
Radio shows
New media
Radio studies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Se a rádio e a cultura são sinérgicas, e se a cultura pop pode atuar como um estado intermédio entre a alta e a baixa cultura, parece-nos fundamental pensar a rádio como um fenómeno cultural popular. A primeira parte desta dissertação faz uma abordagem introdutória aos conceitos relacionados com a cultura pop e procura ilustrar o movimento interativo entre esta forma cultural e a rádio enquanto meio de comunicação. Se nas décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos da América, os géneros musicais permitiam já a formação de subculturas e afirmavam a força da cultura da juventude, em Portugal o boom do rock e a alteração massificada de comportamentos chegou mais tarde, à boleia do que acontecia no resto do mundo. Na segunda parte desta dissertação e depois de relacionarmos, à luz das ciências da comunicação, alguns rasgos de teorias relativas ao estudo da rádio, nomeadamente no que à teoria da interatividade radiofónica defendida por Bertolt Brecht diz respeito, iremos estreitar o foco desta investigação e aplicá-la a dois programas de rádio específicos. A partir de uma abordagem metodológica que tem por base a realização de entrevistas, a segunda parte deste trabalho contextualiza historicamente a rádio em Portugal e vai até dois programas de rádio em particular: o programa "Rock em Stock", realizado por Luís Filipe Barros, de 1979, e o programa "Portugália", de Henrique Amaro, surgido no ano de 2002. Os respetivos programas de rádio foram comparados à luz do seu contexto e tendo em conta o respetivo momento da história da rádio. Como conclusão, propomos a possibilidade dos programas de rádio que comparámos agirem na construção da subjetividade dos ouvintes, através das várias sinergias que concluímos existirem entre a rádio e a cultura pop. O último ponto desta dissertação é dedicado às possibilidades da rádio do futuro, assumindo como premissa a teoria da interatividade proposta por Brecht.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
2016-10-31
2016-12-14T00:00:00Z
2017-03-23T11:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20380
TID:201600226
url http://hdl.handle.net/10362/20380
identifier_str_mv TID:201600226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137892190126080