Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6589 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais |
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Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidadeEmpreendedorismoIntegração curricularComunidadeCombate ao insucessoJustiça socialEntrepreneurshipCurricular integrationCommunityCombating failureSocial justiceDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e SociaisEste projeto pretende refletir e analisar o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que potencializem o desenvolvimento nos alunos de competências associadas ao empreendedorismo. A problemática central desta investigação encontra-se sintetizada na seguinte questão: Em que medida um projeto curricular integrado, visando o empreendedorismo, pode contribuir para centrar a escola numa comunidade? As transformações propostas pelo Projeto E.L.F estão assentes no funcionamento do elo entre escola e comunidade. Os objetivos gerais do estudo em torno desta problemática prendem-se com a possibilidade de (i) verificar se a identificação de valores associados ao empreendedorismo podem ser aceites pela comunidade e pela escola, (ii) determinar se as experiências associadas ao empreendedorismo contribuem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, (iii) averiguar se existe uma maior valorização do percurso escolar dos alunos, decorrentes da aplicação do projeto, por parte dos encarregados de educação e, finalmente, (iv) investigar se a escola, a partir da aplicação do projeto, passa a ser mais valorizada pela comunidade, assumindo nela um novo protagonismo. Este estudo aproxima-se da metodologia de investigação-ação, no paradigma socio-crítico e incide numa amostra de 37 alunos de duas turmas de escolas de aldeia, com mais de um ano de escolaridade. Para a realização do estudo recorrer-se-á a uma metodologia predominantemente qualitativa, em que se procurará fazer uso de diferentes fontes de informação e também diferentes técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que a aplicação do Projeto E.L.F. foi geradora de uma dinâmica local, construindo uma teia de conexões que resultaram numa grande valorização da escola e das comunidades onde estas se inserem. As experiências associadas ao empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorização das raízes locais o que resultou numa diminuição do insucesso escolar. É possível perceber que os alunos se tornaram mais conscientes das etapas necessárias a percorrer para a obtenção de sucesso no processo de tomada de decisão, a nível do seu futuro pessoal e académico, contribuindo para um esbatimento das desigualdades sociais levando a uma maior justiça social.ABSTRACT This project aims to link the development of skills associated with entrepreneurship in students of the infant and junior schools that enhance the development in students skills associated with entrepreneurship. The central issue of this research is summarized in the following question: "To what extent an integrated curriculum project, aiming entrepreneurship, can help to focus the school in a community?" The changes proposed by Projeto E.L.F. are based on the operation of the link between school and community. The general objectives of the study around this issue relate to the possibility to check the identification of values associated with entrepreneurship can be accepted by the community and the school, to determine whether the experiences associated with entrepreneurship contribute to the personal development of students, find out if there is a greater appreciation of the school career of students, resulting from the implementation of the project, by the parents and finally to investigate whether the school, from the application of the project, becomes more valued by the community. 11 This study will be to develop a logic of research-action, socio-critical paradigm and focuses on a sample of 37 students from two village schools in classes with more than one degree. For this study a predominantly qualitative methodology will be applyed, in which they seek to make use of different sources of information and different data collection techniques. The results go to demonstrate that the application of Projeto E.L.F. was generating a local dynamic, building a web of connections that resulted in a large enhancement of school and the communities where they are located. The experiences associated with entrepreneurship contributed to the personal development of students and enhancement of local roots which resulted in a decrease in school failure. You can see that students have become more aware of the steps required to go to achieve success in the decision making process at the level of their personal and academic future, contributing to a blurring of social inequalities leading to greater social justiceInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaDias, AlfredoLeite, TeresaRCIPLPina, José Miguel Mendes2016-11-17T12:47:04Z2016-11-022016-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6589TID:201329808porPina, J. M. M.. (2016). Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.799697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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