Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, José Miguel Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6589
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais
id RCAP_e451fd1224b0695169768b02a7e1a3ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidadeEmpreendedorismoIntegração curricularComunidadeCombate ao insucessoJustiça socialEntrepreneurshipCurricular integrationCommunityCombating failureSocial justiceDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e SociaisEste projeto pretende refletir e analisar o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que potencializem o desenvolvimento nos alunos de competências associadas ao empreendedorismo. A problemática central desta investigação encontra-se sintetizada na seguinte questão: Em que medida um projeto curricular integrado, visando o empreendedorismo, pode contribuir para centrar a escola numa comunidade? As transformações propostas pelo Projeto E.L.F estão assentes no funcionamento do elo entre escola e comunidade. Os objetivos gerais do estudo em torno desta problemática prendem-se com a possibilidade de (i) verificar se a identificação de valores associados ao empreendedorismo podem ser aceites pela comunidade e pela escola, (ii) determinar se as experiências associadas ao empreendedorismo contribuem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, (iii) averiguar se existe uma maior valorização do percurso escolar dos alunos, decorrentes da aplicação do projeto, por parte dos encarregados de educação e, finalmente, (iv) investigar se a escola, a partir da aplicação do projeto, passa a ser mais valorizada pela comunidade, assumindo nela um novo protagonismo. Este estudo aproxima-se da metodologia de investigação-ação, no paradigma socio-crítico e incide numa amostra de 37 alunos de duas turmas de escolas de aldeia, com mais de um ano de escolaridade. Para a realização do estudo recorrer-se-á a uma metodologia predominantemente qualitativa, em que se procurará fazer uso de diferentes fontes de informação e também diferentes técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que a aplicação do Projeto E.L.F. foi geradora de uma dinâmica local, construindo uma teia de conexões que resultaram numa grande valorização da escola e das comunidades onde estas se inserem. As experiências associadas ao empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorização das raízes locais o que resultou numa diminuição do insucesso escolar. É possível perceber que os alunos se tornaram mais conscientes das etapas necessárias a percorrer para a obtenção de sucesso no processo de tomada de decisão, a nível do seu futuro pessoal e académico, contribuindo para um esbatimento das desigualdades sociais levando a uma maior justiça social.ABSTRACT This project aims to link the development of skills associated with entrepreneurship in students of the infant and junior schools that enhance the development in students skills associated with entrepreneurship. The central issue of this research is summarized in the following question: "To what extent an integrated curriculum project, aiming entrepreneurship, can help to focus the school in a community?" The changes proposed by Projeto E.L.F. are based on the operation of the link between school and community. The general objectives of the study around this issue relate to the possibility to check the identification of values associated with entrepreneurship can be accepted by the community and the school, to determine whether the experiences associated with entrepreneurship contribute to the personal development of students, find out if there is a greater appreciation of the school career of students, resulting from the implementation of the project, by the parents and finally to investigate whether the school, from the application of the project, becomes more valued by the community. 11 This study will be to develop a logic of research-action, socio-critical paradigm and focuses on a sample of 37 students from two village schools in classes with more than one degree. For this study a predominantly qualitative methodology will be applyed, in which they seek to make use of different sources of information and different data collection techniques. The results go to demonstrate that the application of Projeto E.L.F. was generating a local dynamic, building a web of connections that resulted in a large enhancement of school and the communities where they are located. The experiences associated with entrepreneurship contributed to the personal development of students and enhancement of local roots which resulted in a decrease in school failure. You can see that students have become more aware of the steps required to go to achieve success in the decision making process at the level of their personal and academic future, contributing to a blurring of social inequalities leading to greater social justiceInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaDias, AlfredoLeite, TeresaRCIPLPina, José Miguel Mendes2016-11-17T12:47:04Z2016-11-022016-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6589TID:201329808porPina, J. M. M.. (2016). Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.799697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
title Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
spellingShingle Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
Pina, José Miguel Mendes
Empreendedorismo
Integração curricular
Comunidade
Combate ao insucesso
Justiça social
Entrepreneurship
Curricular integration
Community
Combating failure
Social justice
title_short Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
title_full Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
title_fullStr Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
title_full_unstemmed Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
title_sort Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade
author Pina, José Miguel Mendes
author_facet Pina, José Miguel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alfredo
Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pina, José Miguel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Integração curricular
Comunidade
Combate ao insucesso
Justiça social
Entrepreneurship
Curricular integration
Community
Combating failure
Social justice
topic Empreendedorismo
Integração curricular
Comunidade
Combate ao insucesso
Justiça social
Entrepreneurship
Curricular integration
Community
Combating failure
Social justice
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T12:47:04Z
2016-11-02
2016-11-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6589
TID:201329808
url http://hdl.handle.net/10400.21/6589
identifier_str_mv TID:201329808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pina, J. M. M.. (2016). Projeto de empreendedorismo e literacia financeira: um projeto de investigação ação para valorização da escola e da sua comunidade [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133415931379712