As consequências da divulgação das matérias relevantes de auditoria em Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenso, Tiago Miguel Clemente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21917
Resumo: A transposição da diretiva 2014/56/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, através da implementação da lei 22/2015, com entrada em vigor a 17 de junho de 2016, implicou a obrigatoriedade de divulgação das matérias relevantes de auditoria, para entidades de interesse público. Neste estudo, investigo se a divulgação das matérias relevantes de auditoria influenciou a tomada de decisão do investidor e a qualidade de auditoria. Esta investigação é realizada com uma dimensão temporal de quatro anos, através da recolha de dados das empresas cotadas na bolsa de Madrid, dois anos antes e dois anos após a introdução desta nova lei de auditoria. Para o estudo do impacto da divulgação das matérias relevantes de auditoria ao nível da tomada de decisão do investidor, recorri a testes de associação como o "Price Model" e o "Return Model" e o estudo de evento, através do CAR. Os resultados obtidos permitem percecionar uma reação do investidor, a curto prazo, à divulgação das matérias relevantes de auditoria como demonstram os resultados do "Return Model" e do CAR. Para a análise a médio/longo prazo, recorri ao "Price Model" que revela a inexistência de relação entre a divulgação das matérias relevantes de auditoria e a tomada de decisão do investidor. Para o estudo da qualidade de auditoria, recorri aos acréscimos discricionários e aos honorários de auditoria e os resultados apresentados demonstram que a divulgação das matérias relevantes de auditoria não apresenta relação com a qualidade de auditoria.
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