Revalorização sociocultural do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Mariana Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13347
Resumo: A homogeneização cultural, resultante da crescente demanda por produtos mais baratos, mais fáceis de produzir e distribuir, é uma das várias consequências da globalização na produção de objetos. Para compreender qual o contributo que o design pode oferecer neste contexto, foi desenvolvido um conceito de projeto que nasce da interligação de ideias de autores externos à área do design e que se situam em áreas de conhecimento distintas: a globalização e a homo geneização cultural, de Dora Francese; o conceito revalorização do tempo lento do movimento slow design de Alastair Fuad-Luke; o utensílio e a máquina de Tamim Ansary. Este conceito de reflexão afirma que o design deve tentar recuperar a diversidade de tempos e gestos, com o objetivo de atribuir uma identidade aos objetos. Assim produz valor cultural que vai além da simples utilidade do produto. Com o objetivo de aplicar o conceito proposto, evidenciando os factores que permitem esta alteração conceptual, recorreu-se à materialização num mapa (especificamente do Metropo lolitano de Lisboa), que visa abordar a viagem pela cidade através do tempo psicológico. Para isso foram introduzidas narrativas que tentam articular a relação entre os elementos da superfície e do subterrâneo. A aplicação destas ferramentas no design tem como objetivo criar acesso a uma lógi ca diferente de produção, escapando à redução do tempo ao económico e do gesto à repetição automática.
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