As redes sociais e os jovens: A imagem corporal, o desejo de magreza e a compulsão alimentar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8981 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
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As redes sociais e os jovens: A imagem corporal, o desejo de magreza e a compulsão alimentarUso problemático das redes sociaisImagem corporalDesejo de magrezaCompulsão alimentarProblematic use of social networksBody imageDesire for thinnessBinge eatingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.O uso problemático das redes sociais (UPRS) têm vindo a crescer, especialmente na população de jovens adultos, estando fortemente associado a fatores psicológicos, tais como a imagem corporal e comportamento alimentar. No entanto, em Portugal os estudos nesta área são escassos, onde se observa também pouca incidência de amostras masculinas. O objetivo deste estudo é analisar o impacto do UPRS na imagem corporal, desejo de magreza e compulsão alimentar, numa amostra de jovens adultos, residentes em Portugal (controlando variáveis sociodemográficas, de saúde percebida, de estilo de vida e de frequência utilização das redes sociais), incluindo uma amostra de 375 jovens, residentes em Portugal (Midade= 24.94; DP= 4.06). Os instrumentos aplicados foram: Internet Addiction Test (IAT) - adaptado às redes sociais, a subescala Desejo de Magreza do Inventário de Perturbação do Comportamento Alimentar-3 (EDI-3), o Inventário de Esquemas sobre a Aparência (ASI-R) e a Escala de Compulsão Alimentar (BES). Os resultados demonstram que um UPRS mais frequente é preditor de uma imagem corporal mais negativa, especialmente por parte dos homens e pessoas mais velhas. Também se verificou que um UPRS mais frequente prediz um maior desejo de magreza, especialmente na amostra feminina e nas pessoas que procuram com maior frequência, nas redes sociais, corpos idealizados por si. Por fim, verificou-se que um UPRS mais frequente prediz um comportamento de compulsão alimentar mais grave, especialmente nas pessoas que procuram com maior frequência, nas redes sociais, corpos idealizados por si, e também das que mais partilham selfies de corpo nas redes sociais.ABSTRACT: The problematic use of social networks (UPRS) has been growing, especially among young adults, being heavily associated with psychological issues, such as body image, drive for thinness and binge eating. However, in Portugal studies in this area are scarce, where there is little insidence in male samples. This study aims to analyze the impact of UPRS on body image, drive for thinness and binge eating behavior, in a sample of young adults living in Portugal (controlling sociodemographic, perceived health, lifestyle and frequency of use of social networks variables). This study presents a sample of 375 young people living in Portugal (Mage=24.94; SD=4.06). The applied instruments were: The Sociodemographic Questionnaire, the Perceived Health and Lifestyle Questionnaire, the Questionnaire of Frequency of Use of Social Networks, Internet Addiction Test (IAT) - adapted to social networks, the Drive for Thinness subscale from Disorder Inventory of the Eating Behavior-3 (EDI-3), the Appearance Schemas Inventory – Revised (ASI-R) and the Binge Eating Scale (BES). The results showed that greater frequency of UPRS is a predictor of worse body image, especially among men and older people. Also, a greater frequency of UPRS predicts a higher drive for thinness, especially among the female sample and in people who search more often, in social networks, for their idealized bodies. Finally, it was found that a greater frequency of UPRS predicts more severe binge eating behavior, especially in people who search more often, on social networks, for their idealized bodies, and also among those who most share body selfies on social networks.Pimenta, Ana Filipa FernandesRepositório do ISPABastos, Margarida de Castro Nogueira Teixeira2023-02-06T20:40:20Z2022-12-162022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8981TID:203181697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-12T02:16:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:26.420109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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