O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toipa, Helena Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9159
Resumo: Com o desenvolvimento do culto oficial da Rainha Santa Isabel (então, apenas beata), no século XVI, em Coimbra, o humanista André de Resende compôs e fez imprimir um ofício divino, para substituição de um outro, menos elaborado, utilizado pelas freiras do Mosteiro de Santa Claraa-Velha. Esse ofício consta dos autos do processo instaurado conducente à canonização da Rainha, no início do século XVII. Para a sua composição, no que diz respeito à componente das Lectiones, André de Resende inspirou-se e seguiu, com rigor e espírito de síntese, o relato biográfico da rainha que existia manuscrito na biblioteca do dito Mosteiro, de autor anónimo, mas pessoa próxima de D. Isabel. Essa biografia foi consultada por todos aqueles que se dedicaram a escrever sobre esta rainha.
id RCAP_e46c438cd24961918c287382d90aa5db
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de ResendeRainha Santa IsabelOfício DivinoAndré de ResendeLenda da Rainha SantaQueen Saint ElisabethDivine OfficeSaint Queen’s LegendCom o desenvolvimento do culto oficial da Rainha Santa Isabel (então, apenas beata), no século XVI, em Coimbra, o humanista André de Resende compôs e fez imprimir um ofício divino, para substituição de um outro, menos elaborado, utilizado pelas freiras do Mosteiro de Santa Claraa-Velha. Esse ofício consta dos autos do processo instaurado conducente à canonização da Rainha, no início do século XVII. Para a sua composição, no que diz respeito à componente das Lectiones, André de Resende inspirou-se e seguiu, com rigor e espírito de síntese, o relato biográfico da rainha que existia manuscrito na biblioteca do dito Mosteiro, de autor anónimo, mas pessoa próxima de D. Isabel. Essa biografia foi consultada por todos aqueles que se dedicaram a escrever sobre esta rainha.When the official worship of Queen Saint Elisabeth (a beatified woman, at that time) expanded, during the sixteenth century, in Coimbra, the humanist André de Resende composed and published a divine office, to replace a previously one used by the nuns of the Monastery of Santa Clara-a-Velha. That divine office appears on the proceedings conducing to the Queen's canonization, constituted at the beginning of the seventeenth century. To its composition, concerning the Lectiones, André de Resende took his inspiration and followed, rigorously and synthetically, the Queen's biographical narrative, existent as a manuscript at the Monastery's library, written by an anonymous author, but close to the Queen. That biography was used by all of those who wrote about this Saint Queen.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaToipa, Helena Costa2012-09-18T15:14:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9159porTOIPA, Helena Costa - O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 20 (2011), p. 55-75.0872-021510.34632/mathesis.2011.5216info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:14:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:13.630875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
title O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
spellingShingle O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
Toipa, Helena Costa
Rainha Santa Isabel
Ofício Divino
André de Resende
Lenda da Rainha Santa
Queen Saint Elisabeth
Divine Office
Saint Queen’s Legend
title_short O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
title_full O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
title_fullStr O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
title_full_unstemmed O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
title_sort O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende
author Toipa, Helena Costa
author_facet Toipa, Helena Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Toipa, Helena Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Rainha Santa Isabel
Ofício Divino
André de Resende
Lenda da Rainha Santa
Queen Saint Elisabeth
Divine Office
Saint Queen’s Legend
topic Rainha Santa Isabel
Ofício Divino
André de Resende
Lenda da Rainha Santa
Queen Saint Elisabeth
Divine Office
Saint Queen’s Legend
description Com o desenvolvimento do culto oficial da Rainha Santa Isabel (então, apenas beata), no século XVI, em Coimbra, o humanista André de Resende compôs e fez imprimir um ofício divino, para substituição de um outro, menos elaborado, utilizado pelas freiras do Mosteiro de Santa Claraa-Velha. Esse ofício consta dos autos do processo instaurado conducente à canonização da Rainha, no início do século XVII. Para a sua composição, no que diz respeito à componente das Lectiones, André de Resende inspirou-se e seguiu, com rigor e espírito de síntese, o relato biográfico da rainha que existia manuscrito na biblioteca do dito Mosteiro, de autor anónimo, mas pessoa próxima de D. Isabel. Essa biografia foi consultada por todos aqueles que se dedicaram a escrever sobre esta rainha.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-09-18T15:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/9159
url http://hdl.handle.net/10400.14/9159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TOIPA, Helena Costa - O ofício à Rainha Santa Isabel, de André de Resende. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 20 (2011), p. 55-75.
0872-0215
10.34632/mathesis.2011.5216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131751373602816