Metodologias ativas para o ensino da Histologia no curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nlolo, Alexandrina Florbela Futi Matondo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10071
Resumo: A Histologia no curso de Medicina usualmente é dada no ciclo básico durante os primeiros 2 anos. Ela estuda os detalhes microscópicos e estruturas das células e tecidos biológicos usando o microscópio, e nos últimos dias ela passou a ser uma disciplina que procura resolver os problemas médicos, mediante a criação de tecidos biológicos artificiais o que é conhecido como engenharia de tecidos. A educação médica ao longo da História sofreu muitas reformas, e entre elas destaca-se a introdução de metodologias ativas, que estimulam a reflexão do estudante, propiciam pensamento criativo e crítico, aprendizagem mais profunda e são bastante utéis para a qualidade da educação médica, dentre elas com maior destaque neste trabalho está a aprendizagem baseada em equipa. O presente trabalho consiste no estudo de metodologias ativas no estudo de Histologia, com enfoque na aprendizagem baseada em equipa, através de um projeto pedagógico no intuito de aplica-se futuramente na faculdade de Medicina de Cabinda, este método de ensino é muito importante pois permite que os estudante tenham um melhor desempenho, que aumente o raciocínio crítico, habilidades interpessoais como comunicação trabalho em equipa e liderança. Espera-se que este trabalho seja um recurso útil para os professores de Histologia da faculdade de Medicina de Cabinda, para que possam empregá-lo e obter melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.
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