Reflexões sócio-antropológicas sobre o turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Francisco Martins
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marujo, Maria Noémi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13359
Resumo: The authors approach the tourism under a socio-cultural perspective and taking in consideration the dynamic process of tradition/innovation sustainability. Tourism mediates the socio-anthropological process of hospitality, of ethnocentric reduction, of cultural relativism and of mankind total affirmation. The authors argue that Sociology and Anthropology are disciplines in a privileged position to study Tourism as a cultural phenomenon. However they are not the only ones and other scientific approaches are necessary to understand tourism as object of study.  
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spelling Reflexões sócio-antropológicas sobre o turismoThe authors approach the tourism under a socio-cultural perspective and taking in consideration the dynamic process of tradition/innovation sustainability. Tourism mediates the socio-anthropological process of hospitality, of ethnocentric reduction, of cultural relativism and of mankind total affirmation. The authors argue that Sociology and Anthropology are disciplines in a privileged position to study Tourism as a cultural phenomenon. However they are not the only ones and other scientific approaches are necessary to understand tourism as object of study.  Os autores abordam a temática do turismo numa perspetiva sociocultural, visando a sustentabilidade de práticas tradicionais articuladas com o processo dinâmico da inovação e da mudança. O Turismo mediatiza o processo sócio-antropológico da hospitalidade, da anulação etnocêntrica, do relativismo cultural, da afirmação plena do Homem, simultaneamente singular e igual aos outros homens. Os autores argumentam ainda que a Antropologia e a Sociologia são disciplinas que se encontram numa posição privilegiada para estudar o Turismo como fenómeno cultural, sem, todavia, elas possuírem o exclusivo das abordagens científicas ao objeto turístico.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2011-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13359oai:proa.ua.pt:article/13359Journal of Tourism & Development; No 16 (2011); 25-33Revista Turismo & Desenvolvimento; n.º 16 (2011); 25-332182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13359https://doi.org/10.34624/rtd.v0i16.13359https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/13359/8923https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Francisco MartinsMarujo, Maria Noémi2022-09-26T10:57:20Zoai:proa.ua.pt:article/13359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:59.253034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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