"Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Yuri Honorato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155868
Resumo: A presente dissertação é um estudo etnomusicológico e histórico sobre a prática sineira em Portugal. Inclui uma perspetiva histórica dos últimos noventa anos (1932–2021), em que aborda particularmente as transformações da prática expressiva envolvidas no processo de desenvolvimento e/ou implementação de sistemas automatizados de toque de sinos no país. Partindo de um enquadramento teórico fundado na antropologia da tecnologia e na etnomusicologia, o autor interpreta valores e interesses socioculturais envolvidos nas escolhas tecnológicas do passado com base na narrativa histórica construída pelos seus agentes no presente. Para o efeito, a Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., também conhecida como A Fundição de Sinos de Braga — única fábrica de sinos e relógios de torre em atividade em Portugal —, é utilizada como estudo de caso. Argumenta-se que a atuação e o posicionamento da empresa estiveram em sintonia com as dinâmicas de desenvolvimento tecnológico ao nível (inter)nacional, aliando adoção/adaptação de soluções tecnológicas estrangeiras e criação com base em especificidades locais. Discute também os papéis desempenhados por categorias de pensamento específicas tais como inovação, tradição e património como guias das relações entre os agentes da prática nos processos de escolha tecnológica, sendo os seus novos contornos de sentido constantemente incorporados nos discursos de (re)construção do passado e no posicionamento no presente. Por fim, analisa a problemática da ausência de sineiros e a sua relação com a implementação de sistemas automatizados de toque, de onde se conclui que este fenómeno esteve associado a um amplo conjunto de fatores sociais e culturais não abarcados pelas justificações baseadas somente no binarismo causa versus solução. Em alternativa, o percurso histórico de transformações da religiosidade cristã e da prática sineira internacional, bem como as dinâmicas políticas, sociais e económicas, estiveram ligados às transformações da prática sineira portuguesa que tiveram lugar em meados do século XX.
id RCAP_e499e20d6e8e51d3a7f6f3743582aaf1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/155868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em PortugalEtnomusicologiaInstrumento musicalTecnologiaPatrimónio culturalCarrilhãoCampanologiaRelojoariaOrganologiaPortugalBragaEthnomusicologyMusical instrumentTechnologyCultural heritageBellCarillonCampanologyHorologyOrganologyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação é um estudo etnomusicológico e histórico sobre a prática sineira em Portugal. Inclui uma perspetiva histórica dos últimos noventa anos (1932–2021), em que aborda particularmente as transformações da prática expressiva envolvidas no processo de desenvolvimento e/ou implementação de sistemas automatizados de toque de sinos no país. Partindo de um enquadramento teórico fundado na antropologia da tecnologia e na etnomusicologia, o autor interpreta valores e interesses socioculturais envolvidos nas escolhas tecnológicas do passado com base na narrativa histórica construída pelos seus agentes no presente. Para o efeito, a Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., também conhecida como A Fundição de Sinos de Braga — única fábrica de sinos e relógios de torre em atividade em Portugal —, é utilizada como estudo de caso. Argumenta-se que a atuação e o posicionamento da empresa estiveram em sintonia com as dinâmicas de desenvolvimento tecnológico ao nível (inter)nacional, aliando adoção/adaptação de soluções tecnológicas estrangeiras e criação com base em especificidades locais. Discute também os papéis desempenhados por categorias de pensamento específicas tais como inovação, tradição e património como guias das relações entre os agentes da prática nos processos de escolha tecnológica, sendo os seus novos contornos de sentido constantemente incorporados nos discursos de (re)construção do passado e no posicionamento no presente. Por fim, analisa a problemática da ausência de sineiros e a sua relação com a implementação de sistemas automatizados de toque, de onde se conclui que este fenómeno esteve associado a um amplo conjunto de fatores sociais e culturais não abarcados pelas justificações baseadas somente no binarismo causa versus solução. Em alternativa, o percurso histórico de transformações da religiosidade cristã e da prática sineira internacional, bem como as dinâmicas políticas, sociais e económicas, estiveram ligados às transformações da prática sineira portuguesa que tiveram lugar em meados do século XX.This dissertation is an ethnomusicological and historical study on the tower bell ringing practice in Portugal. It includes a historical perspective over the last ninety years (1932–2021), in which it particularly addresses the transformations of expressive practice involved in the process of development and/or implementation of automated bell ringing systems throughout the country. Starting from a theoretical framework based on the anthropology of technology and ethnomusicology, the author interprets sociocultural values and interests involved in the technological choices of the past based on the historical narrative constructed by its agents in the present. For this purpose, Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., also known as A Fundição de Sinos de Braga—the only factory of tower bells and clocks operating in Portugal—is used as a case study. It is argued that the company's performance and positioning were in line with the dynamics of technological development at the (inter)national level, combining the adoption/adaptation of foreign technological solutions and creation based on local specificities. It also discusses the roles played by specific categories of thought such as innovation, tradition and cultural heritage as guides for the relations between the agents of practice in the processes of technological choice; with their new contours of meaning being constantly incorporated into the discourses of (re)construction of the past and positioning in the present. Finally, it analyzes the problem of the absence of bell ringers and its relationship with the implementation of automated ring systems, from which it can be concluded that this phenomenon was associated with a wide range of social and cultural factors not covered by the justifications based solely on the cause versus solution binarism. Alternatively, the historical course of the transformations of Christian religiosity and of the bell practice in general—as well as the political, social and economic dynamics— can be linked with the transformations of the Portuguese bell practice that took place in the mid-twentieth century.Carvalho, João Filipe Soutelo Soeiro deRUNVieira, Yuri Honorato2023-07-27T11:25:57Z2023-02-282022-01-082023-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155868TID:203244133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:26Zoai:run.unl.pt:10362/155868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:14.529762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
title "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
spellingShingle "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
Vieira, Yuri Honorato
Etnomusicologia
Instrumento musical
Tecnologia
Património cultural
Carrilhão
Campanologia
Relojoaria
Organologia
Portugal
Braga
Ethnomusicology
Musical instrument
Technology
Cultural heritage
Bell
Carillon
Campanology
Horology
Organology
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
title_full "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
title_fullStr "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
title_full_unstemmed "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
title_sort "Ring them bells": Instrumentos musicais e tecnologia numa fábrica de sinos e relógios de torre em Portugal
author Vieira, Yuri Honorato
author_facet Vieira, Yuri Honorato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, João Filipe Soutelo Soeiro de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Yuri Honorato
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Instrumento musical
Tecnologia
Património cultural
Carrilhão
Campanologia
Relojoaria
Organologia
Portugal
Braga
Ethnomusicology
Musical instrument
Technology
Cultural heritage
Bell
Carillon
Campanology
Horology
Organology
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Etnomusicologia
Instrumento musical
Tecnologia
Património cultural
Carrilhão
Campanologia
Relojoaria
Organologia
Portugal
Braga
Ethnomusicology
Musical instrument
Technology
Cultural heritage
Bell
Carillon
Campanology
Horology
Organology
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação é um estudo etnomusicológico e histórico sobre a prática sineira em Portugal. Inclui uma perspetiva histórica dos últimos noventa anos (1932–2021), em que aborda particularmente as transformações da prática expressiva envolvidas no processo de desenvolvimento e/ou implementação de sistemas automatizados de toque de sinos no país. Partindo de um enquadramento teórico fundado na antropologia da tecnologia e na etnomusicologia, o autor interpreta valores e interesses socioculturais envolvidos nas escolhas tecnológicas do passado com base na narrativa histórica construída pelos seus agentes no presente. Para o efeito, a Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., também conhecida como A Fundição de Sinos de Braga — única fábrica de sinos e relógios de torre em atividade em Portugal —, é utilizada como estudo de caso. Argumenta-se que a atuação e o posicionamento da empresa estiveram em sintonia com as dinâmicas de desenvolvimento tecnológico ao nível (inter)nacional, aliando adoção/adaptação de soluções tecnológicas estrangeiras e criação com base em especificidades locais. Discute também os papéis desempenhados por categorias de pensamento específicas tais como inovação, tradição e património como guias das relações entre os agentes da prática nos processos de escolha tecnológica, sendo os seus novos contornos de sentido constantemente incorporados nos discursos de (re)construção do passado e no posicionamento no presente. Por fim, analisa a problemática da ausência de sineiros e a sua relação com a implementação de sistemas automatizados de toque, de onde se conclui que este fenómeno esteve associado a um amplo conjunto de fatores sociais e culturais não abarcados pelas justificações baseadas somente no binarismo causa versus solução. Em alternativa, o percurso histórico de transformações da religiosidade cristã e da prática sineira internacional, bem como as dinâmicas políticas, sociais e económicas, estiveram ligados às transformações da prática sineira portuguesa que tiveram lugar em meados do século XX.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-08
2023-07-27T11:25:57Z
2023-02-28
2023-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/155868
TID:203244133
url http://hdl.handle.net/10362/155868
identifier_str_mv TID:203244133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138148135993344