O papel do design numa estratégia de branding sensorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grosso, Inês Araújo Crispim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17634
Resumo: A presente investigação pretende demonstrar qual o papel que o design pode representar numa estratégia de branding sensorial e na criação de experiências. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou a técnica de focus group para compreender que tipo de experiências procuram os consumidores, identificar a importância de cada um dos sentidos humanos para essas experiências, inferir de que forma o design é visto pelos consumidores e compreender de que forma este pode ser útil na criação de experiências sensoriais. Os resultados obtidos demonstram que os consumidores procuram experiências que lhes proporcionem satisfação, correspondendo às suas expectativas. Os sentidos humanos apresentam-se como relevantes para obtenção de uma boa experiência, sendo que a experiência sensorial ideal deve procurar incorporar todos os sentidos na medida do possível. O design é visto como valor acrescentado, desempenhando um papel importante no direcionamento do consumidor para determinado produto/serviço. Através do design, e considerando o ambiente envolvente para além do produto/serviço, é possível proporcionar uma melhor experiência sensorial. É assim fundamental que todos os sentidos humanos sejam incorporados nas diferentes etapas do processo de design. Nessa perspetiva, propõe-se um modelo que visa facilitar a incorporação do design numa estratégia de branding sensorial.
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