3D virtual environments' generation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tiago Emanuel Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27861
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
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spelling 3D virtual environments' generation681.324007.5Dissertação de mestrado em Engenharia InformáticaThe development and testing of ubiquitous environments (places enhanced with sensors, public displays and personal devices) usually presents high costs, both due to the need to acquire specific hardware (sensors, displays, etc.), and the need to use, or even to build, a space wherein the physical system will be implemented. Consider, for example, the impact of testing a new ambient intelligence system to provide information in a hospital or in an airport. It is hardly feasible trying to prototype the system in the target environment due to the costs (e.g. of redesign) and problems associated with such approach. The use of three-dimensional virtual environments then arises as a solution to this problem. Using them, it becomes possible to simulate the use of technology without needing to purchase hardware, and without interfering with the physical environments in which the final system will be installed. Three-dimensional application servers such as SecondLife (secondlife.com) or OpenSimulator (opensimulator.org) provide an easy way to develop virtual worlds. A platform for the prototyping of ubiquitous environments is being developed at the Department of Informatics of the University of Minho, which is based on OpenSimulator: the APEX (rApid Prototyping for user EXperience) framework. At the moment, each new world has to be modelled manually, using an OpenSimulator compatible viewer, which makes this part of the process time-consuming and inefficient. This project’s objective is to study three-dimensional virtual environment modelling approaches, and to develop a module that integrates one of these approaches in the APEX framework to streamline the virtual worlds generation process. The tool developed is presented in this dissertation. It has reduced significantly the environment generation development time in the APEX framework. Moreover, a case study was developed during the project where the tool was used to build the environment. Despite the tool has been developed to meet the needs of the APEX platform, it can be quite useful for other OpenSimulator users.O desenvolvimento e teste de ambientes ubíquos (locais enriquecidos com sensores, ecrãs públicos e dispositivos pessoais) está normalmente associado a custos elevados, quer seja pela necessidade de adquirir hardware específico (sensores, ecrãs, etc.), ou mesmo pela necessidade de usar, ou até construir um espaço onde o sistema ubíquo será implementado. Considere, por exemplo, o impacto de testar um sistema inteligente de informação num hospital ou num aeroporto. É impraticável tentar prototipar o sistema no local destinado, devido aos custos (p.e. de redesenho) e dificuldades associadas. O uso de ambientes virtuais tridimensionais aparece como uma solução para este problema. Utilizando este tipo de mecanismos, torna-se possível simular a instalação da tecnologia sem que seja necessário adquirir o hardware e sem interferir com o espaço físico onde o sistema final será instalado. Os servidores aplicacionais 3D como o SecondLife (secondlife.com) ou o Open- Simulator (opensimulator.org) proporcionam uma forma relativamente fácil de desenvolver mundos virtuais. Está a ser desenvolvida no Departamento de Informática da Universidade do Minho uma plataforma de prototipagem de ambientes ubíquos, chamada APEX (rApid Prototyping for user EXperience) que se baseia no servidor aplicacional OpenSimulator. De momento, cada novo ambiente virtual tem de ser modelado manualmente, usando um viewer compatível com o Open- Simulator, o que torna o processo demorado e pouco eficiente. O objectivo deste projecto é estudar soluções para a modelação de ambientes virtuais tridimensionais, e desenvolver um módulo que integre uma dessas soluções na plataforma APEX. A ferramenta desenvolvida é apresentada nesta dissertação. A ferramenta tem vindo a reduzir significativamente os tempos de desenvolvimento dos ambientes virtuais na platforma APEX. Para além disso foi desenvolvido um caso de estudo onde o módulo foi utilizado para gerar o ambiente. Apesar da ferramenta ter sido desenvolvida para responder às necessidades da plataforma APEX, ela pode ser bastante útil para outros utilizadores do OpenSimulator.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Project FCOMP-01-0124- FEDER-015095.ERDF - European Regional Development Fund through the COMPETE Programme (operational programme for competitiveness).Campos, J. CreissacSilva, José Luís Cardoso daUniversidade do MinhoGomes, Tiago Emanuel Oliveira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27861eng201196077info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:24.931482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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