Avaliação do Ciclo de Vida de elemento de proteção rodoviária produzido com reutilização de borracha de pneu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16818 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo a avaliação de impacto ambiental de um elemento de proteção rodoviária produzido a partir de uma matriz termoplástica que incorpore borracha vulcanizada de pneu em fim de vida. O elemento de proteção rodoviário em estudo, em desenvolvimento no âmbito do projeto Safety4Road, é um perfil protetor de revestimento de prumos verticais de sustentação dos rails rodoviários e visa mitigar os danos associados à colisão de motociclistas com estas estruturas. Este perfil será fabricado através de extrusão de uma matriz termoplástica com granulado de borracha de pneu (GBP) em fim-de-vida, sendo a sua geometria definida por parceiros do projeto Safety4road com base em estudos preliminares de otimização. No processo de otimização deste perfil foram consideradas duas misturas alternativas com diferentes proporções de granulado de borracha de pneu (GBP) e polipropileno (PP): a mistura A, com 55% de borracha GBP e 45% de PP, e a mistura B com 70% de borracha GBP e 30% PP. Neste trabalho aplicou-se a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para caracterizar os impactos ambientais de ciclo de vida do perfil produzido com as duas misturas alternativas e assim informar e apoiar a decisão, identificando a mistura com menor impacto ambiental. A unidade funcional utilizada foi um perfil de proteção rodoviária com 395 mm de altura e um volume de 0,01889 m3 . Adicionalmente, com o objetivo de analisar os benefícios e impactos da incorporação de materiais reciclados ou convencionais na produção do perfil, foram avaliados também cenários teóricos para o perfil com misturas de borracha e PP equivalentes às anteriores: a) um cenário considerou duas misturas constituídas por materiais convencionais (não reciclados): a mistura C com 55% de borracha virgem e 45% PP e a mistura D com 70% borracha virgem e 30% PP; b) outro cenário em que as duas misturas eram constituídas por materiais reciclados: a mistura E com 55% GBP e 45% PP reciclado (PPR) e a mistura F com 70% GBP e 30% PPR. O método de avaliação de impacto aplicado foi o ReCiPe e a análise foi realizada considerando categorias de midpoint (Aquecimento Global (AG), Depleção de ozono estratosférico (DOE), Radiação Ionizante (RI), Formação de partículas (FP), Formação de Ozono (FO), Acidificação Terrestre (AT), Eutrofização de Água Doce (EAD), Eutrofização Marinha (EM), Toxicidade Humana (TH), Ecotoxicidade (ET), Ocupação dos Solos (OS), Depleção de Recursos Minerais (DRM) e Depleção de Recursos Fósseis (DRF)), assim como 3 categorias endpoint (saúde humana, meio-ambiente e depleção de recursos). O inventário de ciclo de vida foi elaborado partindo de dados primários do perfil, dados secundários da literatura e informação da base de dados de impacto ambiental ecoinvent 3.6. Neste estudo conclui-se que a mistura B (que incorpora uma maior proporção de GBP) apresenta menos impactos ambientais do que a mistura A. Mais especificamente, a mistura B apresenta 1,8-23% de redução de impactos ambientais (midpoint), em dez categorias de impacto (AG, FO, FP, AT, EM, ET, TH, DRF, DRM e CA), especialmente nas categorias AG, FO, ET e DRF em que a redução é superior a 14,8%. Do mesmo modo, B apresenta menos 12,4-25,5% danos ambientais (endpoint) do que a mistura A em todas as categorias de dano. Tal justifica-se porque o uso de GBP tem menos impacto ambiental do que o PP nessas categorias. Os resultados também mostraram que a incorporação de GBP permite reduzir entre 7,24-87,48% os impactos ambientais (midpoint) em todas as categorias de impacto ambiental, com reduções superiores a 38,60% em quase todas as categorias de impacto (excepto OS) e reduzir também entre 38,40-63,43% em todas as categorias de dano ambiental (endpoint) quando comparado com perfis produzidos com as misturas com borracha sintética. Por último, dado o impacto incorporado no PP, os resultados também sugerem que a utilização conjunta de GBP e de PP reciclado permite reduzir entre 8,28-87,68% os impactos ambientais (midpoint) do perfil em quase todas as categorias de impacto (exceto EM), especialmente nas categorias de impacto: AG, DOE, RI, FO, FP, AT, EAD, ET, DRM, DRF e CA, cujas reduções foram superiores a 43,49%, e reduzir entre 63,87-93,13% os danos ambientais (endpoint) gerados face ao perfil produzido com materiais convencionais (de borracha virgem e PP virgem). |
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Este perfil será fabricado através de extrusão de uma matriz termoplástica com granulado de borracha de pneu (GBP) em fim-de-vida, sendo a sua geometria definida por parceiros do projeto Safety4road com base em estudos preliminares de otimização. No processo de otimização deste perfil foram consideradas duas misturas alternativas com diferentes proporções de granulado de borracha de pneu (GBP) e polipropileno (PP): a mistura A, com 55% de borracha GBP e 45% de PP, e a mistura B com 70% de borracha GBP e 30% PP. Neste trabalho aplicou-se a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para caracterizar os impactos ambientais de ciclo de vida do perfil produzido com as duas misturas alternativas e assim informar e apoiar a decisão, identificando a mistura com menor impacto ambiental. A unidade funcional utilizada foi um perfil de proteção rodoviária com 395 mm de altura e um volume de 0,01889 m3 . Adicionalmente, com o objetivo de analisar os benefícios e impactos da incorporação de materiais reciclados ou convencionais na produção do perfil, foram avaliados também cenários teóricos para o perfil com misturas de borracha e PP equivalentes às anteriores: a) um cenário considerou duas misturas constituídas por materiais convencionais (não reciclados): a mistura C com 55% de borracha virgem e 45% PP e a mistura D com 70% borracha virgem e 30% PP; b) outro cenário em que as duas misturas eram constituídas por materiais reciclados: a mistura E com 55% GBP e 45% PP reciclado (PPR) e a mistura F com 70% GBP e 30% PPR. O método de avaliação de impacto aplicado foi o ReCiPe e a análise foi realizada considerando categorias de midpoint (Aquecimento Global (AG), Depleção de ozono estratosférico (DOE), Radiação Ionizante (RI), Formação de partículas (FP), Formação de Ozono (FO), Acidificação Terrestre (AT), Eutrofização de Água Doce (EAD), Eutrofização Marinha (EM), Toxicidade Humana (TH), Ecotoxicidade (ET), Ocupação dos Solos (OS), Depleção de Recursos Minerais (DRM) e Depleção de Recursos Fósseis (DRF)), assim como 3 categorias endpoint (saúde humana, meio-ambiente e depleção de recursos). O inventário de ciclo de vida foi elaborado partindo de dados primários do perfil, dados secundários da literatura e informação da base de dados de impacto ambiental ecoinvent 3.6. Neste estudo conclui-se que a mistura B (que incorpora uma maior proporção de GBP) apresenta menos impactos ambientais do que a mistura A. Mais especificamente, a mistura B apresenta 1,8-23% de redução de impactos ambientais (midpoint), em dez categorias de impacto (AG, FO, FP, AT, EM, ET, TH, DRF, DRM e CA), especialmente nas categorias AG, FO, ET e DRF em que a redução é superior a 14,8%. Do mesmo modo, B apresenta menos 12,4-25,5% danos ambientais (endpoint) do que a mistura A em todas as categorias de dano. Tal justifica-se porque o uso de GBP tem menos impacto ambiental do que o PP nessas categorias. Os resultados também mostraram que a incorporação de GBP permite reduzir entre 7,24-87,48% os impactos ambientais (midpoint) em todas as categorias de impacto ambiental, com reduções superiores a 38,60% em quase todas as categorias de impacto (excepto OS) e reduzir também entre 38,40-63,43% em todas as categorias de dano ambiental (endpoint) quando comparado com perfis produzidos com as misturas com borracha sintética. Por último, dado o impacto incorporado no PP, os resultados também sugerem que a utilização conjunta de GBP e de PP reciclado permite reduzir entre 8,28-87,68% os impactos ambientais (midpoint) do perfil em quase todas as categorias de impacto (exceto EM), especialmente nas categorias de impacto: AG, DOE, RI, FO, FP, AT, EAD, ET, DRM, DRF e CA, cujas reduções foram superiores a 43,49%, e reduzir entre 63,87-93,13% os danos ambientais (endpoint) gerados face ao perfil produzido com materiais convencionais (de borracha virgem e PP virgem).This study aimed to assess the environmental impact of a road protection element produced from a thermoplastic matrix that incorporates vulcanized rubber of end of life tyre. The road protection element under study, under development of the scope of the Safety4Road project, is a protective coating profile for vertical props to support road rails and aims to mitigate the damage associated with the collision of motorcyclists with these structures. This profile will be manufactured by extruding a thermoplastic matrix with end-of-life tyre rubber granules (TRG), being its geometry defined by safety4road project partners based on preliminary optimization studies. In the process of optimizing this profile, two alternative mixtures with different proportions of tyre rubber granules (TRG) and polypropylene (PP) were considered: profile A with 55% rubber TRG and 45% PP and profile B 70% TRG rubber and 30% PP. In this work, the Life Cycle Assessment (LCA) methodology was applied to characterize the environmental impacts of the life cycle of the profile produced with the two alternative mixtures and thus inform and support the decision, identifying the mixture with the least environmental impact. The functional unit used was a road protection profile 395mm high and a volume of 0.01889 m3 . Additionally, in order to analyze the benefits and impacts of incorporating recycled or conventional materials in the production of the profile, theoretical scenarios for the profile with mixtures of Rubber and PP equivalent to the previous ones were also evaluated: a) a scenario considered two mixtures consisting of conventional materials (not recycled): mixture C with 55% virgin rubber and 45% PP and mixture D with 70% virgin rubber and 30% PP; b) another scenario in which the two mixtures consisted of recycled materials: mixture E with 55% GBP and 45% recycled PP (PPR) and mixture F with 70% GBP and 30% PPR. The impact assessment method applied was ReCiPe and the analysis was performed, considering midpoint categories (Global Warming (AG), Stratospheric ozone depletion (DOE), Ionizing Radiation (IR), Particle formation (FP), Ozone Formation (FO), Terrestrial Acidification (AT), Fresh Water Eutrophication (EAD), Marine Eutrophication (EM), Human Toxicity (TH), Ecotoxicity (ET), Land use (OS), Mineral Resource scarcity (DRM) and Fossil Resources scarcity (DRF)) as well as three endpoint categories (human health, natural environment, and resource depletion). The life cycle inventory was prepared based on primary profile data, secondary data from the literature and information from the ecoinvent 3.6 environmental impact database. In this study, it is concluded that mixture B (which incorporates a higher proportion of TRG) has less environmental impacts than mixture A. More specifically, mixture B presents 1.8-23% reduction in environmental impacts (midpoint), in ten impact categories (AG, FO, FP, AT, EM, ET, TH, DRF, DRM and CA), especially in the AG, FO, ET and DRF categories where the reduction is greater than 14.8%. Likewise, B presents 12.4-25.5% less environmental damage (endpoint) than mixture A in all damage categories. This is justified because the use of TRG has less environmental impact than PP in these categories. The results also showed that the incorporation of TRG allows to reduce environmental impacts (midpoint) between 7.24-87.48% in all categories of environmental impact, with reductions above 38.60% in almost all categories of impact ( except OS) and also reduce between 38.40-63.43% in all categories of environmental damage (endpoint) when compared to profiles produced with mixtures with synthetic rubber. Finally, given the impact incorporated in the PP, the results also suggest that the joint use of TRG and recycled PP reduces between 8.28-87.68% the environmental impacts (midpoint) of the profile in almost all impact categories (except EM), especially in the impact categories: AG, DOE, RI, FO, FP, AT, EAD, ET, DRM, DRF and CA, whose reductions were greater than 43.49%, and reduce between 63.87-93.13% the environmental damage (endpoint) generated compared to the profile produced with conventional materials (virgin rubber and virgin PP).Caetano, Nídia de SáRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Inês Soraia Brites2023-11-11T01:31:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16818TID:202550036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:27.635967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo teve como objetivo a avaliação de impacto ambiental de um elemento de proteção rodoviária produzido a partir de uma matriz termoplástica que incorpore borracha vulcanizada de pneu em fim de vida. O elemento de proteção rodoviário em estudo, em desenvolvimento no âmbito do projeto Safety4Road, é um perfil protetor de revestimento de prumos verticais de sustentação dos rails rodoviários e visa mitigar os danos associados à colisão de motociclistas com estas estruturas. Este perfil será fabricado através de extrusão de uma matriz termoplástica com granulado de borracha de pneu (GBP) em fim-de-vida, sendo a sua geometria definida por parceiros do projeto Safety4road com base em estudos preliminares de otimização. No processo de otimização deste perfil foram consideradas duas misturas alternativas com diferentes proporções de granulado de borracha de pneu (GBP) e polipropileno (PP): a mistura A, com 55% de borracha GBP e 45% de PP, e a mistura B com 70% de borracha GBP e 30% PP. Neste trabalho aplicou-se a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para caracterizar os impactos ambientais de ciclo de vida do perfil produzido com as duas misturas alternativas e assim informar e apoiar a decisão, identificando a mistura com menor impacto ambiental. A unidade funcional utilizada foi um perfil de proteção rodoviária com 395 mm de altura e um volume de 0,01889 m3 . Adicionalmente, com o objetivo de analisar os benefícios e impactos da incorporação de materiais reciclados ou convencionais na produção do perfil, foram avaliados também cenários teóricos para o perfil com misturas de borracha e PP equivalentes às anteriores: a) um cenário considerou duas misturas constituídas por materiais convencionais (não reciclados): a mistura C com 55% de borracha virgem e 45% PP e a mistura D com 70% borracha virgem e 30% PP; b) outro cenário em que as duas misturas eram constituídas por materiais reciclados: a mistura E com 55% GBP e 45% PP reciclado (PPR) e a mistura F com 70% GBP e 30% PPR. O método de avaliação de impacto aplicado foi o ReCiPe e a análise foi realizada considerando categorias de midpoint (Aquecimento Global (AG), Depleção de ozono estratosférico (DOE), Radiação Ionizante (RI), Formação de partículas (FP), Formação de Ozono (FO), Acidificação Terrestre (AT), Eutrofização de Água Doce (EAD), Eutrofização Marinha (EM), Toxicidade Humana (TH), Ecotoxicidade (ET), Ocupação dos Solos (OS), Depleção de Recursos Minerais (DRM) e Depleção de Recursos Fósseis (DRF)), assim como 3 categorias endpoint (saúde humana, meio-ambiente e depleção de recursos). O inventário de ciclo de vida foi elaborado partindo de dados primários do perfil, dados secundários da literatura e informação da base de dados de impacto ambiental ecoinvent 3.6. Neste estudo conclui-se que a mistura B (que incorpora uma maior proporção de GBP) apresenta menos impactos ambientais do que a mistura A. Mais especificamente, a mistura B apresenta 1,8-23% de redução de impactos ambientais (midpoint), em dez categorias de impacto (AG, FO, FP, AT, EM, ET, TH, DRF, DRM e CA), especialmente nas categorias AG, FO, ET e DRF em que a redução é superior a 14,8%. Do mesmo modo, B apresenta menos 12,4-25,5% danos ambientais (endpoint) do que a mistura A em todas as categorias de dano. Tal justifica-se porque o uso de GBP tem menos impacto ambiental do que o PP nessas categorias. Os resultados também mostraram que a incorporação de GBP permite reduzir entre 7,24-87,48% os impactos ambientais (midpoint) em todas as categorias de impacto ambiental, com reduções superiores a 38,60% em quase todas as categorias de impacto (excepto OS) e reduzir também entre 38,40-63,43% em todas as categorias de dano ambiental (endpoint) quando comparado com perfis produzidos com as misturas com borracha sintética. Por último, dado o impacto incorporado no PP, os resultados também sugerem que a utilização conjunta de GBP e de PP reciclado permite reduzir entre 8,28-87,68% os impactos ambientais (midpoint) do perfil em quase todas as categorias de impacto (exceto EM), especialmente nas categorias de impacto: AG, DOE, RI, FO, FP, AT, EAD, ET, DRM, DRF e CA, cujas reduções foram superiores a 43,49%, e reduzir entre 63,87-93,13% os danos ambientais (endpoint) gerados face ao perfil produzido com materiais convencionais (de borracha virgem e PP virgem). |
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