“Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, João Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/987
Resumo: O actual contexto de discussão das relações entre o “declínio demográfico”, a chamada globalização e as políticas de downsizing da intervenção estatal na economia permite estabelecer um certo número de paralelos e de oposições com o que foi o quadro da recepção das ideias de Malthus na Europa de oitocentos. Eis algumas das questões defrontadas: vivemos uma época de “fim dos tempos” ou a história da humanidade caracteriza-se por um progresso potencialmente indefinido? Se Malthus acertou no diagnóstico dos problemas demográficos fundamentais, como articular isso com realidades como o aumento generalizado da esperança média de vida e a cessação do crescimento demográfico? E que implicações ou restrições resultam para as políticas públicas?
id RCAP_e4b010d88ffe069005f9fafd51535b3f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”Excesso populacionalDeclínio demográficoNíveis salariaisDespesas públicasO actual contexto de discussão das relações entre o “declínio demográfico”, a chamada globalização e as políticas de downsizing da intervenção estatal na economia permite estabelecer um certo número de paralelos e de oposições com o que foi o quadro da recepção das ideias de Malthus na Europa de oitocentos. Eis algumas das questões defrontadas: vivemos uma época de “fim dos tempos” ou a história da humanidade caracteriza-se por um progresso potencialmente indefinido? Se Malthus acertou no diagnóstico dos problemas demográficos fundamentais, como articular isso com realidades como o aumento generalizado da esperança média de vida e a cessação do crescimento demográfico? E que implicações ou restrições resultam para as políticas públicas?ISEG. SOCIUSRepositório da Universidade de LisboaGraça, João Carlos2009-05-25T13:27:34Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/987porGraça, João Carlos. 2009. “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”. SOCIUS Working papers, 5:28 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:12.881198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
title “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
spellingShingle “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
Graça, João Carlos
Excesso populacional
Declínio demográfico
Níveis salariais
Despesas públicas
title_short “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
title_full “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
title_fullStr “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
title_full_unstemmed “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
title_sort “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
author Graça, João Carlos
author_facet Graça, João Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, João Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Excesso populacional
Declínio demográfico
Níveis salariais
Despesas públicas
topic Excesso populacional
Declínio demográfico
Níveis salariais
Despesas públicas
description O actual contexto de discussão das relações entre o “declínio demográfico”, a chamada globalização e as políticas de downsizing da intervenção estatal na economia permite estabelecer um certo número de paralelos e de oposições com o que foi o quadro da recepção das ideias de Malthus na Europa de oitocentos. Eis algumas das questões defrontadas: vivemos uma época de “fim dos tempos” ou a história da humanidade caracteriza-se por um progresso potencialmente indefinido? Se Malthus acertou no diagnóstico dos problemas demográficos fundamentais, como articular isso com realidades como o aumento generalizado da esperança média de vida e a cessação do crescimento demográfico? E que implicações ou restrições resultam para as políticas públicas?
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-25T13:27:34Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/987
url http://hdl.handle.net/10400.5/987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Graça, João Carlos. 2009. “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”. SOCIUS Working papers, 5:28 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG. SOCIUS
publisher.none.fl_str_mv ISEG. SOCIUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130965591719936