Caminhos para a saída. Factores que contribuem para o abandono escolar do ensino secundário em escolas de Vila Nova de Gaia: a perspectiva dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Álvaro Almeida dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Alves, José Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3302
Resumo: ln this work we tried to find which factors influence youths to early leave secondary schools in Vila Nova de Gaia. Through a qualitative study we interviewed youngsters who had attended grade 10 or 11, within six secondary schools in the municipality, and had left before completing their secondary studies. We also tried to know what head executives of these secondary schools thought about the relevance each group of factors performed to influence early school withdrawing. Our findings suggest the early school leaving, as a multi-dimensional process, is influenced by a wide variety of in-school and out-of-school factors that have, as a consequence, serious individual and social costs. The influence degree of one or more factors depends on the current social, economic, and educational situation of youths at the moment they leave school. The study of the head executives' understandings suggests they converge with youngsters' perspectives about the main factors; however, they diverge about the influence leve! of each group of factors in early leaving decisions.
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spelling Caminhos para a saída. Factores que contribuem para o abandono escolar do ensino secundário em escolas de Vila Nova de Gaia: a perspectiva dos jovensln this work we tried to find which factors influence youths to early leave secondary schools in Vila Nova de Gaia. Through a qualitative study we interviewed youngsters who had attended grade 10 or 11, within six secondary schools in the municipality, and had left before completing their secondary studies. We also tried to know what head executives of these secondary schools thought about the relevance each group of factors performed to influence early school withdrawing. Our findings suggest the early school leaving, as a multi-dimensional process, is influenced by a wide variety of in-school and out-of-school factors that have, as a consequence, serious individual and social costs. The influence degree of one or more factors depends on the current social, economic, and educational situation of youths at the moment they leave school. The study of the head executives' understandings suggests they converge with youngsters' perspectives about the main factors; however, they diverge about the influence leve! of each group of factors in early leaving decisions.Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo realizado em Vila Nova de Gaia, no qual se procuram identificar os factores que influenciam a saída prematura de jovens do ensino secundário em escolas do concelho. Procedemos a um estudo qualitativo, entrevistando jovens que tinham frequentado o 10.º ou o 11.º ano, num universo de seis escolas secundárias do concelho, e que abandonaram a escola sem completarem o ensino secundário. Procurámos, também, conhecer as percepções dos conselhos executivos dessas escolas sobre a relevância de conjuntos de factores que podem influenciar tais decisões. Os resultados encontrados sugerem que o abandono escolar precoce no ensino secundário resulta de um processo multidimensional, influenciado por uma variedade de factores intra e extra-escolares, que têm como consequência custos individuais e sociais graves. O grau de importância de um ou mais factores nas decisões de saída prematura depende das condições socioeconómicas e educativas dos jovens no momento em que se desvinculam da escola. A análise das percepções dos conselhos executivos sugere que, genericamente, há convergência com as perspectivas dos jovens quanto aos factores encontrados, mas divergem no que respeita ao grau de influência desses factores nas decisões de abandono precoce.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3302oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3302Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 89-1062182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2008.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3302https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3302https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3302/3201Direitos de Autor (c) 2008 Álvaro Almeida dos Santos, José Matias Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Álvaro Almeida dosAlves, José Matias2022-05-24T16:54:44Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.166302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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