Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Francisco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caldeira, Carlos, Quaresma, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14067
Resumo: O contexto da actividade económica actual é caracterizado por um grande volume de dados, estruturados e não-estruturados, com origem em processos internos das organizações e sua extensão para processos externos de acordo com o mercado onde operam. Neste contexto, torna-se fundamental conhecer a localização, estrutura e semântica dos dados, para melhor gerir e tomar decisões. Este conhecimento sobre os próprios dados é assumido sob o conceito de Metadados. Como as organizações são compostas por vários níveis de arquitectura interrelacionados, que se podem resumir em arquitectura de negócio e arquitectura técnica, também os metadados necessitam de manter as 2 perspectivas e devido relacionamento. Na perspectiva técnica, os metadados são amplamente utilizados em soluções de Business Intelligence enquanto suporte ao seu próprio funcionamento. No caso da perspectiva de negócio, onde é necessário manter descritores de relação entre indicadores, objectivos e dados que representam factores que afectam o negócio, o conceito de Metadados de negócio não tem sido tão amplamente utilizado. Por outro lado, a multiplicidade de sistemas operacionais e soluções de Business Intelligence na mesma organização, torna complexo o controlo e centralização destes metadados. Neste domínio de problema, existem várias abordagens de solução para metadados assentes em princípios de interoperabilidade, reutilização e vistos como ontologias com se-mântica, ou simplesmente enquanto conceitos de Master Data Management e Data Governance com enfoque em qualidade de dados e Data Discovery. Este artigo, explora o conceito de implementação de metadados enquanto ontologia com a semântica de negócio de acordo com metamodelos por sector de actividade, e que possa ser reutilizado por sistemas Business Intelligence enquanto metadados técnicos e de negócio como suporte à inteligência organizacional.
id RCAP_e4b70b57c9a339e84e1e014511038790
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14067
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Enterprise Intelligence com Metadatos como OntologiaAgentes InteligentesMetadadosOntologiasBusiness IntelligenceO contexto da actividade económica actual é caracterizado por um grande volume de dados, estruturados e não-estruturados, com origem em processos internos das organizações e sua extensão para processos externos de acordo com o mercado onde operam. Neste contexto, torna-se fundamental conhecer a localização, estrutura e semântica dos dados, para melhor gerir e tomar decisões. Este conhecimento sobre os próprios dados é assumido sob o conceito de Metadados. Como as organizações são compostas por vários níveis de arquitectura interrelacionados, que se podem resumir em arquitectura de negócio e arquitectura técnica, também os metadados necessitam de manter as 2 perspectivas e devido relacionamento. Na perspectiva técnica, os metadados são amplamente utilizados em soluções de Business Intelligence enquanto suporte ao seu próprio funcionamento. No caso da perspectiva de negócio, onde é necessário manter descritores de relação entre indicadores, objectivos e dados que representam factores que afectam o negócio, o conceito de Metadados de negócio não tem sido tão amplamente utilizado. Por outro lado, a multiplicidade de sistemas operacionais e soluções de Business Intelligence na mesma organização, torna complexo o controlo e centralização destes metadados. Neste domínio de problema, existem várias abordagens de solução para metadados assentes em princípios de interoperabilidade, reutilização e vistos como ontologias com se-mântica, ou simplesmente enquanto conceitos de Master Data Management e Data Governance com enfoque em qualidade de dados e Data Discovery. Este artigo, explora o conceito de implementação de metadados enquanto ontologia com a semântica de negócio de acordo com metamodelos por sector de actividade, e que possa ser reutilizado por sistemas Business Intelligence enquanto metadados técnicos e de negócio como suporte à inteligência organizacional.Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora2015-04-14T10:31:30Z2015-04-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14067http://hdl.handle.net/10174/14067porfccaldeira@uevora.ptpq@di.uevora.ptActas das 4 as Jornadas de Informática da Universidade de Évora283Guimarães, FranciscoCaldeira, CarlosQuaresma, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:12:10ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
title Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
spellingShingle Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
Guimarães, Francisco
Agentes Inteligentes
Metadados
Ontologias
Business Intelligence
title_short Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
title_full Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
title_fullStr Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
title_full_unstemmed Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
title_sort Enterprise Intelligence com Metadatos como Ontologia
author Guimarães, Francisco
author_facet Guimarães, Francisco
Caldeira, Carlos
Quaresma, Paulo
author_role author
author2 Caldeira, Carlos
Quaresma, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Francisco
Caldeira, Carlos
Quaresma, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes Inteligentes
Metadados
Ontologias
Business Intelligence
topic Agentes Inteligentes
Metadados
Ontologias
Business Intelligence
description O contexto da actividade económica actual é caracterizado por um grande volume de dados, estruturados e não-estruturados, com origem em processos internos das organizações e sua extensão para processos externos de acordo com o mercado onde operam. Neste contexto, torna-se fundamental conhecer a localização, estrutura e semântica dos dados, para melhor gerir e tomar decisões. Este conhecimento sobre os próprios dados é assumido sob o conceito de Metadados. Como as organizações são compostas por vários níveis de arquitectura interrelacionados, que se podem resumir em arquitectura de negócio e arquitectura técnica, também os metadados necessitam de manter as 2 perspectivas e devido relacionamento. Na perspectiva técnica, os metadados são amplamente utilizados em soluções de Business Intelligence enquanto suporte ao seu próprio funcionamento. No caso da perspectiva de negócio, onde é necessário manter descritores de relação entre indicadores, objectivos e dados que representam factores que afectam o negócio, o conceito de Metadados de negócio não tem sido tão amplamente utilizado. Por outro lado, a multiplicidade de sistemas operacionais e soluções de Business Intelligence na mesma organização, torna complexo o controlo e centralização destes metadados. Neste domínio de problema, existem várias abordagens de solução para metadados assentes em princípios de interoperabilidade, reutilização e vistos como ontologias com se-mântica, ou simplesmente enquanto conceitos de Master Data Management e Data Governance com enfoque em qualidade de dados e Data Discovery. Este artigo, explora o conceito de implementação de metadados enquanto ontologia com a semântica de negócio de acordo com metamodelos por sector de actividade, e que possa ser reutilizado por sistemas Business Intelligence enquanto metadados técnicos e de negócio como suporte à inteligência organizacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-14T10:31:30Z
2015-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14067
http://hdl.handle.net/10174/14067
url http://hdl.handle.net/10174/14067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv f
ccaldeira@uevora.pt
pq@di.uevora.pt
Actas das 4 as Jornadas de Informática da Universidade de Évora
283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304606443831296