Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cátia Filipa Freitas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11723
Resumo: O ambiente psicossocial de sala de aula, é considerada uma variável de natureza psicológica que remete para a forma como os alunos se sentem a si mesmos e aos outros. O objectivo deste estudo é compreender a relação entre a percepção do ambiente psicossocial da sala de aula, as percepções das relações sociais e o sentimentos de valorização pela escola em alunos sem e com dificuldades de aprendizagem. A amostra foi constituída por 245 alunos de ambos os sexos do 2.º e 3.º ciclo de uma Escola Básica Integrada de Évora. Foram utilizados dois questionários: Escala de Clima de Sala de Aula (CES – forma abreviada) e a Escala de Sentimentos face à Escola (ESFE). Os resultados demonstram que existem diferenças estatisticamente significativas na percepção do clima de sala de aula real na dimensão de Afiliação e nos domínios da ESFE, entre os alunos sem e com dificuldades de aprendizagem; ### Abstract: The psychosocial environment of the classroom is considered a variable psychological nature, which refers to how the students feel themselves ourselves and others. The purpose of this study is to understand the relationship between perception of the psychosocial environment of the classroom, perceptions of relations social and feelings of appreciation for school students with and without learning difficulties. The sample consisted of 245 students both gender of the 2. and 3. cycle of an Integrated Primary School in Evora. Two questionnaires were used: Scale Climate Classroom (CES - abbreviated form) and the Scale of Feelings against the school (ESFE). Results show show that there are significant differences perception of the climate of the classroom in real form and Affiliate ESFE areas of, among students with and without learning difficulties.
id RCAP_e4bc3d3a917b7b1432a065e6b2d9a13e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básicoAmbiente psicossocialDificuldades de aprendizagemPsychosocial environmentLearning disabilitiesO ambiente psicossocial de sala de aula, é considerada uma variável de natureza psicológica que remete para a forma como os alunos se sentem a si mesmos e aos outros. O objectivo deste estudo é compreender a relação entre a percepção do ambiente psicossocial da sala de aula, as percepções das relações sociais e o sentimentos de valorização pela escola em alunos sem e com dificuldades de aprendizagem. A amostra foi constituída por 245 alunos de ambos os sexos do 2.º e 3.º ciclo de uma Escola Básica Integrada de Évora. Foram utilizados dois questionários: Escala de Clima de Sala de Aula (CES – forma abreviada) e a Escala de Sentimentos face à Escola (ESFE). Os resultados demonstram que existem diferenças estatisticamente significativas na percepção do clima de sala de aula real na dimensão de Afiliação e nos domínios da ESFE, entre os alunos sem e com dificuldades de aprendizagem; ### Abstract: The psychosocial environment of the classroom is considered a variable psychological nature, which refers to how the students feel themselves ourselves and others. The purpose of this study is to understand the relationship between perception of the psychosocial environment of the classroom, perceptions of relations social and feelings of appreciation for school students with and without learning difficulties. The sample consisted of 245 students both gender of the 2. and 3. cycle of an Integrated Primary School in Evora. Two questionnaires were used: Scale Climate Classroom (CES - abbreviated form) and the Scale of Feelings against the school (ESFE). Results show show that there are significant differences perception of the climate of the classroom in real form and Affiliate ESFE areas of, among students with and without learning difficulties.Universidade de Évora2014-10-30T13:08:43Z2014-10-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11723http://hdl.handle.net/10174/11723porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Ferreira, Cátia Filipa Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:27.032986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
Ferreira, Cátia Filipa Freitas
Ambiente psicossocial
Dificuldades de aprendizagem
Psychosocial environment
Learning disabilities
title_short Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_full Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_sort Ambiente psicossocial de sala de aula e dificuldades de aprendizagem: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Cátia Filipa Freitas
author_facet Ferreira, Cátia Filipa Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cátia Filipa Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente psicossocial
Dificuldades de aprendizagem
Psychosocial environment
Learning disabilities
topic Ambiente psicossocial
Dificuldades de aprendizagem
Psychosocial environment
Learning disabilities
description O ambiente psicossocial de sala de aula, é considerada uma variável de natureza psicológica que remete para a forma como os alunos se sentem a si mesmos e aos outros. O objectivo deste estudo é compreender a relação entre a percepção do ambiente psicossocial da sala de aula, as percepções das relações sociais e o sentimentos de valorização pela escola em alunos sem e com dificuldades de aprendizagem. A amostra foi constituída por 245 alunos de ambos os sexos do 2.º e 3.º ciclo de uma Escola Básica Integrada de Évora. Foram utilizados dois questionários: Escala de Clima de Sala de Aula (CES – forma abreviada) e a Escala de Sentimentos face à Escola (ESFE). Os resultados demonstram que existem diferenças estatisticamente significativas na percepção do clima de sala de aula real na dimensão de Afiliação e nos domínios da ESFE, entre os alunos sem e com dificuldades de aprendizagem; ### Abstract: The psychosocial environment of the classroom is considered a variable psychological nature, which refers to how the students feel themselves ourselves and others. The purpose of this study is to understand the relationship between perception of the psychosocial environment of the classroom, perceptions of relations social and feelings of appreciation for school students with and without learning difficulties. The sample consisted of 245 students both gender of the 2. and 3. cycle of an Integrated Primary School in Evora. Two questionnaires were used: Scale Climate Classroom (CES - abbreviated form) and the Scale of Feelings against the school (ESFE). Results show show that there are significant differences perception of the climate of the classroom in real form and Affiliate ESFE areas of, among students with and without learning difficulties.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-10-30T13:08:43Z
2014-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11723
http://hdl.handle.net/10174/11723
url http://hdl.handle.net/10174/11723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136539389722624