O green gap nos consumidores portugueses de cosmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Beatriz Margarida Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40511
Resumo: O meio ambiente tem vindo a sofrer alterações flagrantes que demonstram os impactos negativos que o consumo do ser humano provoca no planeta. Com as consequências visíveis aos olhos dos consumidores, estes estão cada vez mais conscientes e preocupados com o seu papel no movimento ecológico. Mas este papel, que se deveria traduzir em escolhas de consumo mais sustentáveis, talvez não seja tão fácil de assumir. Apesar de as preocupações dos consumidores com o meio ambiente aumentarem, as decisões por marcas ecológicas não têm o ritmo de concretização esperado. Existe uma dissonância entre valores e decisões de compra, que tem vindo a ganhar relevo na literatura - o green gap. Perceber a configuração deste fenómeno com aplicação ao consumo de cosmética de tratamento de rosto em Portugal, um mercado com grande crescimento e impacto ambiental, é essencial, não só ao nível académico como ao nível prático, para que as marcas possam ser instruídas sobre a melhor forma de praticar green marketing. Com a pergunta de partida “para o consumidor português de cosmética, quais são as barreiras à concretização da sua intenção de compra de produtos ecológicos?” como base, este trabalho tem como objetivos identificar que fatores justificam o green gap neste setor em Portugal, perceber se existe aplicabilidade da Teoria da Dissonância Cognitiva a este fenómeno e auxiliar as marcas de cosmética ecológica, percebendo em que aspetos estas devem estar focadas para potenciar a concretização da compra junto dos consumidores. Através de um questionário realizado a uma amostra de conveniência de 161 consumidores portugueses, valida-se a existência do fenómeno do green gap nos consumidores portugueses de cosmética, sendo que a principal barreira ao consumo de cosmética ecológica identificada pelos consumidores é a performance do produto.
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