O green gap nos consumidores portugueses de cosmética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40511 |
Resumo: | O meio ambiente tem vindo a sofrer alterações flagrantes que demonstram os impactos negativos que o consumo do ser humano provoca no planeta. Com as consequências visíveis aos olhos dos consumidores, estes estão cada vez mais conscientes e preocupados com o seu papel no movimento ecológico. Mas este papel, que se deveria traduzir em escolhas de consumo mais sustentáveis, talvez não seja tão fácil de assumir. Apesar de as preocupações dos consumidores com o meio ambiente aumentarem, as decisões por marcas ecológicas não têm o ritmo de concretização esperado. Existe uma dissonância entre valores e decisões de compra, que tem vindo a ganhar relevo na literatura - o green gap. Perceber a configuração deste fenómeno com aplicação ao consumo de cosmética de tratamento de rosto em Portugal, um mercado com grande crescimento e impacto ambiental, é essencial, não só ao nível académico como ao nível prático, para que as marcas possam ser instruídas sobre a melhor forma de praticar green marketing. Com a pergunta de partida “para o consumidor português de cosmética, quais são as barreiras à concretização da sua intenção de compra de produtos ecológicos?” como base, este trabalho tem como objetivos identificar que fatores justificam o green gap neste setor em Portugal, perceber se existe aplicabilidade da Teoria da Dissonância Cognitiva a este fenómeno e auxiliar as marcas de cosmética ecológica, percebendo em que aspetos estas devem estar focadas para potenciar a concretização da compra junto dos consumidores. Através de um questionário realizado a uma amostra de conveniência de 161 consumidores portugueses, valida-se a existência do fenómeno do green gap nos consumidores portugueses de cosmética, sendo que a principal barreira ao consumo de cosmética ecológica identificada pelos consumidores é a performance do produto. |
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O green gap nos consumidores portugueses de cosméticaSustentabilidadeEcologiaCosméticaGreen gapConsumidorComportamento do consumidorDissonância cognitivaGreen marketingSustainabilityEcologyCosmeticsConsumerConsumer behaviorCognitive dissonanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO meio ambiente tem vindo a sofrer alterações flagrantes que demonstram os impactos negativos que o consumo do ser humano provoca no planeta. Com as consequências visíveis aos olhos dos consumidores, estes estão cada vez mais conscientes e preocupados com o seu papel no movimento ecológico. Mas este papel, que se deveria traduzir em escolhas de consumo mais sustentáveis, talvez não seja tão fácil de assumir. Apesar de as preocupações dos consumidores com o meio ambiente aumentarem, as decisões por marcas ecológicas não têm o ritmo de concretização esperado. Existe uma dissonância entre valores e decisões de compra, que tem vindo a ganhar relevo na literatura - o green gap. Perceber a configuração deste fenómeno com aplicação ao consumo de cosmética de tratamento de rosto em Portugal, um mercado com grande crescimento e impacto ambiental, é essencial, não só ao nível académico como ao nível prático, para que as marcas possam ser instruídas sobre a melhor forma de praticar green marketing. Com a pergunta de partida “para o consumidor português de cosmética, quais são as barreiras à concretização da sua intenção de compra de produtos ecológicos?” como base, este trabalho tem como objetivos identificar que fatores justificam o green gap neste setor em Portugal, perceber se existe aplicabilidade da Teoria da Dissonância Cognitiva a este fenómeno e auxiliar as marcas de cosmética ecológica, percebendo em que aspetos estas devem estar focadas para potenciar a concretização da compra junto dos consumidores. Através de um questionário realizado a uma amostra de conveniência de 161 consumidores portugueses, valida-se a existência do fenómeno do green gap nos consumidores portugueses de cosmética, sendo que a principal barreira ao consumo de cosmética ecológica identificada pelos consumidores é a performance do produto.The environment has been suffering with flagrant changes that show the negative impacts that human comsuption causes on the planet. With visible consequences, the consumers are now increasingly aware and concerned about their role in the ecological movement. But this role, which should translate into more sustainable consumption choices, is perhaps not so easy to assume. Despite the increasing consumer concerns about the environment, their decisions for ecobrands don’t match it with the same pace. There is a dissonance between values and purchase decisions called green gap. Understanding this phenomenon in application to the comsumption of beauty face products, as a market of big growth and environmental impact, is essencial, not only for academic reasons but also for practical applications to the companies. Following the question “what are the barriers for the Portuguese beauty consumers in achieving their intention to purchase ecological products?”, this work aims to identify which factors justify the green gap in this sector in Portugal. Also, to understand if there is some sort of applicability of the Cognitive Dissonance Theory to this phenomenon and to help ecological beauty brands to realize in which aspect they should be focused on to enhance purchase. Through a questionnaire carried out with a convenience sample of 161 Portuguese consumers, is posible to validate the existence of a green gap in Portuguese consumers of beauty products, and also to identify the performance of the product as the main barrier to the consumption of ecological beauty products by the consumers.Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Beatriz Margarida Figueiredo2023-03-09T10:57:36Z2023-01-252022-092023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40511TID:203228057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:14.407270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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