“Quem eu fui e o que posso vir a ser!!” - A humanização nas relações e nos cuidados - Projeto de intervenção numa ERPI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23063 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo percorrer um projeto de Educação e Intervenção Social, numa coconstrução com pessoas idosas e colaboradores num contexto de uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI). Um projeto que visionou: potenciar a humanização pelas relações interpessoais, privilegiando o resgate das histórias de vida e as narrativas biográficas para um apoio na (re)construção identitária; possibilitar a autodescoberta, tendo por base a visão do ser humano capaz de se olhar e olhar o coletivo, de forma crítica e informada e capaz de intervir. Através da Educação de Adultos e de uma visão de envelhecimento bem-sucedido construiu possibilidades de ações de envolvimento, decisão e negociação, visando a (re)significação do tempo de ócio e/ou tempo de vida, com pessoas institucionalizadas. Tendo como pressuposto metodológico o paradigma sócio-crítico, através da metodologia Investigação-Ação Participativa, foi possível ter a perceção de alguns problemas e necessidades, assim como indagar estratégias potenciadoras e geradoras de mudança da própria realidade social, sendo possível desenhar e desenvolver um projeto participado por todos designado por: “Quem eu era e o que posso vir a ser”, cujo propósito era melhorar as relações interpessoais entre os residentes da ERPI fomentando a ocupação do tempo de ócio de acordo com o interesse e identidade pessoal de cada individuo. Conclui-se que as diferentes ações permitiram a evolução das relações interpessoais; possibilitou a criação de espaços de troca de saberes entre os residentes e com a comunidade educativa, assim como uma maior participação e intervenção com as pessoas idosas com maior dependência. |
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