As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Patr?cia Marques
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fraz?o, Ant?nio (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306
Resumo: As birras das crian?as s?o uma caracter?stica do desenvolvimento normal das crian?as e surgem por volta dos 15-18 meses que, normalmente, s?o desencadeadas devido ao desejo de independ?ncia e ? incapacidade de escolher por parte das crian?as. Para que as birras n?o se tornem um grave problema de comportamento das crian?as, os pais devem adoptar pr?ticas educativas adequadas para promover comportamentos desej?veis. O presente estudo analisou se os diferentes tipos de pr?ticas educativas parentais se relacionam com a exist?ncia ou n?o de birras. Participaram 106 pais de crian?as com idade compreendida entre os 2 e os 6 anos que responderam a tr?s question?rios: (a) Question?rio Sociodemogr?fico; (b) Question?rio da Caracteriza??o dos Filhos; (c) Invent?rio de Pr?ticas Educativas (I.P.E). Concluiu-se que as pr?ticas educativas parentais mais utilizadas s?o as pr?ticas educativas adequadas por?m, aquando as birras das crian?as, os pais recorrem ? puni??o f?sica e ?s pr?ticas educativas inadequadas. Verificou-se, tamb?m, que o g?nero e o estado civil dos pais n?o influenciam as pr?ticas educativas utilizadas nos filhos. Quanto ? influ?ncia da idade dos filhos nas pr?ticas educativas parentais, conclu?mos que quanto mais velhos os filhos, menos os pais recorrem ? puni??o f?sica. / The tantrums are a feature of normal development of children, which appear at around 15-18 months. The tantrums in children are usually triggered due to the desire for independence and the inability of choice. To condition the tantrums in children in become a serious behavior problem, parents should adopt appropriate education to promote desirable behaviors. The present study examined whether different types of parenting practices relate to the presence or absence of tantrums. Participants 106 parents of children aged 2 to 6 years old, who responded to three questionnaires: (a) Socio-Demographic Questionnaire, (b) Characterization of the Children's Questionnaire, (c) Educational Practices Inventory (PSI). Conclusions demonstrated that parenting practices are the most commonly used adequate educational practices, however when children does tantrums, parents resort to physical punishment and inadequate educational practices. We also verified that gender and marital status of parents do not influence the educational practices used in children. Regarding the influence of age of children in parenting practices, we conclude that the older children, unless parents resort to physical punishment.
id RCAP_e4d11705c66ba61efec6cb837a80006f
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?asBirras - TantrumsPr?ticas educativas parentais - Parenting practicesPr?ticas educativas adequadas - Adequate educational practicesPr?ticas educativas inadequadas - Inadequate educational practicesAs birras das crian?as s?o uma caracter?stica do desenvolvimento normal das crian?as e surgem por volta dos 15-18 meses que, normalmente, s?o desencadeadas devido ao desejo de independ?ncia e ? incapacidade de escolher por parte das crian?as. Para que as birras n?o se tornem um grave problema de comportamento das crian?as, os pais devem adoptar pr?ticas educativas adequadas para promover comportamentos desej?veis. O presente estudo analisou se os diferentes tipos de pr?ticas educativas parentais se relacionam com a exist?ncia ou n?o de birras. Participaram 106 pais de crian?as com idade compreendida entre os 2 e os 6 anos que responderam a tr?s question?rios: (a) Question?rio Sociodemogr?fico; (b) Question?rio da Caracteriza??o dos Filhos; (c) Invent?rio de Pr?ticas Educativas (I.P.E). Concluiu-se que as pr?ticas educativas parentais mais utilizadas s?o as pr?ticas educativas adequadas por?m, aquando as birras das crian?as, os pais recorrem ? puni??o f?sica e ?s pr?ticas educativas inadequadas. Verificou-se, tamb?m, que o g?nero e o estado civil dos pais n?o influenciam as pr?ticas educativas utilizadas nos filhos. Quanto ? influ?ncia da idade dos filhos nas pr?ticas educativas parentais, conclu?mos que quanto mais velhos os filhos, menos os pais recorrem ? puni??o f?sica. / The tantrums are a feature of normal development of children, which appear at around 15-18 months. The tantrums in children are usually triggered due to the desire for independence and the inability of choice. To condition the tantrums in children in become a serious behavior problem, parents should adopt appropriate education to promote desirable behaviors. The present study examined whether different types of parenting practices relate to the presence or absence of tantrums. Participants 106 parents of children aged 2 to 6 years old, who responded to three questionnaires: (a) Socio-Demographic Questionnaire, (b) Characterization of the Children's Questionnaire, (c) Educational Practices Inventory (PSI). Conclusions demonstrated that parenting practices are the most commonly used adequate educational practices, however when children does tantrums, parents resort to physical punishment and inadequate educational practices. We also verified that gender and marital status of parents do not influence the educational practices used in children. Regarding the influence of age of children in parenting practices, we conclude that the older children, unless parents resort to physical punishment.ISMT2013-11-28T17:30:26Z2013-11-282011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306porhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306Duarte, Ana Patr?cia MarquesFraz?o, Ant?nio (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:40Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:14.063015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
title As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
spellingShingle As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
Duarte, Ana Patr?cia Marques
Birras - Tantrums
Pr?ticas educativas parentais - Parenting practices
Pr?ticas educativas adequadas - Adequate educational practices
Pr?ticas educativas inadequadas - Inadequate educational practices
title_short As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
title_full As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
title_fullStr As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
title_full_unstemmed As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
title_sort As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
author Duarte, Ana Patr?cia Marques
author_facet Duarte, Ana Patr?cia Marques
Fraz?o, Ant?nio (Orientador)
author_role author
author2 Fraz?o, Ant?nio (Orientador)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Patr?cia Marques
Fraz?o, Ant?nio (Orientador)
dc.subject.por.fl_str_mv Birras - Tantrums
Pr?ticas educativas parentais - Parenting practices
Pr?ticas educativas adequadas - Adequate educational practices
Pr?ticas educativas inadequadas - Inadequate educational practices
topic Birras - Tantrums
Pr?ticas educativas parentais - Parenting practices
Pr?ticas educativas adequadas - Adequate educational practices
Pr?ticas educativas inadequadas - Inadequate educational practices
description As birras das crian?as s?o uma caracter?stica do desenvolvimento normal das crian?as e surgem por volta dos 15-18 meses que, normalmente, s?o desencadeadas devido ao desejo de independ?ncia e ? incapacidade de escolher por parte das crian?as. Para que as birras n?o se tornem um grave problema de comportamento das crian?as, os pais devem adoptar pr?ticas educativas adequadas para promover comportamentos desej?veis. O presente estudo analisou se os diferentes tipos de pr?ticas educativas parentais se relacionam com a exist?ncia ou n?o de birras. Participaram 106 pais de crian?as com idade compreendida entre os 2 e os 6 anos que responderam a tr?s question?rios: (a) Question?rio Sociodemogr?fico; (b) Question?rio da Caracteriza??o dos Filhos; (c) Invent?rio de Pr?ticas Educativas (I.P.E). Concluiu-se que as pr?ticas educativas parentais mais utilizadas s?o as pr?ticas educativas adequadas por?m, aquando as birras das crian?as, os pais recorrem ? puni??o f?sica e ?s pr?ticas educativas inadequadas. Verificou-se, tamb?m, que o g?nero e o estado civil dos pais n?o influenciam as pr?ticas educativas utilizadas nos filhos. Quanto ? influ?ncia da idade dos filhos nas pr?ticas educativas parentais, conclu?mos que quanto mais velhos os filhos, menos os pais recorrem ? puni??o f?sica. / The tantrums are a feature of normal development of children, which appear at around 15-18 months. The tantrums in children are usually triggered due to the desire for independence and the inability of choice. To condition the tantrums in children in become a serious behavior problem, parents should adopt appropriate education to promote desirable behaviors. The present study examined whether different types of parenting practices relate to the presence or absence of tantrums. Participants 106 parents of children aged 2 to 6 years old, who responded to three questionnaires: (a) Socio-Demographic Questionnaire, (b) Characterization of the Children's Questionnaire, (c) Educational Practices Inventory (PSI). Conclusions demonstrated that parenting practices are the most commonly used adequate educational practices, however when children does tantrums, parents resort to physical punishment and inadequate educational practices. We also verified that gender and marital status of parents do not influence the educational practices used in children. Regarding the influence of age of children in parenting practices, we conclude that the older children, unless parents resort to physical punishment.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2013-11-28T17:30:26Z
2013-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306
url http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136430202552320