As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?as
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306 |
Resumo: | As birras das crian?as s?o uma caracter?stica do desenvolvimento normal das crian?as e surgem por volta dos 15-18 meses que, normalmente, s?o desencadeadas devido ao desejo de independ?ncia e ? incapacidade de escolher por parte das crian?as. Para que as birras n?o se tornem um grave problema de comportamento das crian?as, os pais devem adoptar pr?ticas educativas adequadas para promover comportamentos desej?veis. O presente estudo analisou se os diferentes tipos de pr?ticas educativas parentais se relacionam com a exist?ncia ou n?o de birras. Participaram 106 pais de crian?as com idade compreendida entre os 2 e os 6 anos que responderam a tr?s question?rios: (a) Question?rio Sociodemogr?fico; (b) Question?rio da Caracteriza??o dos Filhos; (c) Invent?rio de Pr?ticas Educativas (I.P.E). Concluiu-se que as pr?ticas educativas parentais mais utilizadas s?o as pr?ticas educativas adequadas por?m, aquando as birras das crian?as, os pais recorrem ? puni??o f?sica e ?s pr?ticas educativas inadequadas. Verificou-se, tamb?m, que o g?nero e o estado civil dos pais n?o influenciam as pr?ticas educativas utilizadas nos filhos. Quanto ? influ?ncia da idade dos filhos nas pr?ticas educativas parentais, conclu?mos que quanto mais velhos os filhos, menos os pais recorrem ? puni??o f?sica. / The tantrums are a feature of normal development of children, which appear at around 15-18 months. The tantrums in children are usually triggered due to the desire for independence and the inability of choice. To condition the tantrums in children in become a serious behavior problem, parents should adopt appropriate education to promote desirable behaviors. The present study examined whether different types of parenting practices relate to the presence or absence of tantrums. Participants 106 parents of children aged 2 to 6 years old, who responded to three questionnaires: (a) Socio-Demographic Questionnaire, (b) Characterization of the Children's Questionnaire, (c) Educational Practices Inventory (PSI). Conclusions demonstrated that parenting practices are the most commonly used adequate educational practices, however when children does tantrums, parents resort to physical punishment and inadequate educational practices. We also verified that gender and marital status of parents do not influence the educational practices used in children. Regarding the influence of age of children in parenting practices, we conclude that the older children, unless parents resort to physical punishment. |
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As Pr?ticas Educativas Parentais e as Birras das Crian?asBirras - TantrumsPr?ticas educativas parentais - Parenting practicesPr?ticas educativas adequadas - Adequate educational practicesPr?ticas educativas inadequadas - Inadequate educational practicesAs birras das crian?as s?o uma caracter?stica do desenvolvimento normal das crian?as e surgem por volta dos 15-18 meses que, normalmente, s?o desencadeadas devido ao desejo de independ?ncia e ? incapacidade de escolher por parte das crian?as. Para que as birras n?o se tornem um grave problema de comportamento das crian?as, os pais devem adoptar pr?ticas educativas adequadas para promover comportamentos desej?veis. O presente estudo analisou se os diferentes tipos de pr?ticas educativas parentais se relacionam com a exist?ncia ou n?o de birras. Participaram 106 pais de crian?as com idade compreendida entre os 2 e os 6 anos que responderam a tr?s question?rios: (a) Question?rio Sociodemogr?fico; (b) Question?rio da Caracteriza??o dos Filhos; (c) Invent?rio de Pr?ticas Educativas (I.P.E). Concluiu-se que as pr?ticas educativas parentais mais utilizadas s?o as pr?ticas educativas adequadas por?m, aquando as birras das crian?as, os pais recorrem ? puni??o f?sica e ?s pr?ticas educativas inadequadas. Verificou-se, tamb?m, que o g?nero e o estado civil dos pais n?o influenciam as pr?ticas educativas utilizadas nos filhos. Quanto ? influ?ncia da idade dos filhos nas pr?ticas educativas parentais, conclu?mos que quanto mais velhos os filhos, menos os pais recorrem ? puni??o f?sica. / The tantrums are a feature of normal development of children, which appear at around 15-18 months. The tantrums in children are usually triggered due to the desire for independence and the inability of choice. To condition the tantrums in children in become a serious behavior problem, parents should adopt appropriate education to promote desirable behaviors. The present study examined whether different types of parenting practices relate to the presence or absence of tantrums. Participants 106 parents of children aged 2 to 6 years old, who responded to three questionnaires: (a) Socio-Demographic Questionnaire, (b) Characterization of the Children's Questionnaire, (c) Educational Practices Inventory (PSI). Conclusions demonstrated that parenting practices are the most commonly used adequate educational practices, however when children does tantrums, parents resort to physical punishment and inadequate educational practices. We also verified that gender and marital status of parents do not influence the educational practices used in children. Regarding the influence of age of children in parenting practices, we conclude that the older children, unless parents resort to physical punishment.ISMT2013-11-28T17:30:26Z2013-11-282011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306porhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/306Duarte, Ana Patr?cia MarquesFraz?o, Ant?nio (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:40Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:14.063015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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