Análise de solução alternativa para o tabuleiro de um viaduto de betão pré-fabricado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10823 |
Resumo: | Este relatório visa apresentar o estudo de uma solução alternativa para o viaduto do nó rodoviário da Unidade Operativa de Luanda, Angola. Atualmente o nó encontra-se no cruzamento da Avenida Deolinda Rodrigues, que vai dar a estrada nacional de Catete, e as ruas Soba Mandume,1º de Agosto e Senado da Câmara. O objetivo é melhorar a qualidade do tráfego nesse nó através da introdução de um viaduto na Avenida Deolinda Rodrigues. Essa necessidade surge no âmbito da construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Das diversas variantes existentes, foi adotado para o tabuleiro do viaduto um sistema estrutural de laje vigada, que descarrega num sistema de vigas travessas e pilares circulares. Os elementos são constituídos maioritariamente por betão armado e pré-esforçado. Inicialmente é feita a caraterização do local de implantação, analisando as condicionantes topográficas, rodoviárias, geológicas, hidrológicas e urbanas. Posteriormente é definida a implantação do novo viaduto e definida a sua geometria para uma correta caraterização do modelo de cálculo. Para o modelo de cálculo, recorreu-se ao programa AUTODESK ROBOT STRUCTURAL ANALISYS PROFESSIONAL, discretizando a estrutura através de um modelo de barras e painéis tridimensionais, de modo a efetuar uma análise global. Para tal, recorreu-se a normas e princípios de verificação da segurança de regulamentos europeus, nomeadamente Eurocódigos e também ao Regulamento de Segurança e Ações Para Estruturas de Edifícios e Pontes. Para a quantificação de ações foi utilizado o Regulamento Sul Africano “Code of Practice for the Design of Road Bridges and Culverts”. É feita uma descrição dos carregamentos e das combinações de ações consideradas durante a análise em Estado Limite Último e Estado Limite de Utilização, tendo em conta, também, o faseamento construtivo. |
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Análise de solução alternativa para o tabuleiro de um viaduto de betão pré-fabricadoViadutoPré-fabricaçãoPré-esforçoCódigo Sul-africanoViaductPrefabricationPrestressingSouth African codeInfraestruturasEste relatório visa apresentar o estudo de uma solução alternativa para o viaduto do nó rodoviário da Unidade Operativa de Luanda, Angola. Atualmente o nó encontra-se no cruzamento da Avenida Deolinda Rodrigues, que vai dar a estrada nacional de Catete, e as ruas Soba Mandume,1º de Agosto e Senado da Câmara. O objetivo é melhorar a qualidade do tráfego nesse nó através da introdução de um viaduto na Avenida Deolinda Rodrigues. Essa necessidade surge no âmbito da construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL). Das diversas variantes existentes, foi adotado para o tabuleiro do viaduto um sistema estrutural de laje vigada, que descarrega num sistema de vigas travessas e pilares circulares. Os elementos são constituídos maioritariamente por betão armado e pré-esforçado. Inicialmente é feita a caraterização do local de implantação, analisando as condicionantes topográficas, rodoviárias, geológicas, hidrológicas e urbanas. Posteriormente é definida a implantação do novo viaduto e definida a sua geometria para uma correta caraterização do modelo de cálculo. Para o modelo de cálculo, recorreu-se ao programa AUTODESK ROBOT STRUCTURAL ANALISYS PROFESSIONAL, discretizando a estrutura através de um modelo de barras e painéis tridimensionais, de modo a efetuar uma análise global. Para tal, recorreu-se a normas e princípios de verificação da segurança de regulamentos europeus, nomeadamente Eurocódigos e também ao Regulamento de Segurança e Ações Para Estruturas de Edifícios e Pontes. Para a quantificação de ações foi utilizado o Regulamento Sul Africano “Code of Practice for the Design of Road Bridges and Culverts”. É feita uma descrição dos carregamentos e das combinações de ações consideradas durante a análise em Estado Limite Último e Estado Limite de Utilização, tendo em conta, também, o faseamento construtivo.This report aims to present the study of an alternative solution to the viaduct of road junction of the Operative Unit of Luanda, Angola. Currently the node is at the intersection of Deolinda Rodrigues Avenue, which will give to.the Catete national road, and Soba Mandume, 1st August and Senado da Câmara streets. The goal is to improve the quality of traffic in that junction through the introduction of viaduct at Deolinda Rodrigues Avenue. This need arises in the construction of the New Luanda International Airport (NAIL). Of the many existing variants, it was adopted for the viaduct deck a structural system of beamed slab, discharging into a cap beams and circular pillars system. The elements consist mainly of reinforced and prestressed concrete. Initially, the characterization of the site is done by analyzing the topographical, road, geological, hydrological and urban conditions. Later is set the implementation of the new viaduct and set its geometry for a correct characterization of the calculation model. For the calculation model, appealed to the AUTODESK ROBOT STRUCTURAL ANALISYS PROFESSIONAL program discretizing the structure through a model of bars and three-dimensional panels, in order to make a global analysis. For this, resorted to the standards and principles of the safety verification of European regulations, in particular Eurocodes and also the Security and Actions Rules for Building and Bridge Structures. For quantification of actions was used the South African Regulation "Code of Practice for the Design of Road Bridges and Culverts". A description of uploads and combinations of actions considered during the analysis in the ultimate limit state and serviceability limit state is made, taking into account also the constructive phasing.Lello, Carlos de Almeida GouveiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGraça, Carla Rejane da Costa2018-01-18T12:16:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10823TID:201749386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:58.960495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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