Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostetto, Luciana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Folque, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32283
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75592
Resumo: A formação estética docente, relacionada a processos, experiências e repertórios que contribuem para alargar a sensibilidade e ampliar as possibilidades de interpretação e de atuação no mundo, é o foco do presente artigo, resultado de investigação realizada com professoras em formação inicial. Situado no campo teórico-metodológico das abordagens autobiográficas, o estudo articulou fundamentos de uma pedagogia da autonomia e práticas artísticas. O trabalho com múltiplas linguagens sustentou os saberes-fazeres de encontros-ateliê, principal dispositivo de geração de dados biográficos, arquitetado para perscrutar a questão: O que marca a educação das sensibilidades de professoras em formação inicial? Caracterizado como espaço para o exercício de rememorar e tecer narrativas de processos formativos, nos encontros-ateliê fez-se uso de artefatos artístico-expressivos, até chegar à escrita narrativa. Os percursos visibilizados indicam que: a formação estética vai sendo tecida, desde a infância, com miudezas, com fios não apenas da arte, mas sobretudo da/na natureza; as experiências estéticas, que conectam sensibilidade e cognição, fazem-se com a presença de figuras de ligação que ajudam a ampliar sentidos e significar a vida pelo afeto. Um aspecto da metodologia também foi ressaltado: a forma e o conteúdo dos encontros-ateliê, apoiando a escuta de professoras em formação por meio de fazeres artísticos-artesanais-corporais, além de validar um singular dispositivo para a pesquisa autobiográfica, legitimam um instrumento de formação que propicia mais do que um conhecimento de si, a prática de si.
id RCAP_e4db7b8e5633a96ae00fafa289311a5b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estéticaNarrativas autobiográficasFormação estética docentePesquisa-formaçãometodologiaEncontros-ateliêMemória: infânciaA formação estética docente, relacionada a processos, experiências e repertórios que contribuem para alargar a sensibilidade e ampliar as possibilidades de interpretação e de atuação no mundo, é o foco do presente artigo, resultado de investigação realizada com professoras em formação inicial. Situado no campo teórico-metodológico das abordagens autobiográficas, o estudo articulou fundamentos de uma pedagogia da autonomia e práticas artísticas. O trabalho com múltiplas linguagens sustentou os saberes-fazeres de encontros-ateliê, principal dispositivo de geração de dados biográficos, arquitetado para perscrutar a questão: O que marca a educação das sensibilidades de professoras em formação inicial? Caracterizado como espaço para o exercício de rememorar e tecer narrativas de processos formativos, nos encontros-ateliê fez-se uso de artefatos artístico-expressivos, até chegar à escrita narrativa. Os percursos visibilizados indicam que: a formação estética vai sendo tecida, desde a infância, com miudezas, com fios não apenas da arte, mas sobretudo da/na natureza; as experiências estéticas, que conectam sensibilidade e cognição, fazem-se com a presença de figuras de ligação que ajudam a ampliar sentidos e significar a vida pelo afeto. Um aspecto da metodologia também foi ressaltado: a forma e o conteúdo dos encontros-ateliê, apoiando a escuta de professoras em formação por meio de fazeres artísticos-artesanais-corporais, além de validar um singular dispositivo para a pesquisa autobiográfica, legitimam um instrumento de formação que propicia mais do que um conhecimento de si, a prática de si.2022-07-05T15:00:19Z2022-07-052021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32283http://hdl.handle.net/10174/32283https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75592porOstetto, L. & Folque, M. A. (2021). Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educar em Revista, Educar em Revista, 37, e75592.Departamento de Pedagogia e Educaçãolucianaostetto@id.uff.brmafm@uevora.ptOstetto, LucianaFolque, M. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:15.489369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
title Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
spellingShingle Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
Ostetto, Luciana
Narrativas autobiográficas
Formação estética docente
Pesquisa-formação
metodologia
Encontros-ateliê
Memória: infância
title_short Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
title_full Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
title_fullStr Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
title_full_unstemmed Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
title_sort Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética
author Ostetto, Luciana
author_facet Ostetto, Luciana
Folque, M. A.
author_role author
author2 Folque, M. A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostetto, Luciana
Folque, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas autobiográficas
Formação estética docente
Pesquisa-formação
metodologia
Encontros-ateliê
Memória: infância
topic Narrativas autobiográficas
Formação estética docente
Pesquisa-formação
metodologia
Encontros-ateliê
Memória: infância
description A formação estética docente, relacionada a processos, experiências e repertórios que contribuem para alargar a sensibilidade e ampliar as possibilidades de interpretação e de atuação no mundo, é o foco do presente artigo, resultado de investigação realizada com professoras em formação inicial. Situado no campo teórico-metodológico das abordagens autobiográficas, o estudo articulou fundamentos de uma pedagogia da autonomia e práticas artísticas. O trabalho com múltiplas linguagens sustentou os saberes-fazeres de encontros-ateliê, principal dispositivo de geração de dados biográficos, arquitetado para perscrutar a questão: O que marca a educação das sensibilidades de professoras em formação inicial? Caracterizado como espaço para o exercício de rememorar e tecer narrativas de processos formativos, nos encontros-ateliê fez-se uso de artefatos artístico-expressivos, até chegar à escrita narrativa. Os percursos visibilizados indicam que: a formação estética vai sendo tecida, desde a infância, com miudezas, com fios não apenas da arte, mas sobretudo da/na natureza; as experiências estéticas, que conectam sensibilidade e cognição, fazem-se com a presença de figuras de ligação que ajudam a ampliar sentidos e significar a vida pelo afeto. Um aspecto da metodologia também foi ressaltado: a forma e o conteúdo dos encontros-ateliê, apoiando a escuta de professoras em formação por meio de fazeres artísticos-artesanais-corporais, além de validar um singular dispositivo para a pesquisa autobiográfica, legitimam um instrumento de formação que propicia mais do que um conhecimento de si, a prática de si.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-05T15:00:19Z
2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32283
http://hdl.handle.net/10174/32283
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75592
url http://hdl.handle.net/10174/32283
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educar em Revista, Educar em Revista, 37, e75592.
Departamento de Pedagogia e Educação
lucianaostetto@id.uff.br
mafm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136694075654144