Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Sónia Adelina Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39598
Resumo: É destacada a importância do alinhamento da informação, ao longo de todo o processo da Cadeia de abastecimento, principalmente no seu último elo, última milha. Não só por ser uma das partes mais importantes deste processo complexo e dinâmico, como também por ser a imagem de muito trabalho e de muitas empresas por detrás de uma entrega. Posto isto, a maior preocupação das empresas recai então em novas formas de competir, paralelamente ao avanço e aumento do Comércio eletrónico. Procurando ferramentas e/ou metodologias que permitam aumentar a sua produtividade, com custos baixos e competitivos. Com o passar do tempo, o Cliente passou a ser ainda mais o centro de todas as ações e o foco principal. O objetivo é satisfazê-lo, no dia e hora pretendida, ao menor custo possível. Nesta área, todos os minutos contam e o tempo que o produto demora a ser preparado, até que entregue terá de ser o menor possível. Graças a isto a gestão da Cadeia de abastecimento está inteiramente ligada à melhoria contínua. Esta dissertação assenta principalmente na Última milha e no Dashboard desenvolvido para criar uma solução que permita acompanhar internamente a distribuição. Conseguindo rastrear a rota planeada com a rota real e a entrega ao Cliente final, registando e analisando os tempos reais, durante o processo de transporte. Assim como permitir a identificação rápida de uma determinada encomenda e agilizar o necessário, de uma forma rápida e simples, contando com os vários intervenientes. Por sua vez e com o seu desenvolvimento, a possível implementação do Dashboard assenta numa melhoria considerável para a atividade. Permite uma logística focada numa distribuição abrangente, eficiente e ágil, integrando todas as operações numa única e consistente plataforma tecnológica. Permitindo também o planeamento e a otimização máxima de todos os recursos. Assim como fundamentalmente a visão holística e a rastreabilidade de qualquer encomenda em distribuição
id RCAP_e4e2c7e6ec249326f537d14a269b5134
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuiçãoComércio EletrónicoÚltima MilhaConcepçãoDashboardE-commerceLast MileConceptionDashboardÉ destacada a importância do alinhamento da informação, ao longo de todo o processo da Cadeia de abastecimento, principalmente no seu último elo, última milha. Não só por ser uma das partes mais importantes deste processo complexo e dinâmico, como também por ser a imagem de muito trabalho e de muitas empresas por detrás de uma entrega. Posto isto, a maior preocupação das empresas recai então em novas formas de competir, paralelamente ao avanço e aumento do Comércio eletrónico. Procurando ferramentas e/ou metodologias que permitam aumentar a sua produtividade, com custos baixos e competitivos. Com o passar do tempo, o Cliente passou a ser ainda mais o centro de todas as ações e o foco principal. O objetivo é satisfazê-lo, no dia e hora pretendida, ao menor custo possível. Nesta área, todos os minutos contam e o tempo que o produto demora a ser preparado, até que entregue terá de ser o menor possível. Graças a isto a gestão da Cadeia de abastecimento está inteiramente ligada à melhoria contínua. Esta dissertação assenta principalmente na Última milha e no Dashboard desenvolvido para criar uma solução que permita acompanhar internamente a distribuição. Conseguindo rastrear a rota planeada com a rota real e a entrega ao Cliente final, registando e analisando os tempos reais, durante o processo de transporte. Assim como permitir a identificação rápida de uma determinada encomenda e agilizar o necessário, de uma forma rápida e simples, contando com os vários intervenientes. Por sua vez e com o seu desenvolvimento, a possível implementação do Dashboard assenta numa melhoria considerável para a atividade. Permite uma logística focada numa distribuição abrangente, eficiente e ágil, integrando todas as operações numa única e consistente plataforma tecnológica. Permitindo também o planeamento e a otimização máxima de todos os recursos. Assim como fundamentalmente a visão holística e a rastreabilidade de qualquer encomenda em distribuiçãoThe importance of information alignment is highlighted, throughout the whole Supply Chain process, especially in its last link, the last mile. Not only because it is one of the most important parts of this complex and dynamic process, but also because it is the image of hard work and many companies behind a delivery. Having said this, the companies' main concern then falls on new ways of competing, in parallel with the advance and increase of E-commerce. Looking for tools and/or methodologies that allow them to increase their productivity, with low and competitive costs. Over time, the Customer has become even more the center of all actions and the focus. The objective is to satisfy them, on the day and time required, at the lowest possible cost. In this area, every minute counts and the time the product takes to be prepared until it is delivered to the end consumer must be as short as possible. Thanks to this, supply chain management is entirely linked to continuous improvement. This dissertation is mainly based on the Last Mile and the developed Dashboard and in turn find the solution that allows to internally monitor the distribution. Being able to track the planned route with the actual route and delivery to the final Customer, recording and analyzing the actual times, during the transport process. As well as allowing the quick identification of a certain order and speeding up what is needed, in a quick and simple way, relying on the support of the Contact Centre. In turn, and with its development, the possible implementation of the Dashboard is a considerable improvement for our activity. It allows for comprehensive, efficient and agile logistics focused on distribution, integrating all operations on a single, consistent technological platform. It also allows maximum planning and optimization of all resources. As well as fundamentally the holistic view and traceability of any order, in distribution.Rosseau, JoséVaz, VirgílioRepositório ComumGermano, Sónia Adelina Pereira2022-03-02T15:31:47Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39598TID:202999394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:08.897507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
title Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
spellingShingle Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
Germano, Sónia Adelina Pereira
Comércio Eletrónico
Última Milha
Concepção
Dashboard
E-commerce
Last Mile
Conception
Dashboard
title_short Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
title_full Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
title_fullStr Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
title_full_unstemmed Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
title_sort Última milha: conceptualização de dashboard de acompanhamento à distribuição
author Germano, Sónia Adelina Pereira
author_facet Germano, Sónia Adelina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosseau, José
Vaz, Virgílio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Sónia Adelina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Eletrónico
Última Milha
Concepção
Dashboard
E-commerce
Last Mile
Conception
Dashboard
topic Comércio Eletrónico
Última Milha
Concepção
Dashboard
E-commerce
Last Mile
Conception
Dashboard
description É destacada a importância do alinhamento da informação, ao longo de todo o processo da Cadeia de abastecimento, principalmente no seu último elo, última milha. Não só por ser uma das partes mais importantes deste processo complexo e dinâmico, como também por ser a imagem de muito trabalho e de muitas empresas por detrás de uma entrega. Posto isto, a maior preocupação das empresas recai então em novas formas de competir, paralelamente ao avanço e aumento do Comércio eletrónico. Procurando ferramentas e/ou metodologias que permitam aumentar a sua produtividade, com custos baixos e competitivos. Com o passar do tempo, o Cliente passou a ser ainda mais o centro de todas as ações e o foco principal. O objetivo é satisfazê-lo, no dia e hora pretendida, ao menor custo possível. Nesta área, todos os minutos contam e o tempo que o produto demora a ser preparado, até que entregue terá de ser o menor possível. Graças a isto a gestão da Cadeia de abastecimento está inteiramente ligada à melhoria contínua. Esta dissertação assenta principalmente na Última milha e no Dashboard desenvolvido para criar uma solução que permita acompanhar internamente a distribuição. Conseguindo rastrear a rota planeada com a rota real e a entrega ao Cliente final, registando e analisando os tempos reais, durante o processo de transporte. Assim como permitir a identificação rápida de uma determinada encomenda e agilizar o necessário, de uma forma rápida e simples, contando com os vários intervenientes. Por sua vez e com o seu desenvolvimento, a possível implementação do Dashboard assenta numa melhoria considerável para a atividade. Permite uma logística focada numa distribuição abrangente, eficiente e ágil, integrando todas as operações numa única e consistente plataforma tecnológica. Permitindo também o planeamento e a otimização máxima de todos os recursos. Assim como fundamentalmente a visão holística e a rastreabilidade de qualquer encomenda em distribuição
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-02T15:31:47Z
2022-01
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39598
TID:202999394
url http://hdl.handle.net/10400.26/39598
identifier_str_mv TID:202999394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135392552714240