Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28290 |
Resumo: | Há muito que a gestão pública recorre ao outsourcing de TI, apostando em contratos e parcerias de longo prazo. Porém, com base na literatura existente, existem dificuldades em demonstrar resultados que comprovem o sucesso desta opção. Sabes-se que o sucesso do outsourcing de TI está associado a contratos curtos, em organizações com capacidades internas para assegurar a gestão de TI, e onde exista alguma previsibilidade acerca do futuro da organização. Por outro lado, reconhece-se que o serviço público tem características próprias, mas pouco se sabe acerca do seu impacto no sucesso do outsourcing de TI. Existem poucos estudos no contexto europeu e não se conhecem estudos aplicados à realidade portuguesa. Assim, o presente estudo investigou os fatores do sucesso do outsourcing de TI no setor público português, através do efeito da qualidade da parceria entre fornecedor e cliente, e da capacidade interna da organização pública. Através de um questionário online foram recolhidas 98 respostas de trabalhadores da área informática que desempenham funções públicas. Os resultados demonstraram que a qualidade da relação de parceria e a retenção de capacidades internas, estão positivamente correlacionadas com o sucesso do outsourcing. Demonstrou-se ainda que a retenção de capacidades internas apresenta um efeito mediador na relação entre a qualidade da parceria e o sucesso do outsourcing de TI. Em conclusão, os resultados deste estudo sugerem que o sucesso do outsourcing de TI no setor público português, depende da construção de relações de parceria que fomentem a retenção de capacidades na organização pública cliente. |
id |
RCAP_e4e336b05425448e2f7fda9dddb077e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público PortuguêsSucesso do outsourcing de TIQualidade da parceriaCapacidades internasSetor público -- Public sectorITO successPartnership qualityOrganizational capabilitiesHá muito que a gestão pública recorre ao outsourcing de TI, apostando em contratos e parcerias de longo prazo. Porém, com base na literatura existente, existem dificuldades em demonstrar resultados que comprovem o sucesso desta opção. Sabes-se que o sucesso do outsourcing de TI está associado a contratos curtos, em organizações com capacidades internas para assegurar a gestão de TI, e onde exista alguma previsibilidade acerca do futuro da organização. Por outro lado, reconhece-se que o serviço público tem características próprias, mas pouco se sabe acerca do seu impacto no sucesso do outsourcing de TI. Existem poucos estudos no contexto europeu e não se conhecem estudos aplicados à realidade portuguesa. Assim, o presente estudo investigou os fatores do sucesso do outsourcing de TI no setor público português, através do efeito da qualidade da parceria entre fornecedor e cliente, e da capacidade interna da organização pública. Através de um questionário online foram recolhidas 98 respostas de trabalhadores da área informática que desempenham funções públicas. Os resultados demonstraram que a qualidade da relação de parceria e a retenção de capacidades internas, estão positivamente correlacionadas com o sucesso do outsourcing. Demonstrou-se ainda que a retenção de capacidades internas apresenta um efeito mediador na relação entre a qualidade da parceria e o sucesso do outsourcing de TI. Em conclusão, os resultados deste estudo sugerem que o sucesso do outsourcing de TI no setor público português, depende da construção de relações de parceria que fomentem a retenção de capacidades na organização pública cliente.The external sourcing of IT resources is not new to public management practice, in fact, public organizations are known to outsource and maintain contracts and long term relationships with multiple suppliers. However, according to existing literature, there are doubts and difficulties in demonstrating results and the success of this decisions. The best results of ITO are associated with sort term contracts, where a certain level of internal IT capabilities are retained and some level of previsibility about the future of the organization is possible. There is also, a recognition of different values, priorities and several other contextual factors that determine ITO success, but in spite of the pressure to reduce public expenditure, there is still little knowledge about what determines the success of this type of investment. There is a reduced number of European authors investigating ITO success in public setor, therefore, in this studie we focused in the Portuguese public setor and evaluated the effect of partnership quality and organizational capabilities. An online questionnaire was applied to 98 participants from several IT departments in public organizations. Results suggest that relationship quality and organizational capabilities determine ITO success. There is also evidence that organizacional capabilities mediate the effect of relationship quality on ITO success. Finally, results suggest that ITO success in portuguese public sector depend on quality partnerships with IT suppliers that promote retention of capabilities on client organizations.2023-03-14T10:27:57Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-132022-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28290TID:203232119porPaiva, Hélder Filipe Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:31.145880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
title |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
spellingShingle |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português Paiva, Hélder Filipe Cardoso Sucesso do outsourcing de TI Qualidade da parceria Capacidades internas Setor público -- Public sector ITO success Partnership quality Organizational capabilities |
title_short |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
title_full |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
title_fullStr |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
title_full_unstemmed |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
title_sort |
Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português |
author |
Paiva, Hélder Filipe Cardoso |
author_facet |
Paiva, Hélder Filipe Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Hélder Filipe Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso do outsourcing de TI Qualidade da parceria Capacidades internas Setor público -- Public sector ITO success Partnership quality Organizational capabilities |
topic |
Sucesso do outsourcing de TI Qualidade da parceria Capacidades internas Setor público -- Public sector ITO success Partnership quality Organizational capabilities |
description |
Há muito que a gestão pública recorre ao outsourcing de TI, apostando em contratos e parcerias de longo prazo. Porém, com base na literatura existente, existem dificuldades em demonstrar resultados que comprovem o sucesso desta opção. Sabes-se que o sucesso do outsourcing de TI está associado a contratos curtos, em organizações com capacidades internas para assegurar a gestão de TI, e onde exista alguma previsibilidade acerca do futuro da organização. Por outro lado, reconhece-se que o serviço público tem características próprias, mas pouco se sabe acerca do seu impacto no sucesso do outsourcing de TI. Existem poucos estudos no contexto europeu e não se conhecem estudos aplicados à realidade portuguesa. Assim, o presente estudo investigou os fatores do sucesso do outsourcing de TI no setor público português, através do efeito da qualidade da parceria entre fornecedor e cliente, e da capacidade interna da organização pública. Através de um questionário online foram recolhidas 98 respostas de trabalhadores da área informática que desempenham funções públicas. Os resultados demonstraram que a qualidade da relação de parceria e a retenção de capacidades internas, estão positivamente correlacionadas com o sucesso do outsourcing. Demonstrou-se ainda que a retenção de capacidades internas apresenta um efeito mediador na relação entre a qualidade da parceria e o sucesso do outsourcing de TI. Em conclusão, os resultados deste estudo sugerem que o sucesso do outsourcing de TI no setor público português, depende da construção de relações de parceria que fomentem a retenção de capacidades na organização pública cliente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13T00:00:00Z 2022-12-13 2022-09 2023-03-14T10:27:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/28290 TID:203232119 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/28290 |
identifier_str_mv |
TID:203232119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134847941214208 |