Fatores de sucesso do outsourcing de TI no setor público Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Hélder Filipe Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28290
Resumo: Há muito que a gestão pública recorre ao outsourcing de TI, apostando em contratos e parcerias de longo prazo. Porém, com base na literatura existente, existem dificuldades em demonstrar resultados que comprovem o sucesso desta opção. Sabes-se que o sucesso do outsourcing de TI está associado a contratos curtos, em organizações com capacidades internas para assegurar a gestão de TI, e onde exista alguma previsibilidade acerca do futuro da organização. Por outro lado, reconhece-se que o serviço público tem características próprias, mas pouco se sabe acerca do seu impacto no sucesso do outsourcing de TI. Existem poucos estudos no contexto europeu e não se conhecem estudos aplicados à realidade portuguesa. Assim, o presente estudo investigou os fatores do sucesso do outsourcing de TI no setor público português, através do efeito da qualidade da parceria entre fornecedor e cliente, e da capacidade interna da organização pública. Através de um questionário online foram recolhidas 98 respostas de trabalhadores da área informática que desempenham funções públicas. Os resultados demonstraram que a qualidade da relação de parceria e a retenção de capacidades internas, estão positivamente correlacionadas com o sucesso do outsourcing. Demonstrou-se ainda que a retenção de capacidades internas apresenta um efeito mediador na relação entre a qualidade da parceria e o sucesso do outsourcing de TI. Em conclusão, os resultados deste estudo sugerem que o sucesso do outsourcing de TI no setor público português, depende da construção de relações de parceria que fomentem a retenção de capacidades na organização pública cliente.
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