A utilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavrador, Rute Sónia Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10996
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling A utilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em EducaçãoInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisClassificação Internacional de FuncionalidadeIncapacidade e Saúde (CIF)Educação EspecialInclusionSpecial Educational NeedsInternational Classification of FunctioningDisability and Health (ICF)Special Education376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Pretendemos com o presente estudo avaliar a utilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em educação. Como objectivo principal, ambicionamos verificar se a aplicação da CIF é útil na avaliação das crianças/alunos com NEE, tendo em conta a obrigatoriedade do seu uso como preceituado no decreto-lei 3/2008, de 7 de Janeiro. A abordagem metodológica empreendida foi a quantitativa, tendo sido aplicada a uma amostra de sete agrupamentos englobando na totalidade sete professores do ensino básico, sete professores de educação especial e sete psicólogos. Foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: a checklist da CIF, acompanhada de um caso prático (idêntico para todos os agrupamentos), previamente fornecido pelo Ministério de Educação em acções de formação que promoveu sobre a aplicação da mesma; e o questionário, por nós elaborado, com a finalidade de avaliar as percepções sobre a utilidade da CIF na Educação, o qual foi preenchido individualmente por cada um dos participantes. Posteriormente, os resultados foram analisados através de uma estatística descritiva, o que nos permitiu concluir sobre a total subjectividade com que o mesmo caso pode ser interpretado, em cada agrupamento, quando aplicada a checklist. Verificámos total disparidade e heterogeneidade nas opções de resposta dadas, em todas as categorias, por parte dos agrupamentos, o que nos leva a concluir que cada agrupamento interpretou de diferente forma o mesmo caso. Resultado semelhante ocorre com a análise do questionário, onde apurámos evidente subjectividade nas respostas dadas por parte de cada um dos participantes. Embora algumas opiniões dos mesmos refiram a eficácia da CIF, constatamos uma elevada incongruência relativa ao seu preenchimento.With this study we intend to evaluate the usefulness of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in education. As our Main goal, we aspire verify whether the ICF´s application is useful in SEN children / pupils evaluation, according to its requirement passed as a Law Bill 3 / 2008 7th of January. The methodological approach followed was quantitative and was applied to a seven group sample, including elementary and special education teachers and psychologists. We used two instruments to gather information: an ICF´s checklist, along with a practical case (the same for all groups) previously provided and used in trainings promoting its application by the Education office and a questionnaire that we prepared, in order to understand about the usefulness of the ICF in Education, and was done by their own. Afterward, using descriptive statistics all the results were analyzed, allowing us to conclude that the same case can be interpreted subjectively by each group, once the checklist is applied. We have seen total discrepancy and heterogeneity in the responses given by the different categories and group leads us to conclude that each group interpreted differently the same case. When the questionnaire is also analyzed a similar result occurs, leading us to confirm obvious subjectivity in the responses given by each participant. Although some of these reviews relate the effectiveness of the ICF, we found a high inconsistency on its conclusion.Correia, Luís de MirandaUniversidade do MinhoLavrador, Rute Sónia Fernandes2010-02-222010-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:01.868745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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