Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Maria Teresa
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17146
Resumo: Estudou-se a variação intracíclica da população da processionária, Thaumetopoea pityocampa Schiff. durante o ciclo biológico 1972-1973, num povoamento de Pinas pinaster Sol. situado na Herdade de Contador (Pegões) onde os ataques desta praga são frequentes. Comparou-se o ciclo de vida do insecto com o dos seus parasitas, para se avaliar quais os rnais eficazes. Verificou-se que o abaixamento da população (variação entre o número de ovos e o número de adultos a que estes deram origem) foi bastante elevado neste ciclo atingindo os 92,5%. Concluiu-se, no caso em estudo, que a acção dos parasitas oófagos contribuiu com cerca de 35% para a diminuição da população e que o parasita de larvas Phryxe caudata Rond. é também eficaz originando apenas com a primeira geração uma diminuição da população de 26,2%. Os métodos radiográficos utilizados para estudar a diminuição da população na fase pupal permitiram determinar com nitidez os aspectos do parasitismo e diapausa. O autor julga que os Raios X foram usados pela primeira vez para determinar com elevado grau de resolução a diapausa
id RCAP_e4f22572aa6b75e5d54bf716c89ab0ea
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)Thaumetopoea pityocampaPinus pinasterciclo biológicoprocessionária do pinheiroEstudou-se a variação intracíclica da população da processionária, Thaumetopoea pityocampa Schiff. durante o ciclo biológico 1972-1973, num povoamento de Pinas pinaster Sol. situado na Herdade de Contador (Pegões) onde os ataques desta praga são frequentes. Comparou-se o ciclo de vida do insecto com o dos seus parasitas, para se avaliar quais os rnais eficazes. Verificou-se que o abaixamento da população (variação entre o número de ovos e o número de adultos a que estes deram origem) foi bastante elevado neste ciclo atingindo os 92,5%. Concluiu-se, no caso em estudo, que a acção dos parasitas oófagos contribuiu com cerca de 35% para a diminuição da população e que o parasita de larvas Phryxe caudata Rond. é também eficaz originando apenas com a primeira geração uma diminuição da população de 26,2%. Os métodos radiográficos utilizados para estudar a diminuição da população na fase pupal permitiram determinar com nitidez os aspectos do parasitismo e diapausa. O autor julga que os Raios X foram usados pela primeira vez para determinar com elevado grau de resolução a diapausaISARepositório da Universidade de LisboaCabral, Maria Teresa2019-01-28T09:57:01Z19791979-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:25.152944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
title Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
spellingShingle Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
Cabral, Maria Teresa
Thaumetopoea pityocampa
Pinus pinaster
ciclo biológico
processionária do pinheiro
title_short Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
title_full Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
title_fullStr Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
title_full_unstemmed Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
title_sort Contribuição para o conhecimento da tabela de vida da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.)
author Cabral, Maria Teresa
author_facet Cabral, Maria Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Thaumetopoea pityocampa
Pinus pinaster
ciclo biológico
processionária do pinheiro
topic Thaumetopoea pityocampa
Pinus pinaster
ciclo biológico
processionária do pinheiro
description Estudou-se a variação intracíclica da população da processionária, Thaumetopoea pityocampa Schiff. durante o ciclo biológico 1972-1973, num povoamento de Pinas pinaster Sol. situado na Herdade de Contador (Pegões) onde os ataques desta praga são frequentes. Comparou-se o ciclo de vida do insecto com o dos seus parasitas, para se avaliar quais os rnais eficazes. Verificou-se que o abaixamento da população (variação entre o número de ovos e o número de adultos a que estes deram origem) foi bastante elevado neste ciclo atingindo os 92,5%. Concluiu-se, no caso em estudo, que a acção dos parasitas oófagos contribuiu com cerca de 35% para a diminuição da população e que o parasita de larvas Phryxe caudata Rond. é também eficaz originando apenas com a primeira geração uma diminuição da população de 26,2%. Os métodos radiográficos utilizados para estudar a diminuição da população na fase pupal permitiram determinar com nitidez os aspectos do parasitismo e diapausa. O autor julga que os Raios X foram usados pela primeira vez para determinar com elevado grau de resolução a diapausa
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979
1979-01-01T00:00:00Z
2019-01-28T09:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17146
url http://hdl.handle.net/10400.5/17146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISA
publisher.none.fl_str_mv ISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131113660088320