A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Nuno José Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7631
Resumo: Este relatório descreve a prática de ensino supervisionada realizada em cursos de educação e formação de adultos de nível básico, no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real. No seguimento desta prática de ensino ocorreram situações e momentos que apelaram à necessidade de adaptar e/ou adotar alternativas pedagógicas, no sentido de um maior e melhor acompanhamento da aprendizagem dos alunos, não limitando o processo de ensino e de aprendizagem às dimensões de tempo e espaço de sala de aula. Partindo deste pressuposto e como forma de resolução, surgiu a ideia de recorrer a tecnologias de apoio ao ensino e à aprendizagem como são os Learning Management Systems (LMS). Os LMS possibilitam uma especificação e diversificação de métodos de aprendizagem como a interação, partilha e a comunicação dentro e fora da sala de aula. Assim, propõe-se neste documento a integração da plataforma LMS Edmodo, no contexto da educação e formação de adultos, de forma a verificar-se a eficácia desta plataforma no processo de ensino e de aprendizagem no ensino presencial. O Edmodo, sendo um híbrido de plataforma de aprendizagem e de rede social, é definido como um LMS social educativo. A proposta vem no sentido de apresentar as plataformas LMS, nomeadamente o Edmodo, como alternativa educativa de forma a colmatar ou mesmo eliminar situações limitadoras do ensino e da aprendizagem inerentes ao ensino presencial. É de salientar que a rede social de aprendizagem Edmodo facilita uma ambientação e interação nomeadamente aos alunos já utilizadores das redes sociais convencionais como o Facebook e o Twitter. Esta plataforma permite o apoio ao ensino presencial e possibilita o ensino à distância (b-learning), e encontra-se disponível na versão Web, e inclusive em apps móveis para smartphone e tablet (m-learning). Nesta linha, o Edmodo permite um processo de ensino e de aprendizagem contínuo e permanente, bem como, um meio de contacto e aproximação entre os elementos integrantes deste processo, professor e aluno, com os pais/tutores/orientadores.
id RCAP_e50a18dbf408949ecdd8a310be37bdc7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFATecnologias da informação e comunicaçãoCursos EFAE-learningB-learningM-learningPlataforma EdmodoEste relatório descreve a prática de ensino supervisionada realizada em cursos de educação e formação de adultos de nível básico, no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real. No seguimento desta prática de ensino ocorreram situações e momentos que apelaram à necessidade de adaptar e/ou adotar alternativas pedagógicas, no sentido de um maior e melhor acompanhamento da aprendizagem dos alunos, não limitando o processo de ensino e de aprendizagem às dimensões de tempo e espaço de sala de aula. Partindo deste pressuposto e como forma de resolução, surgiu a ideia de recorrer a tecnologias de apoio ao ensino e à aprendizagem como são os Learning Management Systems (LMS). Os LMS possibilitam uma especificação e diversificação de métodos de aprendizagem como a interação, partilha e a comunicação dentro e fora da sala de aula. Assim, propõe-se neste documento a integração da plataforma LMS Edmodo, no contexto da educação e formação de adultos, de forma a verificar-se a eficácia desta plataforma no processo de ensino e de aprendizagem no ensino presencial. O Edmodo, sendo um híbrido de plataforma de aprendizagem e de rede social, é definido como um LMS social educativo. A proposta vem no sentido de apresentar as plataformas LMS, nomeadamente o Edmodo, como alternativa educativa de forma a colmatar ou mesmo eliminar situações limitadoras do ensino e da aprendizagem inerentes ao ensino presencial. É de salientar que a rede social de aprendizagem Edmodo facilita uma ambientação e interação nomeadamente aos alunos já utilizadores das redes sociais convencionais como o Facebook e o Twitter. Esta plataforma permite o apoio ao ensino presencial e possibilita o ensino à distância (b-learning), e encontra-se disponível na versão Web, e inclusive em apps móveis para smartphone e tablet (m-learning). Nesta linha, o Edmodo permite um processo de ensino e de aprendizagem contínuo e permanente, bem como, um meio de contacto e aproximação entre os elementos integrantes deste processo, professor e aluno, com os pais/tutores/orientadores.This report describes an internship developed in adult education and training courses of basic level in the discipline of Information and Communication Technologies at Escola 2,3 Diogo Cão, headquarter of the Agrupamento de Escolas Diogo Cão in Vila Real. In the following of this internship situations and moments have occurred that called for the need to adapt and/or adopt educational alternatives towards a larger and better monitoring of student learning, not limiting the process of teaching and learning to the time and space dimensions of the classroom. Under this assumption and as a way of resolution, it emerged the idea of using technology to support teaching and learning as is the case of the Learning Management Systems (LMS). The LMS enables a specification and diversification of learning methods such as interaction, sharing and communication within and outside the classroom. Thus, it is proposed in this document the integration of Edmodo platform in the context of adult education and training, in order to verify the effectiveness of this platform in the process of teaching and learning in the classroom. The Edmodo, being an hybrid of a learning platform and a social network, is defined as an educational social LMS. The proposal has the meaning to bring forward the LMS platforms, namely Edmodo, as an educational alternative in order to fill or even eliminate limiting situations of teaching and learning inherent to the teaching in the classroom. It should be noted that the Edmodo educational social network facilitates interaction and ambiance mainly in students already users of conventional social networks like Facebook and Twitter. This platform enables support for the teaching in the classroom and distance learning (b-learning), and is available in the Web version, and even in mobile apps for smartphone and tablet (m-learning). In this line, the Edmodo allows a continuous and lifelong process of education and learning, as well as a means of contact and closeness between integral elements of this process, teacher and student, and the parents/guardians/mentors.2017-05-17T17:45:47Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7631TID:201979888porConde, Nuno José Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:26.075871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
title A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
spellingShingle A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
Conde, Nuno José Lopes
Tecnologias da informação e comunicação
Cursos EFA
E-learning
B-learning
M-learning
Plataforma Edmodo
title_short A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
title_full A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
title_fullStr A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
title_full_unstemmed A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
title_sort A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA
author Conde, Nuno José Lopes
author_facet Conde, Nuno José Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Nuno José Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Cursos EFA
E-learning
B-learning
M-learning
Plataforma Edmodo
topic Tecnologias da informação e comunicação
Cursos EFA
E-learning
B-learning
M-learning
Plataforma Edmodo
description Este relatório descreve a prática de ensino supervisionada realizada em cursos de educação e formação de adultos de nível básico, no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real. No seguimento desta prática de ensino ocorreram situações e momentos que apelaram à necessidade de adaptar e/ou adotar alternativas pedagógicas, no sentido de um maior e melhor acompanhamento da aprendizagem dos alunos, não limitando o processo de ensino e de aprendizagem às dimensões de tempo e espaço de sala de aula. Partindo deste pressuposto e como forma de resolução, surgiu a ideia de recorrer a tecnologias de apoio ao ensino e à aprendizagem como são os Learning Management Systems (LMS). Os LMS possibilitam uma especificação e diversificação de métodos de aprendizagem como a interação, partilha e a comunicação dentro e fora da sala de aula. Assim, propõe-se neste documento a integração da plataforma LMS Edmodo, no contexto da educação e formação de adultos, de forma a verificar-se a eficácia desta plataforma no processo de ensino e de aprendizagem no ensino presencial. O Edmodo, sendo um híbrido de plataforma de aprendizagem e de rede social, é definido como um LMS social educativo. A proposta vem no sentido de apresentar as plataformas LMS, nomeadamente o Edmodo, como alternativa educativa de forma a colmatar ou mesmo eliminar situações limitadoras do ensino e da aprendizagem inerentes ao ensino presencial. É de salientar que a rede social de aprendizagem Edmodo facilita uma ambientação e interação nomeadamente aos alunos já utilizadores das redes sociais convencionais como o Facebook e o Twitter. Esta plataforma permite o apoio ao ensino presencial e possibilita o ensino à distância (b-learning), e encontra-se disponível na versão Web, e inclusive em apps móveis para smartphone e tablet (m-learning). Nesta linha, o Edmodo permite um processo de ensino e de aprendizagem contínuo e permanente, bem como, um meio de contacto e aproximação entre os elementos integrantes deste processo, professor e aluno, com os pais/tutores/orientadores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-17T17:45:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7631
TID:201979888
url http://hdl.handle.net/10348/7631
identifier_str_mv TID:201979888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137141654028288