Contributo das atividades investigativas na aprendizagem da temática "ocupação antrópica e problemas de ordenamento" : um estudo a alunos do 11º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22531 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia, Universidade de Lisboa, 2015 |
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Contributo das atividades investigativas na aprendizagem da temática "ocupação antrópica e problemas de ordenamento" : um estudo a alunos do 11º ano de escolaridadeCidadania - educaçãoBacias hidrográficasOrdenamento do território - ambienteRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia, Universidade de Lisboa, 2015Com o presente relatório, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, pretendia-se avaliar quais as potencialidades educativas das atividades investigativas na aprendizagem da temática “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento” e no desenvolvimento de competências de cidadania ativa em alunos do 11.º Ano de escolaridade. Procedeu-se à recolha e análise de dados atendendo às questões orientadoras formuladas: i) Que competências desenvolvem os alunos quando realizam atividades investigativas no âmbito da temática em causa, ii) Que dificuldades evidenciam na sua realização; iii) Que apreciações fazem os alunos sobre a mesma e iv) Qual o impacte deste tipo de atividades na promoção de cidadãos ativos. Da análise dos resultados obtidos verificou-se que os alunos desenvolveram competências ao nível dos conhecimentos substantivos e processuais, do raciocínio, da comunicação oral e escrita, das atitudes e da observação (“olhar” para o que nos rodeia, interpretar paisagens geológicas, etc.). Ao nível das dificuldades evidenciadas pelos alunos, centraram-se ao nível da formulação da questão investigativa, da utilização de algumas ferramentas de investigação e na apresentação dos resultados na forma oral. Para a quase totalidade dos alunos a atividade investigativa demonstrou-se significativa ao nível das aprendizagens, afirmando que não teriam efetuado as mesmas aprendizagens caso não a tivessem realizado. A possibilidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos a situações reais foi apontada como a mais-valia da atividade investigativa realizada. A atividade investigativa demonstrou-se igualmente importante ao nível do desenvolvimento de competências essenciais para a cidadania ativa, promovendo-se a aquisição de um novo corpo de saberes essenciais para o agir de forma consciente e responsável quando da discussão, debate e/ou participação em tomadas de posição.With the present report, developed under the supervised teaching practice, it was intended to assess the educational potential of inquiry activities in the learning “Anthropic Occupation and Planning Issues” thematic and the development of active citizenship skills on 11th grade students. Accordingly, we proceeded to the data collection and analysis attending the orienting questions: i) What skills do students develop performing inquiry activities under the concerned thematic; ii) what difficulties do they show during their performing; iii) What assessments do students about it and iv) What is the impact of such activities on the promotion of active citizens. The analysis of results reveals that students developed skills under conceptual and procedural knowledge’s, reasoning, oral and written communication, attitudes and observation (“look” at what is surrounding us, interpret geological landscapes, etc.). In terms of difficulties highlighted by the students, it is focused mainly in the formulation of the investigative question, in the use of specific research tools (cross section profiles and photographs interpretation under the geologist point of view) and the oral presentation of the results. For almost all students the inquiry activity revealed to be significant for their learning’s, with students saying that it wouldn’t be possible to reach the same learning’s without the inquiry activity. The possibility to apply their knowledge to real situations was pointed out as one of the most important outcomes of the inquiry activity. The inquiry activity proved to be equally important in terms of essential skills development for active citizenship, promoting the acquisition of new essential knowledge for students to act in a consciously and responsibly way when under discussion’s, debate’s and/or participation that lead them to the taken of personal position’s.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaRemígio, Sandra Maria da Costa Nunes Vaqueiro, 1972-2016-02-02T15:43:02Z20152015-10-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22531TID:201371405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:06.248495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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