Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6030 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança. |
id |
RCAP_e5154b3d3c6c077c2456cf797235150f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formaçãoFormação de professoresEnsino do 1.º CEBProfessor do 1.º CEBExpressão e Educação Musical1st Cycle of Basic Education teaching1st Cycle of Basic Education teacherMusical Expression and EducationO presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.This Internship Final Report is part of the terminus of the initial formation process of the master’s degree in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education teaching. For this purpose, a reflective and critical appreciation on the essential learnings of teacher performance was made in the context of the internship on the two scholar levels already mentioned. This investigation has as main objectives to reflect in a critical manner upon the curricular unit of Supervised Teaching Practice in 1st Cycle of Basic Education and Pre-School education; to inspect and comprehend the perspective of teachers of 1st Cycle of Basic Education regarding their Musical Education to teach Musical Expression and Education. To complete the proposed objectives, firstly, a revision of literature on this same theme was made, an empirical investigation followed, which allowed to complete said goals. The investigation, empirically speaking, takes on a descriptive characteristic, using questionnaire as inquire. The previous was applied to professors of 1st Cycle of Basic Education teaching the first four years of school, in different institutions of Viseu. The gathered data allows to conclude, in short, that the initial formation of teachers of elementary education is inadequate to the topics covered by the curricular unit of Musical Expression and Education; this same area is also addressed very lightly by titular class teachers due to a lack of education on this subject, thus creating insecurity.Aguiar, Maria Cristina PaisRocha, João Manuel De OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Ana Isabel Gonçalves da2022-02-08T01:30:12Z2019-02-082019-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6030TID:202339211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:18Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.576920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
title |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
spellingShingle |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação Costa, Ana Isabel Gonçalves da Formação de professores Ensino do 1.º CEB Professor do 1.º CEB Expressão e Educação Musical 1st Cycle of Basic Education teaching 1st Cycle of Basic Education teacher Musical Expression and Education |
title_short |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
title_full |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
title_fullStr |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
title_full_unstemmed |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
title_sort |
Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação |
author |
Costa, Ana Isabel Gonçalves da |
author_facet |
Costa, Ana Isabel Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Cristina Pais Rocha, João Manuel De Oliveira Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Isabel Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino do 1.º CEB Professor do 1.º CEB Expressão e Educação Musical 1st Cycle of Basic Education teaching 1st Cycle of Basic Education teacher Musical Expression and Education |
topic |
Formação de professores Ensino do 1.º CEB Professor do 1.º CEB Expressão e Educação Musical 1st Cycle of Basic Education teaching 1st Cycle of Basic Education teacher Musical Expression and Education |
description |
O presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-08 2019-02-08T00:00:00Z 2022-02-08T01:30:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6030 TID:202339211 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6030 |
identifier_str_mv |
TID:202339211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910468079616 |