Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Isabel Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6030
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.
id RCAP_e5154b3d3c6c077c2456cf797235150f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formaçãoFormação de professoresEnsino do 1.º CEBProfessor do 1.º CEBExpressão e Educação Musical1st Cycle of Basic Education teaching1st Cycle of Basic Education teacherMusical Expression and EducationO presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.This Internship Final Report is part of the terminus of the initial formation process of the master’s degree in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education teaching. For this purpose, a reflective and critical appreciation on the essential learnings of teacher performance was made in the context of the internship on the two scholar levels already mentioned. This investigation has as main objectives to reflect in a critical manner upon the curricular unit of Supervised Teaching Practice in 1st Cycle of Basic Education and Pre-School education; to inspect and comprehend the perspective of teachers of 1st Cycle of Basic Education regarding their Musical Education to teach Musical Expression and Education. To complete the proposed objectives, firstly, a revision of literature on this same theme was made, an empirical investigation followed, which allowed to complete said goals. The investigation, empirically speaking, takes on a descriptive characteristic, using questionnaire as inquire. The previous was applied to professors of 1st Cycle of Basic Education teaching the first four years of school, in different institutions of Viseu. The gathered data allows to conclude, in short, that the initial formation of teachers of elementary education is inadequate to the topics covered by the curricular unit of Musical Expression and Education; this same area is also addressed very lightly by titular class teachers due to a lack of education on this subject, thus creating insecurity.Aguiar, Maria Cristina PaisRocha, João Manuel De OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Ana Isabel Gonçalves da2022-02-08T01:30:12Z2019-02-082019-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6030TID:202339211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:18Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.576920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
title Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
spellingShingle Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
Costa, Ana Isabel Gonçalves da
Formação de professores
Ensino do 1.º CEB
Professor do 1.º CEB
Expressão e Educação Musical
1st Cycle of Basic Education teaching
1st Cycle of Basic Education teacher
Musical Expression and Education
title_short Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
title_full Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
title_fullStr Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
title_full_unstemmed Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
title_sort Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação
author Costa, Ana Isabel Gonçalves da
author_facet Costa, Ana Isabel Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Cristina Pais
Rocha, João Manuel De Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Isabel Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino do 1.º CEB
Professor do 1.º CEB
Expressão e Educação Musical
1st Cycle of Basic Education teaching
1st Cycle of Basic Education teacher
Musical Expression and Education
topic Formação de professores
Ensino do 1.º CEB
Professor do 1.º CEB
Expressão e Educação Musical
1st Cycle of Basic Education teaching
1st Cycle of Basic Education teacher
Musical Expression and Education
description O presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-08
2019-02-08T00:00:00Z
2022-02-08T01:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6030
TID:202339211
url http://hdl.handle.net/10400.19/6030
identifier_str_mv TID:202339211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910468079616