A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Barbosa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78722
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e5165d228e8f5fecbb6a2b7f21c8c937
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemáticaThe use of Gallery Walk to promote mathematical communicationComunicação matemática escritaComunicação matemática oralGallery WalkResolução de problemasOral mathematical communicationTroubleshootingWritten mathematical communicationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoA investigação presente neste relatório de estágio, decorreu no ano letivo de 2020/2021, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, sendo desenvolvida em dois contextos diferentes. Os contextos em que se realizou a investigação foram no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, nomeadamente numa turma do 4.º ano de escolaridade e numa turma do 5.º ano. A escolha do tema no interesse e motivações das crianças de ambas as turmas, selecionou-se a metodologia ativa: Gallery Walk. Recorrendo a esta metodologia pretendeu-se entender de que forma esta pode promover a comunicação matemática das crianças e, ainda, desejou-se responder a várias questões de investigação, sendo elas: Q1 – Quais as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas? Como as explicitam? Como as justificam? Que dificuldades sentem?; Q2 – Quais as dificuldades sentidas pelas crianças na interpretação das resoluções apresentadas pelos colegas? Como as questionam?; Q3 – Ao longo da intervenção, denotou-se alguma melhoria relativamente à comunicação matemática das crianças?. A investigação efetivada teve contornos de uma investigação-ação, sendo esta metodologia caraterizada pela sua natureza cíclica, o que permitiu a reformulação das atividades e a adaptação de novas experiências. A investigação, em ambos os ciclos, foi caraterizada por ter um problema inicial (momento diagnóstico), três experiências Gallery Walk e culminou com um problema final (momento de avaliação final). Ao longo das intervenções foi possível verificar que as estratégias de resolução utilizadas pelas turmas foram a partir do pictórico, a simplificação do problema, por tentativa/erro, por experimentação e, ainda, através da dedução lógica; justificando as suas resoluções com o recurso à linguagem comum. Observou-se, ainda, uma evolução positiva em relação aos vários domínios da comunicação matemática escrita (clareza, fundamentação, lógica e profundidade) como na comunicação matemática oral (fluidez, profundidade e recurso). Sendo que foi possível, no final, afirmar que a Gallery Walk promove a comunicação matemática.The research present in this internship report took place in the academic year 2020/2021, inserted in the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, Institute of Education, University of Minho, being developed in two different contexts. The contexts in which the research took place were in the 1st and 2nd cycles of basic education, namely in a 4th grade class and in a 5th grade class. The choice of the theme in the interest and motivations of the children of both classes, the active methodology: Gallery Walk was selected. Using this methodology, it was intended to understand how it can promote the mathematical communication of children and, also, it was desired to answer several research questions, namely: Q1 – What strategies are used by children in problem solving? How do you explain them? How do you justify them? What difficulties do you have?; Q2 – What difficulties did children feel in interpreting the resolutions presented by their peers? How do they question them?; Q – During the intervention, was there any improvement in the mathematical communication of children?. The effective investigation had the contours of an action investigation, and this methodology was characteristic of its cyclical nature, which allowed the reformulation of activities and the adaptation of new experiences. The investigation, in both cycles, was diagnosed by having an initial problem (diagnostic moment), three Gallery Walk experiments and culminated in a final problem (final evaluation moment). Troughout the interventions, it was possible to verify that the resolution strategies used by the groups were based on the pictorial, the simplification of the problem, by trial/error, by experimentation and, also, through logical deduction; justifuing their resolutions using common language. Furthermore, a positive evolution was observed in relation to the various domains of written mathematical communication (clarity, reasoning, logic and depth) as well as in oral mathematical communication (fluidity, depth and resource). Being that it was possible to affirm that the Gallery Walk promotes the mathematical communication.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoSilva, Diana Barbosa da2022-03-102022-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78722por203007115info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:16.955199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
The use of Gallery Walk to promote mathematical communication
title A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
spellingShingle A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
Silva, Diana Barbosa da
Comunicação matemática escrita
Comunicação matemática oral
Gallery Walk
Resolução de problemas
Oral mathematical communication
Troubleshooting
Written mathematical communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
title_full A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
title_fullStr A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
title_full_unstemmed A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
title_sort A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
author Silva, Diana Barbosa da
author_facet Silva, Diana Barbosa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diana Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática escrita
Comunicação matemática oral
Gallery Walk
Resolução de problemas
Oral mathematical communication
Troubleshooting
Written mathematical communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação matemática escrita
Comunicação matemática oral
Gallery Walk
Resolução de problemas
Oral mathematical communication
Troubleshooting
Written mathematical communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10
2022-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78722
url https://hdl.handle.net/1822/78722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132543964938240