Opinion shopping nas empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Hugo Filipe Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10087
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling Opinion shopping nas empresas portuguesasmudança de auditorcorporate governancetipos de opinião de auditoriaauditor changetypes of audit opinionMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisEste estudo analisa o efeito dos tipos de opinião de auditoria na decisão das empresas mudarem ou não de auditor. Através de uma amostra de 13.359 empresas portuguesas, para o período de 2011 a 2013, verificou-se que a emissão de uma opinião com ênfases ou uma opinião com reservas está positivamente associada à alteração de auditor. No caso do relatório de auditoria conter em simultâneo reservas e ênfases encontrou-se uma relação negativa com a medida de mudança de auditor. Os resultados mostram ainda haver uma associação negativa entre a mudança de auditor e a existência de um conselho fiscal, bem como uma associação positiva com a presença de mulheres no board. Adicionalmente, verificou-se que a presença de mulheres no board tem influência sobre alguns tipos de opinião de auditoria.This study analyzes whether the audit opinion effects the decision of whether or not companies change auditor. Through a sample of 13,359 portuguese companies, for the period 2011 to 2013, the issuance of an opinion with emphases or a qualified opinion was found to be positively associated with the change of auditor. In the case that the audit report contained a qualified opinion with emphasis, this gave a negative relationship with the change of auditor measure. The results show that there is still a negative association between the change of auditor and the existence of an audit committee, as well as a positive association with the presence of women on the board. Additionally, the presence of women on the board was found to have an influence on some types of audit opinion.Instituto Superior de Economia e GestãoSamagaio, AntónioGuedes, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Hugo Filipe Almeida2015-11-06T15:56:31Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10087porCarvalho, Hugo Filipe Almeida (2015). "Opinion shopping nas empresas portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:36.071972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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