Aplicação dos critérios de soldadura do Eurocódigo 3 em ligações tubulares de superestruturas de um veículo pesado de passageiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21514 |
Resumo: | A presente dissertação versa sobre a análise de ligações tubulares presentes em superestruturas de veículos pesados de passageiros, aplicando o Eurocódigo 3: Parte 1- 8. Os elementos estruturais metálicos, com secções ocas são cada vez mais utilizados na construção um pouco por todo o mundo. Estes elementos aumentam a resistência de uma estrutura levando a uma maior segurança e, por acréscimo, permitem a construção de estruturas com ótima rigidez, sendo este, um dos pontos principais. As juntas podem estar sujeitas a vários carregamentos afetando a segurança da estrutura, acabando por reduzir a sua resistência. Nesta investigação, pretendeu-se avaliar o desempenho de uma junta em T sujeita a dois tipos de esforços (esforço axial – tração e momento no plano). Por conseguinte, no presente estudo, é efetuada uma análise teórica de acordo com o Eurocódigo 3, são realizados ensaios experimentais que permitem a validação dos métodos numéricos aplicados ao tema. Todos estes métodos contribuíram para alcançar o objetivo de efetuar uma otimização na junta tubular, otimização essa que consiste em entender o que influência uma ligação soldada como a alteração do ângulo, quantidade de cordões usados, espessura a adotar e geometria a usar. A realização desta investigação, demonstrou que alterando algumas caraterísticas do cordão de soldadura e colocando os perfis tubulares de diferentes modos contribui para obter uma ligação mais resistente cerca de 40% a 60% e com validação do Eurocódigo 3. |
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Aplicação dos critérios de soldadura do Eurocódigo 3 em ligações tubulares de superestruturas de um veículo pesado de passageirosLigações tubularesSuperestruturasEurocódigo 3SoldaduraSimulação numéricaVeículo pesado de passageirosTubular connectionsSuperstructuresEurocode 3WeldingNumerical simulationHeavy passenger vehicleA presente dissertação versa sobre a análise de ligações tubulares presentes em superestruturas de veículos pesados de passageiros, aplicando o Eurocódigo 3: Parte 1- 8. Os elementos estruturais metálicos, com secções ocas são cada vez mais utilizados na construção um pouco por todo o mundo. Estes elementos aumentam a resistência de uma estrutura levando a uma maior segurança e, por acréscimo, permitem a construção de estruturas com ótima rigidez, sendo este, um dos pontos principais. As juntas podem estar sujeitas a vários carregamentos afetando a segurança da estrutura, acabando por reduzir a sua resistência. Nesta investigação, pretendeu-se avaliar o desempenho de uma junta em T sujeita a dois tipos de esforços (esforço axial – tração e momento no plano). Por conseguinte, no presente estudo, é efetuada uma análise teórica de acordo com o Eurocódigo 3, são realizados ensaios experimentais que permitem a validação dos métodos numéricos aplicados ao tema. Todos estes métodos contribuíram para alcançar o objetivo de efetuar uma otimização na junta tubular, otimização essa que consiste em entender o que influência uma ligação soldada como a alteração do ângulo, quantidade de cordões usados, espessura a adotar e geometria a usar. A realização desta investigação, demonstrou que alterando algumas caraterísticas do cordão de soldadura e colocando os perfis tubulares de diferentes modos contribui para obter uma ligação mais resistente cerca de 40% a 60% e com validação do Eurocódigo 3.This dissertation is about the analysis of tubular connections present in superstructures of heavy passenger vehicles, applying the Eurocode 3: Part 1-8. Metallic structural elements with hollow sections are increasingly used in construction all over the world. These elements increase the strength of a structure leading to greater safety and, in addition, allow the construction of structures with optimum stiffness, which is one of the main points. Joints can be subject to various loads affecting the safety of the structure, eventually reducing its strength. In this research, it was intended to evaluate the performance of a T-joint subjected to two types of efforts (axial effort – traction and in-plane moment). Therefore, in this study, a theoretical analysis according to Eurocode 3 is performed, and experimental tests are carried out to allow the validation of the numerical methods applied to the subject. All these methods contributed to achieve the goal of performing an optimization in the tubular joint, optimization that consists in understanding what influences a welded connection such as changing the angle, amount of welds used, thickness to be adopted and geometry to be used. This research showed that changing some characteristics of the weld bead and placing the tubular profiles in different ways helps to obtain a stronger connection about 40% to 60% and with validation of Eurocode 3.Pinto, Arnaldo Manuel GuedesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Hugo Almeida2023-11-11T01:31:37Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21514TID:203112830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:34.369280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação versa sobre a análise de ligações tubulares presentes em superestruturas de veículos pesados de passageiros, aplicando o Eurocódigo 3: Parte 1- 8. Os elementos estruturais metálicos, com secções ocas são cada vez mais utilizados na construção um pouco por todo o mundo. Estes elementos aumentam a resistência de uma estrutura levando a uma maior segurança e, por acréscimo, permitem a construção de estruturas com ótima rigidez, sendo este, um dos pontos principais. As juntas podem estar sujeitas a vários carregamentos afetando a segurança da estrutura, acabando por reduzir a sua resistência. Nesta investigação, pretendeu-se avaliar o desempenho de uma junta em T sujeita a dois tipos de esforços (esforço axial – tração e momento no plano). Por conseguinte, no presente estudo, é efetuada uma análise teórica de acordo com o Eurocódigo 3, são realizados ensaios experimentais que permitem a validação dos métodos numéricos aplicados ao tema. Todos estes métodos contribuíram para alcançar o objetivo de efetuar uma otimização na junta tubular, otimização essa que consiste em entender o que influência uma ligação soldada como a alteração do ângulo, quantidade de cordões usados, espessura a adotar e geometria a usar. A realização desta investigação, demonstrou que alterando algumas caraterísticas do cordão de soldadura e colocando os perfis tubulares de diferentes modos contribui para obter uma ligação mais resistente cerca de 40% a 60% e com validação do Eurocódigo 3. |
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