A reconfiguração da identidade de estudantes angolanos em contexto de integração no ISCTE-IUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katúmua, Martinho Bangula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9898
Resumo: O presente working paper tem como suporte uma pesquisa realizada no âmbito de um trabalho de dissertação de mestrado em sociologia no ISCTE-IUL, desenvolvido pelo autor, entre fevereiro a dezembro de 2013. Partindo dos contributos teóricos disponíveis na vasta produção sociológica, a questão da identidade e da integração são problematizadas dentro de um contexto universitário, fortemente marcado pela heterogeneidade dos seus atores. O foco do estudo recaiu sobre a identificação das estratégias de integração dos estudantes angolanos matriculados no 2º e 3º ciclo de ensino superior no ISCTE-IUL, e compreensão da sua influência na reconfiguração das suas identidades. Utilizou a entrevista como principal instrumento de recolha dos dados, no âmbito da metodologia qualitativa. Do estudo resultou identificação de três tipos estratégias de integração, nomeadamente; abertura, fechamento e hibridismo.
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