Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2313 |
Resumo: | O presente documento, foi elaborado tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pela Universidade da Beira Interior. De realçar que o seu conteúdo não é o conteúdo de uma investigação típica, pois surge na sequência do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010. Representando a última etapa de um caminho que se iniciou à dois anos com o ingresso no 2º Clico de Ensino da Universidade da Beira Interior (Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários), este documento pretende fazer uma apanhado do ano de estágio efectuado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sobe a orientação do Professor Doutor Júlio Martins (orientador da universidade) e Professor Carlos Elavai (orientador da escola). A este nível, é importante referir que a grande maioria do trabalho desenvolvido não foi trabalho individual, mas de grupo, onde o Núcleo de Estágio constituído pelos professores estagiários André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues debateu ideias e discutiu assuntos na tentativa de desenvolver um trabalho competente e adequado às problemáticas existentes. O estágio pedagógico representa o culminar de seis anos de estudo (quatro anos de licenciatura em Ciências do Desporto e dois anos no referido mestrado), onde só através desta etapa foi possível ter a verdadeira percepção dos acontecimentos que envolvem o mundo do trabalho na escola, visto que nos anos anteriores não houve nenhum contacto directo com esta realidade. Sendo assim, este estágio pretendia abranger um conjunto de funções e procedimentos que nos facultavam a possibilidade e conhecer a organização e estruturação dos processos de ensino. Estas actividades fomentam nos intervenientes, a noção de como o ensino é efectuado, como é organizado, quais são os processos de adaptação dos alunos, de modo a que se possa agir de forma personalizada sobre estes. Além do contacto com os alunos, tivemos a oportunidade de lidar com todos os outros os agentes indispensáveis para o funcionamento da escola, como por exemplo os outros professores e os auxiliares da acção educativa. Sobe a forma de relatório final de estágio, pretende-se fazer aqui uma breve reflexão individual sobre o trabalho realizado na escola no decorrer do ano lectivo, fazendo alusão à escola, aos alunos e ao planeamento inerente à actividade docente. |
id |
RCAP_e56c8c25af5fcbd261fbf35be5f83798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioRelação professor-alunoEducação físicaO presente documento, foi elaborado tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pela Universidade da Beira Interior. De realçar que o seu conteúdo não é o conteúdo de uma investigação típica, pois surge na sequência do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010. Representando a última etapa de um caminho que se iniciou à dois anos com o ingresso no 2º Clico de Ensino da Universidade da Beira Interior (Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários), este documento pretende fazer uma apanhado do ano de estágio efectuado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sobe a orientação do Professor Doutor Júlio Martins (orientador da universidade) e Professor Carlos Elavai (orientador da escola). A este nível, é importante referir que a grande maioria do trabalho desenvolvido não foi trabalho individual, mas de grupo, onde o Núcleo de Estágio constituído pelos professores estagiários André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues debateu ideias e discutiu assuntos na tentativa de desenvolver um trabalho competente e adequado às problemáticas existentes. O estágio pedagógico representa o culminar de seis anos de estudo (quatro anos de licenciatura em Ciências do Desporto e dois anos no referido mestrado), onde só através desta etapa foi possível ter a verdadeira percepção dos acontecimentos que envolvem o mundo do trabalho na escola, visto que nos anos anteriores não houve nenhum contacto directo com esta realidade. Sendo assim, este estágio pretendia abranger um conjunto de funções e procedimentos que nos facultavam a possibilidade e conhecer a organização e estruturação dos processos de ensino. Estas actividades fomentam nos intervenientes, a noção de como o ensino é efectuado, como é organizado, quais são os processos de adaptação dos alunos, de modo a que se possa agir de forma personalizada sobre estes. Além do contacto com os alunos, tivemos a oportunidade de lidar com todos os outros os agentes indispensáveis para o funcionamento da escola, como por exemplo os outros professores e os auxiliares da acção educativa. Sobe a forma de relatório final de estágio, pretende-se fazer aqui uma breve reflexão individual sobre o trabalho realizado na escola no decorrer do ano lectivo, fazendo alusão à escola, aos alunos e ao planeamento inerente à actividade docente.Martins, Júlio Manuel CardosoElavai, CarlosuBibliorumOliveira, João José Marques de2014-09-23T18:36:37Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:00.697972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Oliveira, João José Marques de Relação professor-aluno Educação física |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Oliveira, João José Marques de |
author_facet |
Oliveira, João José Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso Elavai, Carlos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João José Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Educação física |
topic |
Relação professor-aluno Educação física |
description |
O presente documento, foi elaborado tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pela Universidade da Beira Interior. De realçar que o seu conteúdo não é o conteúdo de uma investigação típica, pois surge na sequência do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010. Representando a última etapa de um caminho que se iniciou à dois anos com o ingresso no 2º Clico de Ensino da Universidade da Beira Interior (Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários), este documento pretende fazer uma apanhado do ano de estágio efectuado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sobe a orientação do Professor Doutor Júlio Martins (orientador da universidade) e Professor Carlos Elavai (orientador da escola). A este nível, é importante referir que a grande maioria do trabalho desenvolvido não foi trabalho individual, mas de grupo, onde o Núcleo de Estágio constituído pelos professores estagiários André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues debateu ideias e discutiu assuntos na tentativa de desenvolver um trabalho competente e adequado às problemáticas existentes. O estágio pedagógico representa o culminar de seis anos de estudo (quatro anos de licenciatura em Ciências do Desporto e dois anos no referido mestrado), onde só através desta etapa foi possível ter a verdadeira percepção dos acontecimentos que envolvem o mundo do trabalho na escola, visto que nos anos anteriores não houve nenhum contacto directo com esta realidade. Sendo assim, este estágio pretendia abranger um conjunto de funções e procedimentos que nos facultavam a possibilidade e conhecer a organização e estruturação dos processos de ensino. Estas actividades fomentam nos intervenientes, a noção de como o ensino é efectuado, como é organizado, quais são os processos de adaptação dos alunos, de modo a que se possa agir de forma personalizada sobre estes. Além do contacto com os alunos, tivemos a oportunidade de lidar com todos os outros os agentes indispensáveis para o funcionamento da escola, como por exemplo os outros professores e os auxiliares da acção educativa. Sobe a forma de relatório final de estágio, pretende-se fazer aqui uma breve reflexão individual sobre o trabalho realizado na escola no decorrer do ano lectivo, fazendo alusão à escola, aos alunos e ao planeamento inerente à actividade docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2010-01-01T00:00:00Z 2014-09-23T18:36:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2313 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136338131288064 |