O Snoezelen como recurso no ensino e na aprendizagem da língua inglesa por parte de indivíduos com PDI: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe Fernandes Santos, Cláudio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3159
Resumo: Pretendeu-se, com o presente projeto, perceber os benefícios da criação e implementação de um programa de intervenção realizado num ambiente multissensorial, em sala snoezelen, para a promoção da compreensão auditiva e expressão oral de uma segunda língua num aluno com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI). No centro de todo o processo de investigação esteve a necessidade de o aluno desenvolver competências orais ao nível da língua inglesa, de acordo com o preconizado no seu Plano Individual de Transição (PIT), cuja vertente de formação profissional prevê o exercício de funções laborais num Centro Hípico da região. Assim, o aluno com PDI, denominado por L., foi um participante ativo ao longo da operacionalização das estratégias para que este desenvolvesse competências passíveis de serem colocadas em prática na sua transição para a vida adulta e, mais especificamente, no Centro Hípico. Assim, a investigação demarcou-se como um estudo pré-pós de caráter quaseexperimental (Dutra & Reis, 2016). A recolha de dados foi realizada antes de iniciar o programa, numa avaliação inicial e após 5 sessões, num momento destinado à avaliação final. Os resultados obtidos deste estudo parecem mostrar que o recurso a uma abordagem multissensorial pode ser facilitadora para a aprendizagem da língua inglesa por parte de alunos com PDI, ainda que fosse necessário um maior período de intervenção para retirar conclusões mais sustentadas
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