Uma metodologia para a produção de videoaulas de apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63686 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
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Uma metodologia para a produção de videoaulas de apoio ao Exame Nacional do Ensino MédioA production methodology of video lessons for academic support to Exame Nacional do Ensino MédioEducação a distânciaMetodologiaProduçãoVideoaulaDistance educationMethodologyProductionVideo lessonsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)O uso das videoaulas é uma abordagem poderosa para o acesso ao conteúdo de qualquer disciplina, pois com o advento da internet as aulas não se restringem a locais físicos, muito pelo contrário, ultrapassam as salas de aula e até fronteiras entre países. O presente estudo tem como objetivo estudar uma metodologia para a produção de videoaulas como suporte ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), certame cujo intuito é avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Dessa forma, pretendeu-se identificar os elementos técnicos mais eficazes para a apresentação e a disponibilização dos vídeos, analisar a estrutura de script mais adequada para uma aprendizagem facilitada e propor uma metodologia de produção de videoaulas para o ENEM. A investigação contou com uma metodologia qualitativa e um desenho de estudo de caso e ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os dados foram recolhidos através de uma revisão sistemática de literatura e inquéritos por entrevista coletiva do tipo focus group. Iniciou-se apresentando uma revisão sistemática de pesquisas desenvolvidas desde 2012 até os dias atuais que tivessem como tema central a produção de videoaulas. A referida revisão teve como escopo dar o suporte teórico necessário para o desenvolvimento de categorias que se tornassem relevantes no desenvolvimento de videoaulas voltadas para o público jovem. Para tanto, uma busca em bancos de dados de Portugal e do Brasil foi dada como passo inicial. Na primeira etapa da pesquisa, obtiveram-se 63 documentos. Após usar os critérios de inclusão e exclusão permaneceram 8 documentos para análise. Como resultado, pôde-se observar que, além de características técnicas, as teorias de aprendizagem influenciam de modo significativo na produção desse tipo de conteúdo. Dessa forma, foram criadas 8 categorias para investigar quais as preferências dos jovens candidatos ao ENEM acerca do tema abordado. Por fim, foi desenvolvida uma metodologia dividida em 3 etapas: Pré-filmagem, Durante a filmagem e Pós-filmagem, onde, em cada uma delas, é descrito como devem ser aplicadas as características adquiridas durante toda a pesquisa, de modo que o educador que desejar utilizá-la tenha um norte para a produção de videoaulas.The use of video classes is a powerful tool for the access to the contents of any school subject, for with the advent of the Internet, classes transcend the classroom physical space and even country borders. The present study focused on studying a methodology for the production of video lessons as academic support for preparation for the national high school exam or Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), in which objective is to evaluate students’ performances at the end of their high school education. The investigation aimed at identifying the most effective technical elements for the presentation and availability of videos, analyzing the most adequate script structure for facilitated learning and to propose a video class methodology which is adequate to ENEM. The investigation adopts a qualitative methodology in a case study which took place at the Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). The data was collected by means of a systematic review of existing literature as well as through focus group type of collective interviews. The research is initiated by presenting a systematic review of video lessons production-related research done from 2012 until present time. The systematic review intended to provide the necessary technical support for the development of categories which could be relevant for the development of video lessons intended to a younger audience. The starting point of the research was a done by means of a Brazil and Portugal databank article search. The first stage of the research rendered 63 documents. After deploying inclusion and exclusion criteria, 8 documents were left over for further analysis. As a result, it could be observed that apart from the technical characteristics, learning theories also significantly influenced the production of such content. 8 categories were created as to investigate the preferences of the young candidates about to take the ENEM regarding the approached theme. Finally, a 3-stage methodology was developed: Pre-filming, while-filming and post-filming. In each one of the three steps it is taught how the obtained characteristics should be applied as to guide the teacher who is set to produce the video classes.Lencastre, José AlbertoUniversidade do MinhoCabral, Michel Madson Alves20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63686por202352102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:40.099295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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