Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzochi, Lúcia Helena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.322
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência‑piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil.  Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais.
id RCAP_e583e4efa765d2a8799c4c7485424024
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interfaceNúmero 4 - As controvérsias sociocientíficas e sócio-ambientais na educação em ciências e na educação ambiental.O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência‑piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil.  Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2006-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.322por1646-2335Manzochi, Lúcia Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:33.863218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
title Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
spellingShingle Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
Manzochi, Lúcia Helena
Número 4 - As controvérsias sociocientíficas e sócio-ambientais na educação em ciências e na educação ambiental.
title_short Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
title_full Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
title_fullStr Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
title_full_unstemmed Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
title_sort Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projeto interface
author Manzochi, Lúcia Helena
author_facet Manzochi, Lúcia Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzochi, Lúcia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Número 4 - As controvérsias sociocientíficas e sócio-ambientais na educação em ciências e na educação ambiental.
topic Número 4 - As controvérsias sociocientíficas e sócio-ambientais na educação em ciências e na educação ambiental.
description O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência‑piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil.  Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.322
url https://doi.org/10.25755/int.322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946645000192