Qualidade e satisfação do consumidor: o caso de uma PME do ramo automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3163 |
Resumo: | No panorama actual tem-se assistido a uma elevada concorrência, o que tem levado a que diversos autores enfatizem que cada vez mais as empresas de serviços tem de procurar melhorar a qualidade dos serviços e a satisfação das necessidades dos seus clientes. Neste estudo teve-se como principal objectivo avaliar a qualidade percebida e a satisfação dos clientes de numa empresa de serviços de assistência técnica automóvel, tendo-se utilizado a escala SERPERF. Dos resultados obtidos realça-se que na análise da qualidade do desempenho, os clientes participantes neste estudo têm uma percepção positiva, assim como percepcionam importância na avaliação da qualidade. Já no âmbito da análise da satisfação do serviço, os clientes parecem estar satisfeitos nos diferentes níveis avaliados. O item que registou um resultado mais elevado foi o referente à imagem global transmitida pelo serviço, e o que apresentou o resultado mais baixo foi o item da localização geográfica da empresa. Quando se explorou se a qualidade do serviço influenciava directamente a avaliação da satisfação geral com o serviço, esta não teve um poder explicativo, pois tal como alguns autores postulavam existem outros factores, para além da qualidade, que vão influenciar a satisfação geral dos clientes em estudo. |
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Qualidade e satisfação do consumidor: o caso de uma PME do ramo automóvelGestão de serviços - Satisfação do consumidorRamo automóvel - Satisfação do consumidorNo panorama actual tem-se assistido a uma elevada concorrência, o que tem levado a que diversos autores enfatizem que cada vez mais as empresas de serviços tem de procurar melhorar a qualidade dos serviços e a satisfação das necessidades dos seus clientes. Neste estudo teve-se como principal objectivo avaliar a qualidade percebida e a satisfação dos clientes de numa empresa de serviços de assistência técnica automóvel, tendo-se utilizado a escala SERPERF. Dos resultados obtidos realça-se que na análise da qualidade do desempenho, os clientes participantes neste estudo têm uma percepção positiva, assim como percepcionam importância na avaliação da qualidade. Já no âmbito da análise da satisfação do serviço, os clientes parecem estar satisfeitos nos diferentes níveis avaliados. O item que registou um resultado mais elevado foi o referente à imagem global transmitida pelo serviço, e o que apresentou o resultado mais baixo foi o item da localização geográfica da empresa. Quando se explorou se a qualidade do serviço influenciava directamente a avaliação da satisfação geral com o serviço, esta não teve um poder explicativo, pois tal como alguns autores postulavam existem outros factores, para além da qualidade, que vão influenciar a satisfação geral dos clientes em estudo.In the current global situation there’s an intense competition, which has led several authors to emphasize that more and more service companies must seek to improve the quality of services and meet the needs of its customers. This study had as main objective to assess the satisfaction and perceived quality by customers of a car technical assistance service company, having been used, for this purpose, the scale SERPERF. The outcome results reveal that, in what concerns the analysis of the quality of performance, the customers participating in this study give importance to the quality of the services provided, being, in general, satisfied. In the scope of the evaluation of the satisfaction of the service provided, customers seem to be satisfied at the different levels evaluated. The item which recorded a higher result was that related to the overall image of the service, and the one which made the lowest score was the item related to the geographical location of the company. When exploring whether the quality of service directly influenced the assessment of overall satisfaction of the service, this had no explanation, because as some authors have postulated, there are factors other than quality, which will influence the overall satisfaction of the customers object of the present study.Alves, Helena Maria BaptistauBibliorumCruz, Pedro António Rodrigues2015-03-25T11:32:40Z20102010-102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:39.819364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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