Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12857
Resumo: Ao abordarmos o tema Empreendedorismo na (des) mistificação do imaginário social temos como objetivo evidenciar a importância de uma educação para o empreendedorismo, desmistificando conceitos arreigados no imaginário social repleto de mitos, crenças, símbolos, ideologias e outras ideias que se relacionam com o modo de viver de uma coletividade. A sociedade da informação e do conhecimento exige cada vez mais que todos os indivíduos apresentem competências ao nível da educação social, da literacia digital e da literacia da informação, mas exige igualmente que sejam detentores de um espírito empreendedor. A atitude empreendedora não é apenas apanágio dos gestores ou empresários, deverá ser também uma aptidão dos trabalhadores e dos cidadãos em geral, quer enveredem ou não pelo campo social. O empreendedorismo não pode apenas ser visto como uma resposta ao problema do desemprego, à promoção do autoemprego ou da criação do próprio negócio ou empresa. Ele deve assumir uma semântica mais abrangente, na medida em que deve ser um fator que aproveite oportunidades que criem mudança, que perspetivem um modelo de negócio sustentável e sustentado, que abra os espíritos a novas aprendizagens e a novos desafios, que gere ideias e concretize os sonhos que permitam a realização e o sucesso pessoal e profissional. É um tema que ao cruzar vários pontos de vista pretende avivar o debate, esgrimir prós e contras e, desde logo, ir ao encontro de uma linguagem assente em dinâmicas que permitam a construção de pontes que liguem o imaginário à realidade, tendo como pano de fundo a forma como cada um pensa, age e concebe o mundo nas suas complexas relações culturais, sociais e ideológicas, traduzidas em relações de género, de classe, de etnia, entre outras.
id RCAP_e5874f4e935f98be3a1cfc58c6d7795e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário socialEntrepreneurship in the (un)mystification of social imaginaryEmpreendedorismoEducaçãoRealidade socialImaginário socialGeração de ideiasAo abordarmos o tema Empreendedorismo na (des) mistificação do imaginário social temos como objetivo evidenciar a importância de uma educação para o empreendedorismo, desmistificando conceitos arreigados no imaginário social repleto de mitos, crenças, símbolos, ideologias e outras ideias que se relacionam com o modo de viver de uma coletividade. A sociedade da informação e do conhecimento exige cada vez mais que todos os indivíduos apresentem competências ao nível da educação social, da literacia digital e da literacia da informação, mas exige igualmente que sejam detentores de um espírito empreendedor. A atitude empreendedora não é apenas apanágio dos gestores ou empresários, deverá ser também uma aptidão dos trabalhadores e dos cidadãos em geral, quer enveredem ou não pelo campo social. O empreendedorismo não pode apenas ser visto como uma resposta ao problema do desemprego, à promoção do autoemprego ou da criação do próprio negócio ou empresa. Ele deve assumir uma semântica mais abrangente, na medida em que deve ser um fator que aproveite oportunidades que criem mudança, que perspetivem um modelo de negócio sustentável e sustentado, que abra os espíritos a novas aprendizagens e a novos desafios, que gere ideias e concretize os sonhos que permitam a realização e o sucesso pessoal e profissional. É um tema que ao cruzar vários pontos de vista pretende avivar o debate, esgrimir prós e contras e, desde logo, ir ao encontro de uma linguagem assente em dinâmicas que permitam a construção de pontes que liguem o imaginário à realidade, tendo como pano de fundo a forma como cada um pensa, age e concebe o mundo nas suas complexas relações culturais, sociais e ideológicas, traduzidas em relações de género, de classe, de etnia, entre outras.In approaching the topic in Entrepreneurship (un) mystification of social imaginary we aim to highlight the importance of entrepreneurship education, demystifying concepts ingrained in the social imaginary full of myths, beliefs, symbols, ideologies and other ideas that relate to the way to live in a social community. The information and knowledge society increasingly requires that all individuals have skills in social education, digital literacy and information literacy, but also required to be holders of an entrepreneurial spirit. The entrepreneurial attitude is not just the prerogative of managers or entrepreneurs should also be skills of workers and citizens in general, whether or not from turning the social field. Entrepreneurship can not only be seen as a response to the problem of unemployment, the promotion of self-employment or creating one's own business or company. He should take a more comprehensive semantic, in that it should be a factor to seize opportunities to create change that perspective a model of sustainable and sustained business to open minds to new learning and new challenges that generates ideas and materialize the dreams that enable the achievement and personal and professional success. It is a theme that when crossing multiple viewpoints aims to enliven the debate, fence pros and cons and, hence, to meet in a language based on dynamics that allow the construction of bridges linking the imagination to reality, having as a background how each thinks, acts and conceives the world in its complex cultural, social and ideological relations, translated into relations of gender, class, ethnicity, among others.Universidade de Vigo, Departamento de Sociologia, Ciencia Política y de la Administración y FilosofiaBiblioteca Digital do IPBMateus, Maria do Nascimento EstevesGonçalves, Vitor2016-03-31T11:50:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12857porMateus, Maria do Nascimento esteves; Gonçalves, Vitor (2015). Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social = Entrepreneurship in the (un)mystification of social imaginary. Imagonautas: Revista Interdisciplinaria sobre Imaginarios Sociales. ISSN 0719-0166. 6, p. 53-610719-0166info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:01Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:01.585378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
Entrepreneurship in the (un)mystification of social imaginary
title Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
spellingShingle Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Empreendedorismo
Educação
Realidade social
Imaginário social
Geração de ideias
title_short Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
title_full Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
title_fullStr Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
title_full_unstemmed Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
title_sort Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social
author Mateus, Maria do Nascimento Esteves
author_facet Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Gonçalves, Vitor
author_role author
author2 Gonçalves, Vitor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Gonçalves, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Educação
Realidade social
Imaginário social
Geração de ideias
topic Empreendedorismo
Educação
Realidade social
Imaginário social
Geração de ideias
description Ao abordarmos o tema Empreendedorismo na (des) mistificação do imaginário social temos como objetivo evidenciar a importância de uma educação para o empreendedorismo, desmistificando conceitos arreigados no imaginário social repleto de mitos, crenças, símbolos, ideologias e outras ideias que se relacionam com o modo de viver de uma coletividade. A sociedade da informação e do conhecimento exige cada vez mais que todos os indivíduos apresentem competências ao nível da educação social, da literacia digital e da literacia da informação, mas exige igualmente que sejam detentores de um espírito empreendedor. A atitude empreendedora não é apenas apanágio dos gestores ou empresários, deverá ser também uma aptidão dos trabalhadores e dos cidadãos em geral, quer enveredem ou não pelo campo social. O empreendedorismo não pode apenas ser visto como uma resposta ao problema do desemprego, à promoção do autoemprego ou da criação do próprio negócio ou empresa. Ele deve assumir uma semântica mais abrangente, na medida em que deve ser um fator que aproveite oportunidades que criem mudança, que perspetivem um modelo de negócio sustentável e sustentado, que abra os espíritos a novas aprendizagens e a novos desafios, que gere ideias e concretize os sonhos que permitam a realização e o sucesso pessoal e profissional. É um tema que ao cruzar vários pontos de vista pretende avivar o debate, esgrimir prós e contras e, desde logo, ir ao encontro de uma linguagem assente em dinâmicas que permitam a construção de pontes que liguem o imaginário à realidade, tendo como pano de fundo a forma como cada um pensa, age e concebe o mundo nas suas complexas relações culturais, sociais e ideológicas, traduzidas em relações de género, de classe, de etnia, entre outras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-31T11:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12857
url http://hdl.handle.net/10198/12857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento esteves; Gonçalves, Vitor (2015). Empreendedorismo na (des)mistificação do imaginário social = Entrepreneurship in the (un)mystification of social imaginary. Imagonautas: Revista Interdisciplinaria sobre Imaginarios Sociales. ISSN 0719-0166. 6, p. 53-61
0719-0166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Vigo, Departamento de Sociologia, Ciencia Política y de la Administración y Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Vigo, Departamento de Sociologia, Ciencia Política y de la Administración y Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135272192966656