Eficácia da formação em segurança e saúde no trabalho em empresas de pequena dimensão do setor da metalomecânica: estudo comparativo de dois métodos de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Beatriz Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11433
Resumo: A formação nas empresas de pequena dimensão, bem como a sua eficácia tem sido alvo de poucos estudos, sendo necessária uma pesquisa adicional. Neste sentido, este estudo teve como objetivo comparar a eficácia de dois métodos de formação quando aplicados no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em empresas de pequena dimensão do setor da metalomecânica: o método ativo, com discussão em grupo, e o método expositivo, com exposição formal. O efeito destes dois métodos foi avaliado ao nível da perceção de risco (perceções de suscetibilidade, gravidade, barreiras e benefícios), comportamento de segurança (conformidade com a segurança e participação em segurança) e conhecimento de SST. Foi também analisada a influência de variáveis sociodemográficas e profissionais nas diferentes variáveis dependentes em estudo, bem como verificada a relação entre as variáveis dependentes. Foram definidos três grupos (n=212): dois grupos sujeitos a intervenção e um grupo sem intervenção. De forma a avaliar as necessidades de formação das empresas, foi realizado um focus groups e foram efetuadas visitas às mesmas, tendo sido posteriormente desenhado um programa pedagógico. A eficácia da formação foi avaliada através de um questionário aplicado antes e um mês após a formação, o qual inclui questões para avaliar as dimensões em estudo. Os resultados obtidos demonstraram, em geral, um efeito limitado mas positivo da formação nas variáveis em estudo, independentemente do método utilizado. Contudo, apenas foram identificadas diferenças significativas ao nível da perceção de suscetibilidade e do conhecimento de SST (p≤0,05). Adicionalmente, apesar dos resultados ligeiramente mais favoráveis por parte do método que envolveu discussão em grupo, não foram observadas diferenças significativas entre os dois métodos de formação (p≥0,05). Os resultados mostraram também que género, idade, antiguidade, ocorrência de acidentes de trabalho e doenças profissionais, escolaridade e tipo de contrato de trabalho tiveram influência nas dimensões em estudo. Ainda que existam evidências da importância do envolvimento nas ações de formação, o mesmo não se verificou no presente estudo. No entanto, é de ressalvar que a intervenção foi limitada a uma única sessão, pelo que estudos adicionais, com maior tempo de implementação, devem ser realizados.
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