Novos documentos sobre as encomendas artísticas do 1.º marquês de Fronteira, D. João de Mascarenhas. Decoração, colecções e arquitectura nos palácios de Lisboa na 2.ª metade do século XVII
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2011.8606 |
Resumo: | D. João de Mascarenhas, first Marquis of Fronteira, was one of Portugal’s most enlightened patrons from the second half of the 17th century. Through a network of agents across Europe, he acquired an important collection of luxury goods and works of art mostly for his palace in Benfica. These unpublished letters reveal such diversified acquisitions from Northern Europe – Flanders, the Netherlands and the United Kingdom – and raise the issue of the likely relationship between new architectural typologies and the need to “exhibit” these newly acquired collections. |
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Novos documentos sobre as encomendas artísticas do 1.º marquês de Fronteira, D. João de Mascarenhas. Decoração, colecções e arquitectura nos palácios de Lisboa na 2.ª metade do século XVIID. João de Mascarenhas, first Marquis of Fronteira, was one of Portugal’s most enlightened patrons from the second half of the 17th century. Through a network of agents across Europe, he acquired an important collection of luxury goods and works of art mostly for his palace in Benfica. These unpublished letters reveal such diversified acquisitions from Northern Europe – Flanders, the Netherlands and the United Kingdom – and raise the issue of the likely relationship between new architectural typologies and the need to “exhibit” these newly acquired collections.D. João de Mascarenhas, 1.º marquês de Fronteira, foi um dos mais esclarecidos mecenas portugueses da 2.ª metade do século XVII. Através de uma rede de intermediários em toda a Europa adquiriu um importante conjunto de produtos de luxo e de obras de arte, destinados maioritariamente ao seu palácio de Benfica. As cartas inéditas aqui publicadas revelam estas diversificadas aquisições nos mercados do Norte – Flandres, Países-Baixos e Inglaterra –, servindo ainda de pretexto para discutir a possível ligação de novas tipologias arquitectónicas à necessidade de “dar a ver” estas colecções recém-constituídas.Universidade Católica Portuguesa2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2011.8606oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8606Revista de Artes Decorativas; n. 5 (2011); 39-561646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2011.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/8606https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2011.8606https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/8606/8486Direitos de Autor (c) 2011 Miguel Soromenhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoromenho, Miguel2022-09-20T15:59:09Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/8606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:26.132911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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