Estarão as escolas do Grande Porto preparadas para alimentar crianças com doença celíaca? : a perceção dos encarregados de educação e os conhecimentos de quem trabalha nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Filipa Almeida da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31506
Resumo: Introdução: É comum os familiares de crianças celíacas revelarem preocupação com o diagnóstico da Doença Celíaca (DC) e, consequentemente, com todos os locais de refeição que esta frequenta, devido ao perigo de contaminação cruzada. Sendo a dieta isenta de glúten (DIG) o único tratamento atualmente existente, as escolas, local onde as crianças permanecem grande parte do seu dia, devem assegurar uma alimentação compatível com estas necessidades. Objetivos: Avaliar a perceção dos pais de crianças com DC relativamente à capacidade das escolas fornecerem refeições isentas de glúten, o conhecimento dos profissionais das escolas sobre DC e cuidados a ter numa DIG e o impacto da realização de formação no mesmo. Metodologia: Estudo transversal, constituído por encarregados de educação de crianças celíacas, com idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos, sócios da Associação Portuguesa de Celíacos (APC) e residentes no Grande Porto, e pelos profissionais das escolas que os mesmos frequentam. Aplicou-se um questionário aos primeiros para perceção da confiança da segurança das refeições nas escolas e, posteriormente, aplicou-se um questionário sobre DC e DIG a profissionais de escolas que receberam ou não formação sobre o assunto. Para testar hipóteses sobre a independência de variáveis qualitativas foram aplicados o teste de Qui-quadrado de independência ou o teste exato de Fisher, conforme apropriado. Em todos os testes de hipóteses foi considerado um nível de significância de α=5%. Resultados: Verificou-se que apenas cerca de metade dos pais confiava que as escolas eram capazes de cumprir uma DIG para os seus filhos (56,3 %). Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os profissionais que receberam ou não formação, nas questões referentes aos cereais que contêm glúten (p=0,002), rigor da dieta (p=0,028), alimentos perigosos (p=0,032) e cuidados a ter na dieta do celíaco (p=0,019). Conclusões: Existe uma proporção considerável de pais de crianças celíacas que não confiam na segurança das refeições servidas nas escolas dos seus filhos. Os resultados sobre o conhecimento acerca da DC, práticas e treino dos participantes sugerem ser necessário maior educação e formação ao serviço de alimentação e restauração das escolas. Atendendo à avaliação dos conhecimentos de profissionais que receberam ou não formação, é possível concluir que a formação administrada não foi suficiente para melhoria efetiva dos conhecimentos.
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spelling Estarão as escolas do Grande Porto preparadas para alimentar crianças com doença celíaca? : a perceção dos encarregados de educação e os conhecimentos de quem trabalha nas escolasDoença celíacaDieta isenta de glútenEncarregados de educaçãoEscolaCeliac diseaseGluten free dietParentsSchoolsDomínio/Área Científica::Ciências Agrárias::Biotecnologia Agrária e AlimentarIntrodução: É comum os familiares de crianças celíacas revelarem preocupação com o diagnóstico da Doença Celíaca (DC) e, consequentemente, com todos os locais de refeição que esta frequenta, devido ao perigo de contaminação cruzada. Sendo a dieta isenta de glúten (DIG) o único tratamento atualmente existente, as escolas, local onde as crianças permanecem grande parte do seu dia, devem assegurar uma alimentação compatível com estas necessidades. Objetivos: Avaliar a perceção dos pais de crianças com DC relativamente à capacidade das escolas fornecerem refeições isentas de glúten, o conhecimento dos profissionais das escolas sobre DC e cuidados a ter numa DIG e o impacto da realização de formação no mesmo. Metodologia: Estudo transversal, constituído por encarregados de educação de crianças celíacas, com idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos, sócios da Associação Portuguesa de Celíacos (APC) e residentes no Grande Porto, e pelos profissionais das escolas que os mesmos frequentam. Aplicou-se um questionário aos primeiros para perceção da confiança da segurança das refeições nas escolas e, posteriormente, aplicou-se um questionário sobre DC e DIG a profissionais de escolas que receberam ou não formação sobre o assunto. Para testar hipóteses sobre a independência de variáveis qualitativas foram aplicados o teste de Qui-quadrado de independência ou o teste exato de Fisher, conforme apropriado. Em todos os testes de hipóteses foi considerado um nível de significância de α=5%. Resultados: Verificou-se que apenas cerca de metade dos pais confiava que as escolas eram capazes de cumprir uma DIG para os seus filhos (56,3 %). Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os profissionais que receberam ou não formação, nas questões referentes aos cereais que contêm glúten (p=0,002), rigor da dieta (p=0,028), alimentos perigosos (p=0,032) e cuidados a ter na dieta do celíaco (p=0,019). Conclusões: Existe uma proporção considerável de pais de crianças celíacas que não confiam na segurança das refeições servidas nas escolas dos seus filhos. Os resultados sobre o conhecimento acerca da DC, práticas e treino dos participantes sugerem ser necessário maior educação e formação ao serviço de alimentação e restauração das escolas. Atendendo à avaliação dos conhecimentos de profissionais que receberam ou não formação, é possível concluir que a formação administrada não foi suficiente para melhoria efetiva dos conhecimentos.Introduction: It is common for relatives of celiac children to be concerned about the diagnosis of Celiac Disease (CD) and, consequently, about all the places where they eat, due to the danger of cross contamination. With Gluten Free Diet (GFD) being the only treatment currently available, schools, the place where children spend most of their day, must ensure a diet that meets these needs. Objectives: To assess parent's perceptions of children with CD regarding the ability of schools to provide gluten-free meals, school professional’s knowledge of CD and care in a GFD, and the impact of training on it. Methodology: Cross-sectional study, consisting of parents of celiac children, aged 2 to 9 years, members of the Associação Portuguesa de Celíacos (APC) and residents of Greater Porto and the professionals of the schools they attend. A questionnaire was applied to the first ones to understand their confidence on the safety of meals in schools and, subsequently, a questionnaire about DC and DIG was applied to professionals from schools who received or not training about this issue. To test hypotheses about the independence of qualitative variables, the Chi-square independence test or Fisher's exact test, as appropriate, were applied. In all hypothesis tests a significance level of α = 5% was considered. Results: It was found that only about half of parents trusted that schools were able to comply with a GFD for their children (56.3%). Statistically significant differences were observed between untrained and trained professionals in questions regarding gluten-containing cereals (p=0.002), dietary rigor (p=0.028), hazardous foods (p=0.032) and care to take in the celiac diet (p=0.019). Conclusions: There is a considerable proportion of parents of celiac children who don’t trust on the safety of meals served in their children's schools. The results about knowledge of CD, practices and training of participants suggest that further education and training in the food and catering service is needed. Given the comparison of knowledge between groups of professionals who received or not training, it can be concluded that the training provided was not sufficient for effective improvement of knowledge.Pinto, Elisabete Cristina BastosMartins, Ana Sofia Pimenta de PinhoJorge, RitaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Sara Filipa Almeida da2020-12-16T11:31:54Z2019-12-1720192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31506TID:202469085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:18.331270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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