Hidrólise Química e Enzimática da Sacarose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Pedro Lázaro Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10930
Resumo: O Ensino da Física e da Química no século XXI implica a versatilidade na docência e a atualização dos modelos de Ensino-Aprendizagem, centralizados no aluno, à vanguarda da investigação em Didática da Ciências. A planificação das aulas deve ter em consideração o contexto dos alunos e consubstanciar uma alternância de estratégias, bem como a incorporação de instrumentos de Ensino-Aprendizagem atuais e disponíveis, por exemplo, a conjugação sinergética da simulação com as aulas experimentais. A complexidade da realidade obriga a uma abordagem transdisciplinar dos temas. Por exemplo, o estudo da ação dos catalisadores bioquímicos (enzimas) pode ser efetuado de uma forma multifacetada entre a Biologia e a Química do 12.º ano. Neste contexto, foi desenvolvido e testado um procedimento experimental ajustado aos alunos do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Nesta atividade laboratorial, os alunos poderão mensurar o efeito dos biocatalisadores na velocidade da reação de hidrólise da sacarose e determinar experimentalmente a energia de ativação no processo enzimático e não enzimático. A aplicabilidade dos conhecimentos envolvidos neste trabalho está na ordem do dia e a sua execução prática permite o desenvolvimento de um conjunto de técnicas laboratoriais relevantes e enquadradas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
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