Hidrólise Química e Enzimática da Sacarose
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10930 |
Resumo: | O Ensino da Física e da Química no século XXI implica a versatilidade na docência e a atualização dos modelos de Ensino-Aprendizagem, centralizados no aluno, à vanguarda da investigação em Didática da Ciências. A planificação das aulas deve ter em consideração o contexto dos alunos e consubstanciar uma alternância de estratégias, bem como a incorporação de instrumentos de Ensino-Aprendizagem atuais e disponíveis, por exemplo, a conjugação sinergética da simulação com as aulas experimentais. A complexidade da realidade obriga a uma abordagem transdisciplinar dos temas. Por exemplo, o estudo da ação dos catalisadores bioquímicos (enzimas) pode ser efetuado de uma forma multifacetada entre a Biologia e a Química do 12.º ano. Neste contexto, foi desenvolvido e testado um procedimento experimental ajustado aos alunos do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Nesta atividade laboratorial, os alunos poderão mensurar o efeito dos biocatalisadores na velocidade da reação de hidrólise da sacarose e determinar experimentalmente a energia de ativação no processo enzimático e não enzimático. A aplicabilidade dos conhecimentos envolvidos neste trabalho está na ordem do dia e a sua execução prática permite o desenvolvimento de um conjunto de técnicas laboratoriais relevantes e enquadradas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. |
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Hidrólise Química e Enzimática da SacaroseEfeito da enzima invertase na energia de ativação e na velocidade da reação químicaCatáliseEnergia de AtivaçãoEnsino Experimental da CiênciaEnzimaVelocidade da Reação QuímicaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências FísicasO Ensino da Física e da Química no século XXI implica a versatilidade na docência e a atualização dos modelos de Ensino-Aprendizagem, centralizados no aluno, à vanguarda da investigação em Didática da Ciências. A planificação das aulas deve ter em consideração o contexto dos alunos e consubstanciar uma alternância de estratégias, bem como a incorporação de instrumentos de Ensino-Aprendizagem atuais e disponíveis, por exemplo, a conjugação sinergética da simulação com as aulas experimentais. A complexidade da realidade obriga a uma abordagem transdisciplinar dos temas. Por exemplo, o estudo da ação dos catalisadores bioquímicos (enzimas) pode ser efetuado de uma forma multifacetada entre a Biologia e a Química do 12.º ano. Neste contexto, foi desenvolvido e testado um procedimento experimental ajustado aos alunos do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Nesta atividade laboratorial, os alunos poderão mensurar o efeito dos biocatalisadores na velocidade da reação de hidrólise da sacarose e determinar experimentalmente a energia de ativação no processo enzimático e não enzimático. A aplicabilidade dos conhecimentos envolvidos neste trabalho está na ordem do dia e a sua execução prática permite o desenvolvimento de um conjunto de técnicas laboratoriais relevantes e enquadradas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.Teaching Physics and Chemistry in the 21st century implies versatility in teaching and the updating of student-centered Teaching-Learning models at the forefront of Science Didactics research. Class planning must take into account students’ contexts and embody an alternation of strategies, as well as the incorporation of current and available Teaching-Learning tools such as, for example, the synergistic combination of simulation with experimental classes. The intricateness of reality requires a transdisciplinary approach to issues. The study of the action of biochemical catalysts (enzymes) can be carried out in a multibranched way between Biology and Chemistry in the 12th grade. In this context, an experimental procedure was developed and tested for students in the last year of the Scientific-Humanistic Course in Science and Technology. In this way, through a laboratory activity, students can measure the effect of biocatalysts on the speed of the sucrose hydrolysis reaction and experimentally determine the activation energy in the enzymatic and non-enzymatic process. The applicability of the knowledge involved in this work is updated and its practical implementation allows the development of a set of relevant laboratory techniques framed in the Student’s Profile upon Leaving Mandatory Education.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostaSoares, Sandra da Costa HenriquesuBibliorumMoreira, Pedro Lázaro Lopes2020-12-28T16:24:52Z2020-07-222020-06-292020-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10930TID:202567559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.795038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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