P-11 EMI-sim: curso de simulação de m emergência implementado num hospital distrital para treino e crescimento de equipas multidisciplinares
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/anestesiologia/article/view/27419 |
Resumo: | Apresentar o curso de Simulação multidisciplinar EMI-Sim criado num hospital distrital como técnica para a melhoria dos profissionais. • Materiais e Métodos: . Descrever curso, e apresentar resultados de testes, e de questionário de satisfação. Resultados e Discussão: Pré-teste nas 2 primeiras edições com média de 26/30. Pré-teste na 3ª edição com média de 28/35 e teste final com média de 33/35. Questionário individual com satisfação máxima documentada em: 76% com o programa definido, 64% no cronograma. Valorização total em 70 a 88% das sessões teorico-praticas realizadas, e 94% das sessões de simulação. 70% dos formandos registaram considerar elevado impacto nas suas capacidades de abordagem de doente crítico, e 94% afirmou impacto máximo na melhoria do trabalho de equipa. Na globalidade, 88% dos formandos avaliaram o EMI-Sim 5/5, e 82% considerou ter atingido os objetivos máximos que tinham traçado para este curso. Conclusão Conscientes da mais-valia que foi para a nossa instituição a utilização do simulador de alta fidelidade, e a organização da sua utilização num curso estruturado, preparado minuciosamente, e com objetivos pedagógicos bem definidos, inferimos com os resultados do teste teórico haver um crescimento do ponto de vista científico. A opinião dos formadores, e dos formandos no final dos cursos (como se documenta nos resultados dos inquéritos), é de claro crescimento em aspetos não técnicos, e na destreza/perícia de abordagem de doentes críticos. A perspectiva futura passa por aplicar o inquérito validado “Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning” após a primeira simulação e no final do curso, para documentação do impacto na confiança e na percepção de ganho em conhecimento pelos formandos. |
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