Subverting the canon: the vampire archetype and the steampunk vamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maxfield, Carina Marie
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/21800
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo analisar os diferentes modos em que o arquétipo do vampirismo se tem modificado das normas convencionais e como prevaleceu. Tem por objectivo analisar como os vampiros foram inicialmente descritos e como Bram Stoker incorpora este arquétipo vampiresco na sua obra Dracula, reconhecendo o propósito que esta descrição servia no final do século XIX. Esta dissertação tem também como objectivo não só revelar a investigação da obra Dracula de Bram Stoker, mas também o modo como o neovitorianismo e o steampunk abordaram o vampirismo. Tem como intenção examinar como o livro Johnny Alucard de Kim Newman desafia o arquétipo do vampiro e o transforma num ‘steampunk vamp’. Em suma, a finalidade é examinar como as adaptações contemporâneas não só modificaram o arquétipo do vampiro como também revelaram a ansiedade escondida e a subversão do convencional cânone literário do vampiro.
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