Escola - O espaço público da educação. Escola profissional agrícola e sílvicola - Alcácer do Sal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Mafalda Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/2629
Resumo: O desafio proposto de reflectir sobre o território de Alcácer do Sal foi o mote deste trabalho. Partiu de uma análise territorial e culminou numa hipótese de renovação da educação como espaço público. Olhando sobre o território português, é possível identificar as suas cidades médias e tê-las como potenciadoras de novos paradigmas, desenvolvendo a qualidade, criatividade, formação pedagógica e concepção de ideias novas de serviço e produto. Um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento de qualquer região é o subdesenvolvimento do sector primário, a qualificação de mão-de-obra e a presença de uma educação incapaz de satisfazer as necessidades da sua comunidade. O novo espaço resulta assim do encontro entre as necessidades do território com as do programa. A sua atmosfera está intimamente ligada à paisagem, e a arquitectura funciona como intermediadora entre o homem e a natureza, valorizando e potenciando sempre a sua relação.
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