Política de concorrência e estrutura de mercado: Contributos para a definição de uma Estrutura de Mercado que, na óptica de uma Política de Concorrência, melhor se adapte e responda às incertezas, ameaças e desafios que a crescente integração das economias e globalização dos mercados coloca às empresas portuguesas.
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22305 |
Resumo: | Mestrado em Economia Internacional |
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Política de concorrência e estrutura de mercado: Contributos para a definição de uma Estrutura de Mercado que, na óptica de uma Política de Concorrência, melhor se adapte e responda às incertezas, ameaças e desafios que a crescente integração das economias e globalização dos mercados coloca às empresas portuguesas.ConcorrênciaPolítica de ConcorrênciaEstrutura de MercadoPortugalCompetitionCompetition PolicyMarket StructureMestrado em Economia InternacionalNos últimos tempos, mais precisamente a partir do final dos anos oitenta, a tendência livre-cambista na economia, tem ganho influência decisiva, pelo menos ao nível da retórica, especialmente após a conclusão do Uruguay Round. Globalização, regionalização, livre acesso aos mercados, eficiência económica, competitividade, concorrência, marketing, são alguns dos muitos conceitos prevalecentes neste virar de século. No ambiente sucintamente referido, ganham crescente relevo as questões ligadas à Política de Concorrência, com tendencial autonomia, mas em conflito com as Políticas Comercial e Industrial . Política de Concorrência e Estrutura de Mercado, procurará fazer o ponto da situação sobre o debate em curso; proporcionar a compreensão da importância das políticas de concorrência e da sua "praxis" na defesa do mercado e muito especialmente na defesa dos consumidores. Política de Concorrência e Estrutura de Mercado, procurará contribuir para a caracterização de uma estrutura de mercado que, simultaneamente responda aos desejos dos consumidores e permita o necessário aumento da competitividade das empresas (especialmente das portuguesas), tendo em atenção os desafios, as ameaças e as oportunidades que os processos de globalização, em geral, e os processos de integração europeia, em particular, colocam. Política de Concorrência e Estrutura de Mercado procurará igualmente fazer uma abordagem global e sistémica tendo em conta a orientação para o mercado e para o consumidor.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Joaquim RamosRepositório da Universidade de LisboaViana, Carlos José Simões2021-10-19T15:43:09Z1997-101997-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22305porViana, Carlos José Simões (1997). “Política de concorrência e estrutura de mercado: Contributos para a definição de uma Estrutura de Mercado que, na óptica de uma Política de Concorrência, melhor se adapte e responda às incertezas, ameaças e desafios que a crescente integração das economias e globalização dos mercados coloca às empresas portuguesas”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:45.934478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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