O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20759 |
Resumo: | Este trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education. |
id |
RCAP_e5dd0d46570adaa15c476e638a3b31d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20759 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto LimaAvaliaçãoPolíticas públicasCompromisso profissionalEvaluationPublicpolicyProfessional commitmentEste trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education.Universidade de Évora2017-02-21T10:15:32Z2017-02-212011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20759http://hdl.handle.net/10174/20759porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Silva, Edna Rildete de Almeida dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:08.693826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
title |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
spellingShingle |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima Silva, Edna Rildete de Almeida da Avaliação Políticas públicas Compromisso profissional Evaluation Publicpolicy Professional commitment |
title_short |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
title_full |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
title_fullStr |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
title_sort |
O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima |
author |
Silva, Edna Rildete de Almeida da |
author_facet |
Silva, Edna Rildete de Almeida da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edna Rildete de Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Políticas públicas Compromisso profissional Evaluation Publicpolicy Professional commitment |
topic |
Avaliação Políticas públicas Compromisso profissional Evaluation Publicpolicy Professional commitment |
description |
Este trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2017-02-21T10:15:32Z 2017-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20759 http://hdl.handle.net/10174/20759 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136603272118272 |