O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edna Rildete de Almeida da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20759
Resumo: Este trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education.
id RCAP_e5dd0d46570adaa15c476e638a3b31d6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto LimaAvaliaçãoPolíticas públicasCompromisso profissionalEvaluationPublicpolicyProfessional commitmentEste trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education.Universidade de Évora2017-02-21T10:15:32Z2017-02-212011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20759http://hdl.handle.net/10174/20759porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Silva, Edna Rildete de Almeida dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:08.693826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
title O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
spellingShingle O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
Silva, Edna Rildete de Almeida da
Avaliação
Políticas públicas
Compromisso profissional
Evaluation
Publicpolicy
Professional commitment
title_short O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
title_full O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
title_fullStr O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
title_full_unstemmed O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
title_sort O processo de avaliação da aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental : um estudo na Escola Oneide Pinto Lima
author Silva, Edna Rildete de Almeida da
author_facet Silva, Edna Rildete de Almeida da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edna Rildete de Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Políticas públicas
Compromisso profissional
Evaluation
Publicpolicy
Professional commitment
topic Avaliação
Políticas públicas
Compromisso profissional
Evaluation
Publicpolicy
Professional commitment
description Este trabalho discute a problemática da avaliação do processo ensino e aprendizagem praticada na escola, tomando como pressupostos investigativos a pesquisa qualitativa através de entrevistas e observações sistemáticas do cotidiano escolar de alunos da 1.8 série do Ensino Fundamental, professoras, coordenadora pedagógica e diretora no contexto da Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. As informações permitiram identificar aspectos que interferem na prática avaliativa como a utilização da avaliação como meio de medir conhecimento, o descompromisso da família e do poder público. Esses obstáculos, dentre outros analisados, evidenciam a necessidade de haver um projeto destinado a todos os envolvidos no ato avaliativo a fim de esclarecer pais, alunos e professores sobre a importância desse ato, bem como, da utilização de práticas avaliativas discursivas e significativas para a prática social dos educandos com o objetivo de propiciar a formação de qualidade. ABSTRACT: This paper discusses the problem of evaluation of the teaching and learning practices at school, taking for granted investigative qualitative research through interviews and systematic observations of everyday first grade elementary school context, students, teachers, coordinating teacher and director in the State School Teacher Oneide Pinto Lima, located in the city of Macapá, Amapá State. The information allowed the identification of issues that interfere in the evaluation process and the use of evaluation as a means of measuring knowledge, the withdrawal of the family and the public. These barriers, among others analyzed, demonstrate the need for a project involving everyone in the evaluative act, that clarify parents, students and teachers about the importance of this act, as well as the use of discursive evaluation practices, and implications for the social practice of the students in order to provide quality education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2017-02-21T10:15:32Z
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20759
http://hdl.handle.net/10174/20759
url http://hdl.handle.net/10174/20759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603272118272