A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2433 |
Resumo: | Nos últimos anos, as tecnologias têm sido cada vez mais usadas em contexto educativo, não só por facilitarem a comunicação e o acesso à informação, mas também devido ao seu potencial motivacional. A aprendizagem baseada em jogos, através de ferramentas digitais como o Kahoot!, combina a dinâmica de jogo com as potencialidades na monitorização das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes. Nesse sentido, este artigo relata um estudo realizado na formação de professores, com o intuito de analisar as opiniões de futuros professores e formadores de professores sobre a utilização da plataforma de aprendizagem pelo jogo Kahoot!. Os participantes apontam como principais potencialidades desta ferramenta digital o maior envolvimento e participação dos estudantes, e a promoção das aprendizagens. |
id |
RCAP_e5faf4d9a133ca1c2aeada5bcef568c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2433 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professoresaprendizagem baseada em jogosferramentas digitaisformação de professoresKahoot!Nos últimos anos, as tecnologias têm sido cada vez mais usadas em contexto educativo, não só por facilitarem a comunicação e o acesso à informação, mas também devido ao seu potencial motivacional. A aprendizagem baseada em jogos, através de ferramentas digitais como o Kahoot!, combina a dinâmica de jogo com as potencialidades na monitorização das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes. Nesse sentido, este artigo relata um estudo realizado na formação de professores, com o intuito de analisar as opiniões de futuros professores e formadores de professores sobre a utilização da plataforma de aprendizagem pelo jogo Kahoot!. Os participantes apontam como principais potencialidades desta ferramenta digital o maior envolvimento e participação dos estudantes, e a promoção das aprendizagens.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, MarisaSantos, Raquel2019-02-14T14:32:28Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2433porCorreia,M. & Santos,R. (2017). A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores. Atas da Conferência, XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa/VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, 252-257. ISBN978-989-95733-9-0978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:29.177557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
title |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
spellingShingle |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores Correia, Marisa aprendizagem baseada em jogos ferramentas digitais formação de professores Kahoot! |
title_short |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
title_full |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
title_fullStr |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
title_sort |
A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores |
author |
Correia, Marisa |
author_facet |
Correia, Marisa Santos, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marisa Santos, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem baseada em jogos ferramentas digitais formação de professores Kahoot! |
topic |
aprendizagem baseada em jogos ferramentas digitais formação de professores Kahoot! |
description |
Nos últimos anos, as tecnologias têm sido cada vez mais usadas em contexto educativo, não só por facilitarem a comunicação e o acesso à informação, mas também devido ao seu potencial motivacional. A aprendizagem baseada em jogos, através de ferramentas digitais como o Kahoot!, combina a dinâmica de jogo com as potencialidades na monitorização das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes. Nesse sentido, este artigo relata um estudo realizado na formação de professores, com o intuito de analisar as opiniões de futuros professores e formadores de professores sobre a utilização da plataforma de aprendizagem pelo jogo Kahoot!. Os participantes apontam como principais potencialidades desta ferramenta digital o maior envolvimento e participação dos estudantes, e a promoção das aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2017-11-01T00:00:00Z 2019-02-14T14:32:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2433 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia,M. & Santos,R. (2017). A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores. Atas da Conferência, XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa/VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, 252-257. ISBN978-989-95733-9-0 978-989-95733-9-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137034436083713 |