“Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto-Correia, Teresa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3599
Resumo: A importância das paisagens rurais no desenvolvimento das áreas mais desfavorecidas é crucial, uma vez que podem ser encaradas com um recurso que promova e dinamize as actividades locais á escala do município ou da região. O espaço rural deve ser encarado como fornecedor de bens e serviços e dessa forma é necessário não só conhecer a percepção das pessoas que procuram estes espaços, mas também identificar as potencialidades endógenas de cada unidade de paisagem (funções que desempenham, elementos que lhe dão identidade), para que se estabeleçam estratégias integradas de desenvolvimento. Assim, é fundamental descobrir e implementar novas formas de gestão destes espaços rurais, onde a mudança e a transformação são das tónicas mais acentuadas. O abandono da actividade agrícola e o despovoamento são elementos que unem os municípios do interior do País. Contudo, assiste-se hoje em dia a um ligeiro, mas progressivo, retorno de pessoas às áreas rurais, e estas são os designados “neo-rurais” ou “novos rurais”. Eles constituem um novo capital humano, que procura uma melhor qualidade de vida, mas igualmente querem contribuir para o desenvolvimento destas áreas. Dedicam-se a várias actividades, muitas delas ligadas à agricultura, sobretudo à biológica, mas sentem dificuldades de integração. Têm sido, sem dúvida, elementos dinamizadores, que devem ser incentivados pelo poder local e instituições governamentais.
id RCAP_e601b17504064c6ae69c47c1a6d3c470
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.A importância das paisagens rurais no desenvolvimento das áreas mais desfavorecidas é crucial, uma vez que podem ser encaradas com um recurso que promova e dinamize as actividades locais á escala do município ou da região. O espaço rural deve ser encarado como fornecedor de bens e serviços e dessa forma é necessário não só conhecer a percepção das pessoas que procuram estes espaços, mas também identificar as potencialidades endógenas de cada unidade de paisagem (funções que desempenham, elementos que lhe dão identidade), para que se estabeleçam estratégias integradas de desenvolvimento. Assim, é fundamental descobrir e implementar novas formas de gestão destes espaços rurais, onde a mudança e a transformação são das tónicas mais acentuadas. O abandono da actividade agrícola e o despovoamento são elementos que unem os municípios do interior do País. Contudo, assiste-se hoje em dia a um ligeiro, mas progressivo, retorno de pessoas às áreas rurais, e estas são os designados “neo-rurais” ou “novos rurais”. Eles constituem um novo capital humano, que procura uma melhor qualidade de vida, mas igualmente querem contribuir para o desenvolvimento destas áreas. Dedicam-se a várias actividades, muitas delas ligadas à agricultura, sobretudo à biológica, mas sentem dificuldades de integração. Têm sido, sem dúvida, elementos dinamizadores, que devem ser incentivados pelo poder local e instituições governamentais.2012-01-16T12:14:51Z2012-01-162011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/3599http://hdl.handle.net/10174/3599porPinto-Correia, 2011Idanha-a-NovanaosimnaoDPAOmtpc@uevora.pt208Pinto-Correia, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:56.195691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
title “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
spellingShingle “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
Pinto-Correia, Teresa
title_short “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
title_full “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
title_fullStr “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
title_full_unstemmed “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
title_sort “Sobre o abandono rural em Portugal – Potenciais das amenidades das paisagens rurais no NE Alentejano”.
author Pinto-Correia, Teresa
author_facet Pinto-Correia, Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto-Correia, Teresa
description A importância das paisagens rurais no desenvolvimento das áreas mais desfavorecidas é crucial, uma vez que podem ser encaradas com um recurso que promova e dinamize as actividades locais á escala do município ou da região. O espaço rural deve ser encarado como fornecedor de bens e serviços e dessa forma é necessário não só conhecer a percepção das pessoas que procuram estes espaços, mas também identificar as potencialidades endógenas de cada unidade de paisagem (funções que desempenham, elementos que lhe dão identidade), para que se estabeleçam estratégias integradas de desenvolvimento. Assim, é fundamental descobrir e implementar novas formas de gestão destes espaços rurais, onde a mudança e a transformação são das tónicas mais acentuadas. O abandono da actividade agrícola e o despovoamento são elementos que unem os municípios do interior do País. Contudo, assiste-se hoje em dia a um ligeiro, mas progressivo, retorno de pessoas às áreas rurais, e estas são os designados “neo-rurais” ou “novos rurais”. Eles constituem um novo capital humano, que procura uma melhor qualidade de vida, mas igualmente querem contribuir para o desenvolvimento destas áreas. Dedicam-se a várias actividades, muitas delas ligadas à agricultura, sobretudo à biológica, mas sentem dificuldades de integração. Têm sido, sem dúvida, elementos dinamizadores, que devem ser incentivados pelo poder local e instituições governamentais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-16T12:14:51Z
2012-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3599
http://hdl.handle.net/10174/3599
url http://hdl.handle.net/10174/3599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto-Correia, 2011
Idanha-a-Nova
nao
sim
nao
DPAO
mtpc@uevora.pt
208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136472224235520