Como se cria um livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Inês Soares Seabra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16505
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_e6076db727f618951abd42524e0e8ae2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se cria um livroProcessos para a produção de uma obra sobre a história do design em PortugalDesign editorialProcesso criativoLivroHistóriaDesign portuguêsEditorial designCreative processBookHistoryPortuguese designDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.necessário pensá-lo enquanto objecto. Qual deverá ser o seu formato? E o seu tamanho? Como deverá ser estruturada e sequenciada a informação? E para responder a estas perguntas percebemos que há outras que as antecedem: quem são os futuros potenciais leitores, como é que este livro lhes será útil? O que faz perguntar ainda, que livro é este, o que é que diz, para que é que serve. É precisamente esse o objecto de estudo desta dissertação: o livro e o seu processo de criação, desde o momento em que um grupo de autores decide que há uma série de informações que podem ser fixadas em livro, até ao momento da execução. Para tal foi feito o acompanhamento de um grupo de investigação do CIAUD, destinado ao desenvolvimento de um projecto real: a criação de um livro de história sobre o design Português. Ao integrar este processo desde o início pretende-se responder à questão ‘como se cria um livro?’ e explorar os vários métodos que podem ser utilizados na criação de um projecto de design editorial. O objecto livro não é necessariamente um grupo de folhas cortadas e aparadas, juntas e protegidas por uma capa. Há vários modelos de livros e o próprio objecto é posto em questão nesta tese bem como a forma que a informação assumirá nesse objecto. O livro onde se pretende chegar é uma história do design em Portugal, sendo que, nesta área, não assume nenhum modelo pré-definido, procurando antes, criar uma abordagem inovadora ao livro. Assim estamos a trabalhar no livro antes do livro, ou seja, no que é que o livro deverá ser. Fomos conhecer diferente abordagens, algumas delas que nem sequer encadernam as folhas (Terragni, Fitzpatrick, Roff, & Thackara, 2012), ou que usam um modelo enciclopédico (Margolin, 2015) e muitas outras. Aquilo que esta investigação começa por questionar é: qual será o modelo que melhor responde a uma história do design em Portugal, feita por estes autores. Espera-se que deste projecto resultem não só as características finais do livro a ser paginado – formato, tamanho, identidade visual, estrutura e produção gráfica – mas também uma reflexão sobre o processo criativo, que possa servir de base a outros projectos de design editorial. A autora acompanhará o processo deste projecto editorial e procurará dar-lhe forma, assumindo o seu papel de designer, o que lhe permitirá também introduzir dados novos na estruturação dos autores.ABSTRACT: A book is a design project. And as such, before the pagination takes place, one needs to think of it as an object. What format should it have? What size? How should it be structured and how should the information be sequenced? And when we think of these questions, we realize that there are others that come before: who are the future potential readers, how will this book be useful to them? Which makes us ask further: what kind of book is this, what does it say and what is it for? That’s precisely the focus of this dissertation: the book and it’s creative process, from the moment a group of authors decides there is a series of information which can be fixed in a book, to the moment of it’s execution. In order to do so, there was a follow-up on a research group from CIAUD, destined to the development of a real project: the creation of a Portuguese design history book. The goal we want to achieve by integrating this process from the beginning, is to answer the question ‘how do we create a book?’ and explore the different methods which can be used in an editorial design project. The book is not necessarily a group of sheets of paper, cut, trimmed together and protected by a cover. There are many different book models, and the object itself is questioned in this thesis, as well as the shape that the information will assume in that object. The book we want to reach is a Portuguese Design History and there are no predefined models in this area. As such, we are working on the book before the book: on what the book should be. We know different approaches, some which don’t even bind the pages (Terragni et al., 2012), others which use an encyclopedic model (Margolin, 2015) and many others. What this research starts by questioning is: what model best suits the needs of a Portuguese Design History, made by these authors. The expected results are not only the final characteristics of the published book to be – format, size, visual identity, structure, and graphic production – but also a reflection on the creative proccess, on which other editorial design projects can be based upon. The author will accompany the process of this editorial design project and seek to shape it, assuming her desing role, which will allow her to introduce new data in the authors’ structuring.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaFalcão, Gonçalo AndréRepositório da Universidade de LisboaSá, Inês Soares Seabra2018-12-13T13:54:54Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16505TID:201898217porSÁ, Inês Soares Seabra - Como se cria um livro : processos para a produção de uma obra sobre a história do design em Portugal. Lisboa: FA, 2017. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:54.003286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se cria um livro
Processos para a produção de uma obra sobre a história do design em Portugal
title Como se cria um livro
spellingShingle Como se cria um livro
Sá, Inês Soares Seabra
Design editorial
Processo criativo
Livro
História
Design português
Editorial design
Creative process
Book
History
Portuguese design
title_short Como se cria um livro
title_full Como se cria um livro
title_fullStr Como se cria um livro
title_full_unstemmed Como se cria um livro
title_sort Como se cria um livro
author Sá, Inês Soares Seabra
author_facet Sá, Inês Soares Seabra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Gonçalo André
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Inês Soares Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Processo criativo
Livro
História
Design português
Editorial design
Creative process
Book
History
Portuguese design
topic Design editorial
Processo criativo
Livro
História
Design português
Editorial design
Creative process
Book
History
Portuguese design
description Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-12-20T00:00:00Z
2018-12-13T13:54:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16505
TID:201898217
url http://hdl.handle.net/10400.5/16505
identifier_str_mv TID:201898217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SÁ, Inês Soares Seabra - Como se cria um livro : processos para a produção de uma obra sobre a história do design em Portugal. Lisboa: FA, 2017. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131108630069248